Blog Copywriting: aposte no poder do texto para conquistar mais clientes

Copywriting: aposte no poder do texto para conquistar mais clientes

Copywriting: aposte no poder do texto para conquistar mais clientes

Atrair seu público-alvo com o uso estratégico das palavras é o caminho para o sucesso definitivo do seu negócio!

O copywriting é o método de produzir textos que atraiam o leitor para a realização de um determinado procedimento, como comprar algum produto ou realizar um cadastro para receber boletins informativos (newsletter).

Essa é uma tática ininterruptamente aplicada pelos departamentos de marketing e vendas em seus canais de comunicação, tanto nos meios digitais quanto no offline.

Se você é capaz de conseguir convencer seu público-alvo utilizando estrategicamente as palavras, atraindo-o para que ele siga todos os procedimentos que você indica em seu blog, então provavelmente você já é capaz de dominar algumas habilidades essenciais para ser um ótimo copywriter.

Mas afinal, o que é copywriting?

Essa estratégia já está presente há muito tempo nas empresas, antes mesmo da internet chegar. No entanto, o copywriting se popularizou pra valer após a consolidação do marketing digital dentro das empresas.

Sabe aquela propaganda que você, provavelmente, já deve ter visto na televisão, onde existe um foco total no produto, mas com uma história por trás dele? Pois bem, esse tipo de campanha é chamada de storytelling, que nada mais é do que um caminho para convencer seu público-alvo a adquirir o determinado item em questão.

Dessa maneira, as técnicas já presentes no copywriting foram acopladas no enredo dessa campanha, cujo objetivo é fazer com que esse público, de fato, torne-se um cliente da empresa.

A missão do copywriter é desenvolver o "copy" (texto) de maneira persuasiva, a fim de despertar o interesse do leitor em um determinado produto, para que ao longo da leitura, esse conteúdo seja convertido em vendas.

Algo muito comum no marketing de conteúdo, são artigos publicados em blogs com "CTAs" (chamadas para ação), nas quais os leitores possam obter acesso a materiais mais bem detalhados sobre determinado produto em questão.

De maneira geral, é imprescindível que o copywriting esteja presente nas estratégias de marketing de atração (inbound marketing) e desenvolvido de acordo com a persona montada no início dos planejamentos de vendas.

Como atrair clientes com o copywriting?

Agora que você já está se familiarizando com o assunto, já está ciente de que o copywriting é uma técnica de escrita destinada à conversão. No entanto, diversos aspectos que aprendemos em uma redação tradicional não são aplicáveis no copywriting, o que não anula o fato de que o "copy" também envolva boa escrita, com uma narrativa atrativa ao público a ser atingido.

Sendo assim, para atrair o público com essa técnica, separamos alguns tópicos importantes para um copywriting de sucesso!

1. Conheça o seu público

Criar uma persona é uma das etapas iniciais e fundamentais para qualquer planejamento que envolva o marketing. Essa, nada mais é do que a criação de um cliente ideal, o qual receberá minunciosamente o teor da sua comunicação presente nos conteúdos.

É importante saber falar a língua do seu público, desenvolvendo uma relação que o aproxime dos seus serviços. Afinal, um dos focos do copywriter é seduzir seu leitor para que ele realize uma ação. Nunca desvie o foco ou deixe de falar a língua dele.

2. Crie títulos atrativos

Para criar um título de sucesso, ele deve ser atraente para os interesses do leitor. Além do mais, a quantidade de caracteres para que o título esteja visível desde a primeira leitura deve ser sempre levada em consideração. Isso será bem ranqueado no motor de buscas. Sendo assim, é recomendável que não seja ultrapassada a marca de 55 caracteres.

É importante ressaltar que os leitores sempre buscam informações ágeis. Assim, um copywriting de qualidade no marketing digital deve apresentar um texto que proporcione um rápido entendimento para o potencial cliente.

Outra questão importante, é que os parágrafos devem ser objetivos e bem distribuídos, sendo recomendável que nunca ultrapassem 4 linhas.

3. Crie informações ricas nos textos

Sua estratégia de copywriting não pode deixar de ter informações realmente relevantes sobre o assunto em questão. Incluir dados e balanços nos textos, por exemplo, são um diferencial. Esses itens aumentam a credibilidade e enriquecem o conteúdo do texto.

Criar conteúdos com fontes e traçar palavras-chaves condizentes ao seu produto, também costumam fazer com que o leitor continue a leitura de seu texto e tenha mais possibilidades de comprar o produto.

Fazer uso de exemplos de forma coesa também é imprescindível.

4. Utilize gatilhos mentais

Os estímulos aceleram ainda mais a conversão para uma compra. Dessa forma, podemos definí-los como gatilhos mentais, que são as informações específicas capazes de proporcionar reações automáticas ao leitor. Isso nada mais é do que um impulso firme dos seus leeds para atingir o objetivo: a venda.

Os gatilhos mentais mais abordados nas técnicas de copywriting são: aprovação social, que aumenta as chances de alguém querer seu produto devido ao grande número de pessoas que o aprovam, exclusividade, que proporciona ao comprador a sensação de que ele é um dos únicos estão adquirindo o seu produto, autoridade, que é quando toda a credibilidade do seu produto é transmitida com sucesso e escassez, que nada mais é do que a sensação de que o produto possui quantidades limitadas e as poucas pessoas que terão acesso, precisam adquirir com certa urgência.

É importante ressaltar que a venda é um relacionamento. Então, esses gatilhos devem ser aplicados com base de todo o conhecimento do seu público-alvo e que isso tudo pode ajudar no planejamento de conteúdos cada vez mais atrativos.

5. Escreva com espírito de um vendedor

Se coloque no lugar da persona e imagine o que você busca no processo de compra de um produto ou serviço. Mesmo que não seja do seu feitio, idealize o item em questão como se fosse algo que você realmente procura. O que pode te convencer a adquirir aquilo? E quais são os fatores que o farão sentir que você está perdendo se não comprar?

Conheça a fundo o seu público-alvo e ofereça a ele todo o diferencial do seu produto em palavras. Tenha o verdadeiro espírito de um vendedor!

E que não fazer no copywriting?

Se você chegou até aqui, já sabe que o copywriting no marketing digital demanda criatividade nos títulos, qualidade nos textos e conhecimento total do seu produto para atrair o seu público-alvo da melhor maneira. No entanto, não confunda realidade com fantasia!

Oferecer uma falsa ideia sobre o seu produto ou serviço não é copywriting. O leitor deve ser convencido através do que seu produto realmente pode oferecer.

Além disso, aspectos como: enviar textos sem uma revisão ortográfica, escrever informações incompletas ou incorretas, abusar de jargões e não ter clareza nas suas informações, sem dúvidas, implicarão em toda a credibilidade do seu conteúdo.

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