Cresce o número de blogs no Brasil

Um desejo muito comum para um grande número de pessoas é o de possuir um blog para tratar de assuntos sobre os quais se tem maior conhecimento ou sobre o qual se tem prazer de produzir conteúdo. Esse desejo é ressaltado pela possibilidade de conseguir ganhar dinheiro com um blog, o que é possível de diferentes maneiras.

Esse desejo em comum para muitas pessoas, obviamente, possui um efeito muito grande na internet brasileira, pois o número de blogs cresceu de forma vertiginosa nos últimos anos, o que fez com que estas páginas ganhassem destaque quando avaliados os dados referentes ao número de páginas no país.

No Brasil, existem mais de dez milhões de sites registrados, dos quais mais da metade são blogs, ou seja, mais de cinco milhões de páginas brasileiras são formadas por pessoas que desejam ter um blog para produzir e postar conteúdo. De acordo com dados de 2017, aproximadamente 55% destes dez milhões de sites são blogs.

Evidentemente, existem blogs de diversos conteúdos e tamanhos, o que torna a audiência bastante diversificada. Mais de 95% destes blogs são considerados pequenos, pois atingem números de dez mil visitas mensais ou menos, o que significa que muitas pessoas que desejam ter um blog ainda não sabem como fazer para atrair o público. São necessárias algumas técnicas de marketing digital para chegar a números melhores com estas páginas.

Com a concorrência cada vez maior, pois novos blogs são colocados no ar a cada dia, é necessário ter estratégias definidas para diferenciar o seu blog, de modo que não se torne apenas mais uma página aleatória perdida em meio a milhões de outros blogs brasileiros, mas sim uma página relevante sobre seu segmento e que seja interessante para o seu público-alvo.


Maneiras de destacar seu blog da concorrência

Confira, a seguir, algumas dicas que podem lhe ajudar a destacar seu blog e atrair um maior número de visitantes em relação aos demais blogs brasileiros:


1 – Utilize técnicas de SEO

Muitas pessoas enxergam o SEO ainda como algo muito complicado e difícil de ser colocado em prática, o que é completamente equivocado, pois utilizar as técnicas de SEO pode ser muito mais fácil do que se imagina e propiciar resultados muito melhores para a sua página.

Entre essas técnicas estão ações simples, como o uso de palavras-chave e sua densidade correta, palavras-chave de caudas longas, entre outras que permitem um maior destaque de seu blog em resultados de busca no Google, por exemplo, o que leva mais pessoas a conhecer o seu blog e aumenta a sua relevância para seu público-alvo.


2 – Variedade de formatos de conteúdos

Muitos destes blogs presentes no Brasil apostam em apenas um mesmo tipo de conteúdo, seja ele apenas texto, apenas imagens, ou feito somente por vídeos. Esse tipo de ação faz com que haja uma atratividade menor aos visitantes, que podem ver seu conteúdo como algo entediante ou sempre mais do mesmo.

Assim, é importante ter uma variedade de conteúdo, especialmente quando se consegue encaixar imagens ao longo de textos, galerias de fotos, textos curtos e fáceis de serem lidos, pois são formatos mais atrativos, que fazem com que as pessoas vejam mais de seu blog, e aumenta a chance de que se tornem seus seguidores.


3 – Tornar seu blog responsivo

O acesso à internet é cada vez mais facilitado para que as pessoas estejam conectadas em qualquer lugar e em qualquer hora do dia ou da noite. Isso faz com que grande parte dos acessos ao seu blog sejam originados de celulares, smartphones ou outros aparelhos móveis, o que aumenta a importância de que seu blog seja responsivo.

Ter um blog responsivo significa que sua página se adapta a diferentes aparelhos, o que facilita o consumo de seu conteúdo pelas pessoas que utilizam aparelhos móveis para acessar a internet e gera melhores resultados para seu blog.

Sem uma página responsiva, muitas pessoas encontrarão dificuldades em visualizar seu blog de forma completa, o que as leva a deixar de consumir conteúdo e aumenta as chances de que não voltem a acessar a sua página, fazendo você perder alcance e relevância na internet.


4 – Foque seu blog em um tema específico

Um dos maiores erros cometidos por milhões destes blogs presentes no Brasil é o de não possuir um foco para a sua página, ou seja, seus autores buscam falar de muitos conteúdos ao mesmo tempo e acabam não conseguindo manter a atenção de públicos nem sobre um destes assuntos nem sobre o outro.

Dessa maneira, é fundamental manter um foco para o seu blog. Assim, seu público saberá o que irá encontrar em sua página e será mais fácil fidelizar esses visitantes, para que voltem sempre a seu blog para se atualizar a respeito deste assunto.


5 – Mantenha uma frequência de postagem em seu blog

Outro fator que leva muitos blogs a perderem relevância e visitantes é a falta de uma regularidade para que seus conteúdos sejam postados. Isso faz com que a página fique desatualizada por muito tempo, e que muitas pessoas entrem em seu blog e não encontrem nada novo, desmotiva-as para voltar ao seu site.

Assim, manter uma regularidade de postagens é essencial para que seu blog tenha bons resultados. Essas postagens podem ser semanais ou mesmo duas publicações por semana, de forma que não se passem muitos dias entre um conteúdo e outro, pois são as novidades que atraem o público para seu blog.


6 – Tenha conteúdo de qualidade em seu blog

De nada adiantaria que fossem seguidos todos estes passos se o seu blog não contasse com um conteúdo de boa qualidade para oferecer a seu público, pois mesmo com muitas visitas, a qualidade de sua página é o que manterá o interesse de seus seguidores em voltar frequentemente a visitar seu blog.

Assim, busque sempre trabalhar com conteúdos que adequam relevância sobre seu tema e qualidade. Evite ao máximo o ato de postar algo simplesmente para manter sua página ativa, pois isso possui um impacto negativo sobre sua qualidade e afeta os resultados de seu blog.

Para não enfrentar problemas com conteúdo para seu blog, entre em contato agora mesmo com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis para que seu blog seja sempre a melhor opção para o seu público!