Blog Conteúdo em vídeo no Instagram pode aumentar seus followers

Conteúdo em vídeo no Instagram pode aumentar seus followers

Conteúdo em vídeo no Instagram pode aumentar seus followers

Você sabia que conteúdos em formato de vídeo podem te ajudar a alcançar mais seguidores no Instagram?

Isso acontece, porque no momento a plataforma digital está se atualizando e adaptando a novos meios de linguagem e interação com o público.

O motivo para isso acontecer ocorre devido a identificação de novas preferências e do entendimento acerca do perfil e do comportamento da audiência que, atualmente, tem se voltado à conteúdos que contam histórias através do formato de vídeo.

Sendo assim, a prática de postagem de fotos ou “cards” não tem sido tão aceita pelo Instagram e adquirido o engajamento que costumava a ter há tempos atrás, em virtude das novas demandas do público.

Quer saber mais sobre os conteúdos em formato de vídeo do Instagram e de que forma esse meio de comunicação pode te ajudar a obter mais seguidores e engajamento? Continue acompanhando a leitura e confira o artigo a seguir:

Perfil do público do Instagram

Cada negócio possui o seu público-alvo e persona. No entanto, quando você possui um negócio que está inserido no meio digital, especificamente, no Instagram, precisa levar em conta não apenas as demandas com relação ao perfil do seu consumidor, como também o perfil da audiência do público presente no Instagram.

Fazendo esse estudo, a probabilidade de alcance de seguidores e de bom engajamento se torna maior, afinal, convenhamos que ninguém deseja ficar falando sozinho ou perder tempo produzindo conteúdos que não serão vistos ou que não darão retorno.

Dito isso, é a hora de entender o que tange o perfil da audiência do Instagram! Vamos lá?

Com a rotina corrida e com o aumento das opções de conteúdos disponíveis no mundo da internet, o público passou a ter que selecionar aquilo que consome, a fim de otimizar o próprio tempo e os conteúdos absorvidos ao longo do dia.

Sendo assim, devido ao formato do vídeo oferecer a possibilidade de apresentação de informações, aprendizado e entretenimento de forma mais prática e rápida em comparação com os textos, fotos e “cards”, a audiência passou a priorizá-los, considerando que podem proporcionar mais agilidade durante o momento de consumo do conteúdo.

O fato é que a cultura do mundo da internet, seja no Instagram ou não, se volta ao consumo rápido. Ninguém quer "perder" tempo ou se esforçar muito para adquirir uma informação.

Portanto, apostar em meios e métodos de comunicação práticos e que demandem menos tempo atende às necessidades da audiência e, consequentemente, possibilitam a chance por mais engajamento e atenção.

Vale destacar também que o atual perfil do público do Instagram tem priorizado conteúdos em vídeo, mas não quaisquer conteúdos.

Em virtude da quantidade de produções disponibilizadas diariamente na internet, o público passou a ficar mais exigente e priorizar conteúdos que possuam relevância, seja para buscar alguma instrução, aprender algo novo ou simplesmente para se divertir.

Ou seja, não adianta postar “qualquer coisa”. É necessário pensar e estabelecer um roteiro, uma narrativa, um tempo predefinido (preferencialmente não muito longo) e boas imagens.

Lembre-se: a audiência quer consumir mais em menos tempo, se esforçar menos para adquirir informações e fazer bom uso do próprio tempo.

Principais atualização do Instagram voltadas ao formato de vídeo

Por identificar uma maior receptividade do público com relação ao formato dos vídeos, os gestores do Instagram passaram a atualizar a plataforma para receber melhor este formato de comunicação, conteúdo e linguagem.

Atualmente, o REELS — a ferramenta de produção e edição de vídeo do Instagram — adquiriu algumas melhorias. No momento, já é possível realizar remixes, adicionar filtros, aumentar ou diminuir a velocidade do vídeo, inserir narrativas em áudio ou gravá-las diretamente da ferramenta.

No mais, também já é possível adicionar áudios em primeiro ou segundo plano, selecionar partes específicas de trilha sonora que deseja reproduzir, dentre outras atualizações.

Além do REELS, o Instagram também gerou algumas modificações nos STORIES que, no momento, estão programados para gravar vídeos em tempo mais curto, justamente pela demanda de rápido consumo do público.

Já o IGTV foi removido, por fomentar gravações e publicações de vídeos longos e que não estavam trazendo retorno para a plataforma e para os produtores de conteúdo.

O FEED também obteve algumas alterações, como a possibilidade de adicionar músicas às publicações em texto. Apesar dessa nova ferramenta não ser em vídeo, traz à tona a junção entre imagem e som, que, consequentemente, possui referência à uma metragem.

De modo geral e levando em consideração atualizações que se voltam a outros formatos, como foto e texto, o Instagram tem fomentado mudanças com relação à algumas ferramentas que ainda incentivam a produção de conteúdos monótonos e longos.

“Então, se eu produzir e postar vídeos no Instagram, vou adquirir mais engajamento e seguidores?”

Sim, se você se dedicar à produção e publicação de vídeos com qualidade e que atendam às demandas do perfil do seu consumidor e do perfil da audiência do Instagram, a probabilidade de conseguir aumentar o seu número de seguidores e engajamento, é grande.

Como dito anteriormente: é necessário pensar em conteúdos em formato de vídeos que possuam relevância e que sejam bem apresentados. Como, atualmente, o público tem a possibilidade de ter acesso a uma vastidão de conteúdos, pode-se dizer que a concorrência aumentou. Sendo assim, capricha na produção do seu vídeo, certo?

Se puder recorrer a ajuda profissional, o processo pode se tornar menos complicado, mas se caso não tiver condições de realizar esse investimento, não se preocupe!

Devido à alta procura por conhecimentos na área de vídeo e em decorrência das atualizações e exigências do Instagram, uma série de produtores de conteúdos identificaram a oportunidade e passaram a desenvolver e a oferecer cursos sobre como produzir vídeos e sobre como se posicionar no Instagram.

Ou seja, se você não pode contar com auxílio profissional por questões financeiras, não é o fim. Basta você dedicar parte do seu tempo a consumir conteúdos que te orientem sobre o assunto, como esse, e a conteúdos que te ensinam como colocar a mão na massa.

Em virtude das possibilidades que o Instagram passou a proporcionar para a vida das pessoas, em especial, para a vida dos empresários e empreendedores, a plataforma já não é mais um meio qualquer de diversão. Atualmente, o Instagram já é visto como um alicerce de trabalho e meio de aumento de vendas.

Agora mais do que nunca, é necessário estabelecer uma postura e um posicionamento profissional se caso quiser utilizar com sabedoria os recursos da plataforma a fim de obter resultados promissores.

Conta para a gente, esse conteúdo foi útil para você? Para mais informações, acesse o site www.redaweb.com.br ou entre em contato pelo telefone 0800 750 5564.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-edicao-de-videos-no-adobe-premiere tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-marketing-digital dicas-para-adaptar-o-seu-conteudo-para-as-redes-sociais
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564