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Content marketing para SEO: conheça 5 vantagens

Content marketing para SEO: conheça 5 vantagens

O bom posicionamento nos resultados de buscas é essencial se você deseja estabelecer uma boa presença online para o seu negócio. No entanto, os algoritmos utilizados pelos buscadores são desconhecidos dos profissionais do segmento. 

Assim, cabe a eles identificar os fatores de ranqueamento com base nas dicas fornecidas pelos gigantes Google, Bing, Yahoo, etc. E um dos principais fatores conhecidos para galgar as primeiras posições é o conteúdo. Quer saber mais sobre a importância dele para o SEO do seu site? Então, confira neste artigo 5 vantagens do Content Marketing para SEO.


SEO: o que é e qual a sua importância

Na busca por visibilidade online, o SEO é um dos mais importantes requisitos para negócios de todos os segmentos. A sigla, que se refere ao termo Search Engine Optimization ou otimização de mecanismo de busca em português, representa o alicerce do bom posicionamento orgânico (não pago) nas pesquisas.

Para tal, o SEO compreende diversas ações orientadas a demonstrar aos buscadores que o seu site merece estar entre as primeiras posições na busca de determinadas palavras-chave. Pare e pense um pouco: quando foi a última vez que você foi além da primeira página de resultados para uma pesquisa que fez? Ou até mesmo dos três ou quatro primeiros?

Segundo pesquisas, 75% dos usuários não vão além da primeira página de resultados. Além disso, 70 a 80% dos usuários nunca clicam em links patrocinados, implicando em um alcance deles sobre apenas 20 a 30% do seu público em potencial.

Isso significa que as diferentes estratégias e técnicas de SEO têm um papel crítico na redução dos custos de investimentos em mídias digitais e no aumento do número de acessos por potenciais clientes. Neste último aspecto, um SEO bem feito tem impacto também sobre a qualificação dos leads gerados.

Com uma estruturação correta, a otimização auxilia na exibição do conteúdo para usuários que realmente se encaixam na persona do público-alvo do seu negócio. Ou seja, em última análise, a implementação de eficazes táticas para otimização do site frente aos mecanismos de busca leva a um expressivo aumento do ROI (Return Over Investment) em termos tangíveis e intangíveis (falaremos mais sobre o tema no final do artigo).

Vale destacar que o termo ROI também é um importante conceito para quem deseja visualizar de forma objetiva os resultados de seus esforços em marketing digital. Em português, a expressão significa Retorno Sobre Investimento, sendo a fórmula que lhe permite aferir o quão eficaz foi a estratégia implementada.

Assim, unindo redução dos custos de marketing digital em médio e longo prazo com seleção acurada de potenciais consumidores, o SEO alavanca seu site e sua rentabilidade para o próximo nível. Mas, se os buscadores não revelam os segredos dos algoritmos, por onde começar?


A base do SEO 

Apesar das empresas comandantes dos principais mecanismos de busca não revelarem seus algoritmos, não é muito difícil entender como orientar as estratégias de SEO. Basta pensar: quem é o cliente do buscador? Eu, você e todo o mundo, certo? Ou seja, o usuário que faz buscas.

Faça agora um paralelo com o seu negócio, qual o objetivo final do desenvolvimento de produtos e serviços? De certo que é atender bem ao cliente. Com os buscadores acontece o mesmo. O objetivo é satisfazer o usuário, o que neste caso significa entregar resultados relevantes para suas buscas.

Assim, a qualidade do material que o site oferece para o público é, sem dúvidas, um dos principais fatores de ranqueamento. O conteúdo deve ser relevante em relação à palavra-chave pesquisada, original e atrativo.

E é aí que entra o Content Marketing. Por meio de suas estratégias, é possível criar um site recheado de conteúdos altamente relevantes, segmentados de acordo com a jornada do cliente e moldados para responder suas principais dúvidas.

As técnicas geram uma espécie de bola de neve de fatores de ranqueamento, alimentando o site com dados que indicam para o buscador que seu conteúdo é de primeira qualidade. Assim, é possível ganhar posições até chegar ao primeiro lugar das buscas orgânicas, a posição mais importante para qualquer negócio nas mídias digitais.


Vantagens do Content Marketing para SEO

Conheça, a seguir, cinco vantagens que o Content Marketing traz para SEO!

1. Entrega de conteúdo relevante

O Content Marketing vai muito além da criação de textos para publicação no site. Ele passa por um processo de:

  • Identificação de público-alvo, personas e suas dores; 
  • Curadoria de conteúdos orientada por estas informações;
  • Criação de pautas estruturadas.

Desse modo, investir em Content Marketing lhe possibilita desfrutar de conteúdos produzidos de forma personalizada e sob medida para o seu potencial consumidor de forma perene.

2. Aumento do tempo de permanência

Esta vantagem é uma consequência da primeira, é o início da bola de neve dos fatores de ranqueamento. Se um conteúdo é bom, tem informações pertinentes e entrega valor ao usuário, este passará mais tempo na página, pois fará a leitura até o final.

Isso também indica para o buscador que a qualidade do conteúdo é alta, valorizando seu site nas pesquisas.

3. Navegação por diversas páginas

Como já dissemos, o Content Marketing fornece uma criação de conteúdos estruturados para alimentar o seu site. Ou seja, ele considera a linkagem entre páginas e artigos. Unindo este quesito à qualidade do conteúdo, o Content Marketing estimula o leitor a navegar por diversas páginas. Isso também é interpretado como fator de qualificação para os buscadores.

4. A Jornada do Cliente

Com a internet, os consumidores passaram a tomar decisões de compra significativamente mais informadas, mesmo quando vão comprar off-line. Uma pesquisa encomendada pelo SPC Brasil revelou que 97% das pessoas pesquisam na internet antes de contratar um serviço ou adquirir um produto.

Por isso, oferecer o conteúdo que elas procuram é essencial. Mas, o Content Marketing faz mais do que isso. Ele fornece conteúdos sistematizados para um Funil de Vendas, que informa seu potencial consumidor desde informações básicas acerca da solução que você fornece, até as mais aprofundadas e, por fim, ao contato com um vendedor. 

Deste modo, um bom Content Marketing tem impacto positivo diretamente sobre o seu ROI.

5. Criação de autoridade

Os buscadores posicionam nos primeiros lugares as páginas que inspiram maior confiança. E, consequentemente, os usuários confiam mais nas empresas bem posicionadas. O fato é que esta é uma relação retroalimentada. Entramos novamente na questão da bola de neve do ranqueamento.

O buscador determina a confiabilidade pelo número de acessos, tempo de permanência, qualidade do conteúdo, etc. Assim, conforme seu site melhora o posicionamento e oferece conteúdos mais relevantes, tanto o buscador quanto os usuários reconhecem sua empresa como autoridade no segmento. 

Lembra quando falamos em ROI tangível e intangível? O tangível compreende os resultados expressados numericamente sob a forma de volume de acessos, conversões, captação de leads, etc. E aqui temos um exemplo do intangível. Você não pode mensurar matematicamente, mas ganhar autoridade sem dúvidas é um excelente retorno sobre o investimento!

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