Conversão no e-commerce: utilize o seu blog como uma ferramenta
É inegável o fato de que o marketing tradicional não causa mais os mesmos efeitos ao consumidor, após a popularização da internet. Nas últimas décadas, vem ocorrendo uma transformação nos hábitos de consumo e na forma como se adquire um produto ou serviço que cria e direciona as estratégias do marketing digital.
A tecnologia influenciou essas mudanças e o e-commerce é a modalidade comercial perfeita para trazer facilidades, dinamismo e qualidade para o consumidor. Mas assim como as lojas físicas, é preciso chamar a atenção do público-alvo e provocar a sua conversão de compras, e o blog é uma ótima ferramenta para que isso aconteça.
O e-commerce e o conteúdo
O marketing digital tem inúmeras técnicas e ferramentas para levar o cliente a atingir seus objetivos através da web. Seja para aumentar as vendas ou valorizar o nome da marca, a atração do visitante até que ele se torne um cliente satisfeito tem como ponto em comum conteúdos relevantes, presentes em canais de comunicação, especialmente em um blog.
A produção de conteúdos de qualidade, publicados em redes sociais, sites e blogs é a isca para atrair visitantes, aumentar o tráfego do canal e torná-lo apto para receber outras estratégias de marketing. A técnica é chamada de Inbound Marketing e realiza um marketing da atração, que detecta o público-alvo da marca, define a persona, identifica seus hábitos, hobbies e necessidades para, então, preparar conteúdos que possam corresponder a sua demanda.
Produzir e publicar, com periodicidade, conteúdos criados com alta qualidade, faz com que o visitante seja atraído, descobrindo que naquele canal pode encontrar benefícios e passar a frequentá-lo com mais assiduidade. Além disso, os conteúdos sempre no padrão de relevância fazem com que a marca adquira referência e autoridade no mercado.
Ao chegar até a página e consumir o conteúdo oferecido, o visitante inicia uma trajetória que pode resultar em vendas. Essas fases que o visitante/lead/cliente atravessa são chamadas de funil de vendas do Inbound Marketing, indicando cada etapa, até chegar à aquisição do produto.
Para quem não está familiarizado com o marketing digital, é difícil entender como um blog corporativo e a gestão de conteúdos de qualidade podem fazer com que o e-commerce de uma marca venda mais. Mas a verdade é que pode até triplicar o tráfego de visitantes e o fluxo de vendas. Tudo é uma questão de aproveitar os recursos disponíveis e manter as técnicas de marketing interligadas ao setor comercial.
Essa conexão pode ser exemplificada com a criação de um blog que corresponda ao tipo de produto oferecido no e-commerce. Se a expertise da marca é pacotes de viagens, o blog não pode ser voltado à moda, por exemplo. Na verdade, o conteúdo oferecido no blog deve seguir a mesma temática da loja virtual e servir de complementação das informações.
Desta forma, se o produto é pacote de viagens, os conteúdos podem falar sobre pontos turísticos, cidades históricas, melhores restaurantes etc. Situações que incentivem o leitor até que ele sinta necessidade de conhecer esses locais, comece a observar a agência de viagens, os pacotes que ela oferece, bem como as promoções, fazendo com que o público-alvo se veja realizando a viagem dos sonhos em suaves prestações que a agência ofereceu.
Esse exemplo pode ocorrer com empresas de todos os portes e áreas, e para que esse exemplo se concretize, é preciso criar materiais relevantes e de qualidade. Para entender melhor o que é essa qualidade tão reverenciada, é preciso criar um conteúdo original, com dados reais e atuais, textos bem construídos, fontes e objetividade, sem se privar de apresentar um produto completo.
Essa preocupação nos detalhes faz com que a empresa se torne referência no assunto e seja sempre procurada para falar sobre ele. Se tornar autoridade no tema proposto é muito bem visto pelos possíveis clientes e também pela concorrência. Mas, principalmente, valoriza a marca e o produto, fazendo com que a audiência aumente na mesma proporção.
A capacidade de conversão do conteúdo para e-commerce
A compreensão do e-commerce sobre conteúdos é baseada em enunciados sobre o produto, manuais técnicos e chamadas publicitárias. E nada disso deve ser inserido no conteúdo de um blog, a não ser de forma indireta. O usuário só se prende a textos com publicidade escancarada, quando já sabe que quer o produto e está tirando as últimas dúvidas antes de se decidir pela compra. Mas nada impede que exista um hiperlink, no qual o usuário possa sair do blog e ir direto para a loja virtual.
O blog é uma ponte entre o consumidor e o e-commerce, onde é possível tirar dúvidas, oferecer tutoriais, e-books, webinar e outras possibilidades. Além disso, o canal pode receber reclamações, críticas e sugestões, que ajudam a melhorar o relacionamento e a identificar falhas nas ações.
Algumas técnicas de conteúdo em blogs podem ser usadas para ressaltar ainda mais o tráfego, como é o caso do Guest Post. Trata-se de artigos que podem ser publicados em outros blogs e sites similares, mas não concorrentes diretos. Essa técnica ajuda a trazer um número maior de acessos para o e-commerce, com um público que ainda não foi atingido com o blog. Eles podem gerar links positivos, que servem como caminho direto para a conversão de um cliente.
O conteúdo de um blog criado para impulsionar o e-commerce, também precisa das técnicas do SEO para se posicionar nos sites de busca. O Google é o maior site do mundo e fonte da maioria das pesquisas por palavras-chave, recebendo bilhões de buscas por mês. Com tanta circulação de usuários, conseguir ser ranqueado entre as primeiras posições é sinônimo de conversão.
Um conteúdo de qualidade é o principal passo para ser bem avaliado pelos algoritmos do Google. O site valoriza a continuidade de publicações e quanto mais relevantes, mais interessante elas podem ser para o usuário. O Google foca em oferecer ao seu usuário uma experiência plenamente satisfatória e não mede esforços em aprimorar seus algoritmos, para que façam avaliações mais rigorosas e justas sobre toda a complexidade de um blog.
Os canais de comunicação utilizados, como o blog e o e-commerce, precisam estar sempre atualizados, com um design inovador e impactante, além de questões técnicas como links e backlinks, para proporcionar um aumento de tráfego, audiência, leads e conversões. É um trabalho constante e que exige paciência para que chegue a um aumento pleno de vendas.
O e-commerce de sucesso tem estreita ligação com os conteúdos de um blog. Quanto mais conectados estiverem, maiores serão os leads e conversões de vendas. Saiba mais sobre como esses canais de comunicação podem trazer sucesso nas estratégias de marketing digital, acessando nosso site. Precisa de ajuda para produzir materiais para o blog? Ligue para 0800 750 5564 e conheça nossos planos de produção de conteúdo.