Da teoria à prática: tudo o que você precisa saber sobre SEO

Certamente você já ouviu falar do SEO, o Search Engine Optimization, um sistema de otimização para os mecanismos de buscas na web que envolve técnicas para a melhoria de blogs e sites, sendo fundamental para o seu posicionamento nas pesquisas.

Esse sistema traz muitas opções para os sites e acaba, com isso, melhorando alguns fatores em uma busca da melhor experiência possível ao leitor, que é sempre o público-alvo de uma página na web.

O maior e principal objetivo do SEO é aumentar o tráfego orgânico dos portais, que é aquela visita que vem através de buscas na internet.


Qual a verdadeira função do SEO?

O SEO tem, basicamente, a função de preparar o site, blog ou página na web para que o mesmo seja encontrado através das buscas, com o objetivo de atrair mais público com um tráfego orgânico. Consegue, dessa maneira, alcançar um maior número de clientes em potenciais, pois se chegaram até o portal por pesquisa, realmente estão procurando saber mais sobre o produto, objeto ou assunto.


E como trabalhar um bom SEO em meu site?

Title tag: um dos primeiros pontos para a realização de um SEO adequado é o "title tag", que é o título da página, o que realmente aparece de imediato em uma pesquisa. É pelo title tag que o usuário tem um prévia do conteúdo e será atraído para clicar em seu site. Com um título de página chamativo, que tenha maior impacto e desperte a curiosidade do leitor, certamente você conseguirá cliques em seu site e terá a oportunidade de fidelizá-los.


  • Palavra-chave: um item fundamental para o SEO é a palavra-chave, e cada texto deverá ter a sua. Ela deve ser utilizada no título, url, código H2, e em locais estratégicos do texto, como no primeiro e último parágrafo e em uma quantidade variada de parágrafos, que vai depender do tamanho do seu texto. Portanto, verifique sempre a densidade dela. Vale ressaltar que o Google pontua melhor os textos em que a palavra-chave aparece de modo natural, sem forçar a barra.
  • URL: a URL também é importante, e deve sempre conter termos claros e que realmente tratem do conteúdo, além, obviamente, da palavra-chave.
  • Meta descriptions: quando realizamos uma pesquisa no Google, podemos observar sempre nos resultados um título e um pequeno resumo, sendo essa a meta description, que muitas vezes aparece em um anúncio. Sendo bem feita, ela pode ser mais um motivo para seduzir o leitor a entrar em sua matéria. Assim como nos títulos, procure ser claro, falar do assunto e claro, despertar a curiosidade.
  • Backlink: quando o seu site é citado por outro, como uma referência, é sinal de que ele está no caminho certo, e isso é bem-vindo no Google. 
  • H2: o código H2 aparece como um subtítulo dentro da reportagem, e deve estar sempre presente, mas de preferência, sem ultrapassar a marca de 300 palavras.
  • Link interno: o link interno é quando colocamos dentro do artigo um link que leva para outro do próprio portal. O principal objetivo do mesmo é aumentar o tempo de permanência do cliente em seu site - outro fato que conta para um bom SEO.
  • Design responsivo: estamos na era da tecnologia e o acesso pelo celular é cada vez mais frequente, até mais do que nos próprios computadores. Mantenha um design responsivo em seu site, que se adequa de acordo com o aparelho que o leitor acessa. Com essa praticidade, você irá melhorar a experiência do usuário e ganhar pontos com o Google.
  • Bom conteúdo: de nada adianta fazer um ótimo SEO se você não tiver um conteúdo de valor. Invista em redatores realmente capacitados e mantenha a qualidade do seu portal, sempre com assuntos e temas relevantes para o público. Dessa forma, seu site tende a receber mais visitas orgânicas.
  • Divulgação: de nada adianta escrever bem, com qualidade e relevância, mas não divulgar. Mantenha páginas em redes sociais para que consiga alcançar um bom público e, através delas, faça compartilhamentos periódicos e frequentes de suas postagens, alcançando cada vez mais leitores.


E como funcionam as buscas?

Quando precisamos de alguma informação sobre um produto, objeto ou determinado assunto, é natural correr para a internet para buscar respostas. Outro ponto que é bem comum é clicarmos nas primeiras opções que aparecem nessas buscas, sendo bem raro mudar de página sem ao menos clicar as opções da PageRank.

O principal mecanismo de buscas na web é o Google, referência no segmento. Ele determina a sua PageRank através de alguns fatores, como o sistema de automatização do portal; SEO; a qualidade do conteúdo, sendo privilegiados os que forem julgados como mais relevantes; avaliação dos usuários; confiabilidade; e muitos outros fatores, definindo assim a sua pontuação para cada site.

Através de todo esse estudo, as páginas na web que receberem as melhores avaliações ficam na PageRank, e consequentemente, recebem um maior número de visitas orgânicas, já que estarão na página principal do maior mecanismo de busca na web.

Essa primeira página é bem concorrida, e os portais vivem em uma eterna corrida para se desenvolver cada vez mais e buscar esse posicionamento ou, para os que já conseguiram, se manter.


Como colocar o meu site na PageRank?

Para que alcance um lugar para o seu site na página principal do Google, deve-se ter total atenção ao SEO, que é um dos principais fatores para se trabalhar e deve ser bem trabalhado, otimizado corretamente e com atenção a cada item.

Também é necessário que seja uma página limpa, sem travamentos durante o acesso, com um sistema responsável para adaptação a todos os tipos de aparelhos que irá conectar, além de claro, contar com um conteúdo de fato relevante, de qualidade e 100% único.


Fale com quem entende realmente do assunto!

Todo o processo de otimização de um site com um SEO de qualidade não é fácil, e tudo isso requer pessoas realmente capacitadas por trás, desde a criação do portal até o conteúdo. Para isso, procure por empresas capacitadas, que entendem realmente do assunto e podem ajudar o seu negócio a decolar, colocando ele entre as primeiras páginas dos principais mecanismos de buscas da web.

Para realizar todo esse processo sem erro, procure a RedaWeb, uma agência especializada, com ótimos planos especiais para cada tipo de cliente, e que sempre se coloca à disposição para te ouvir e ajudar o seu negócio a decolar de vez na web.

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