Descomplique o infográfico – como escrever um conteúdo para infográfico

Que os infográficos são uma modalidade de conteúdo muito versátil e atraente para o público, você provavelmente já sabe. Talvez você até já tenha visto pela internet afora diversos aplicativos e softwares que prometem te auxiliar a criar os infográficos mais bonitos e agradáveis para os seus leitores. Mas, e o conteúdo escrito? Você sabe como escrever um conteúdo de qualidade para o seu infográfico? 

Apesar de sabermos que os textos que compõem os infográficos são simples, a tarefa de escrevê-los pode não ser tão simples assim. Isso porque por trás dessa simplicidade há todo um estudo do que é mais atraente para o leitor e do objetivo que se quer alcançar com aquele conteúdo.

Mas não tema. Neste texto vamos descomplicar o infográfico para você e te ajudar a entender tudo que precisa para elaborar o melhor conteúdo escrito para os seus infográficos.  

O que é o infográfico e por que vale a pena investir?

Antes de tudo, vamos te explicar por que vale a pena investir nessa modalidade de produção de conteúdo

Você sabia que posts com imagens coloridas aumentam a vontade dos leitores de lerem o conteúdo em 80%? Hoje em dia, conteúdos que são formados apenas por texto acabam perdendo feio para os conteúdos que têm imagens ou vídeos. Isso porque os leitores atuais querem conteúdos mais interativos, que contenham outras formas de passar informação e sejam mais dinâmicos.

Mas há outra explicação para isso. Segundo o pesquisador John Medina, as pessoas conseguem se lembrar de 65% do que aprenderam há três dias caso o conteúdo tenha sido associado a imagens. Já se o conteúdo for apenas escrito, apenas cerca de 10% é lembrado. Ou seja, em geral, as pessoas se lembram mais do que aprenderam por meio de estímulos visuais. 

É claro que isso não significa que devemos (ou teríamos como) abrir mão dos textos para passar informações para nossos leitores. E é por isso que os infográficos são tão úteis e atraentes: porque eles unem o conteúdo visual (imagens, gráficos e ícones) ao conteúdo escrito.

Quais os benefícios dos infográficos na sua estratégia de conteúdo

Para que não restem dúvidas, vamos listar aqui os principais benefícios dos infográficos para a sua estratégia de conteúdo.

  • Proporciona uma leitura muito mais rápida, intuitiva e prazerosa para os seus leitores. Ou seja, melhora a experiência do usuário;
  • Grande potencial de compartilhamento em blogs e redes sociais;
  • Aumenta o tráfego do seu site em pelo menos 12%;
  • Pelo grande alcance, tem o potencial de aumentar a sua autoridade em sistemas de busca;
  • Pode te ajudar a conquistar mais leads e convertê-los em vendas.

Como escrever o conteúdo do seu infográfico

Agora que você já entendeu os benefícios desta ferramenta, vamos te ajudar com as questões mais práticas sobre como escrever o conteúdo do seu infográfico. 

Dividimos esse momento em três partes: planejamento, visualização e simplificação. 

Antes de tudo: planeje!

Não adianta, se você não souber onde quer chegar, nem quem você quer atingir, seu texto sairá confuso, as informações importantes não terão o destaque necessário e isso com certeza irá comprometer o layout final do seu infográfico. 

É preciso ter em mente três coisas antes de começar a escrever o conteúdo do seu infográfico:

  •  Qual o seu objetivo com esse infográfico? Converter leads? Aumentar a sua autoridade? Atrair tráfego para o site? Defina qual é o seu objetivo.
  • Qual o público que você deseja alcançar? Você conhece sua persona? E as suas necessidades?
  • Para qual etapa do funil esse infográfico é direcionado?

A partir daí, você poderá fazer um esboço, sabendo exatamente quais informações deve priorizar e quais poderão ser suprimidas. Este é o momento de criar uma hierarquia entre as informações. 

Com uma boa sistematização das informações, você terá uma visão melhor de qual assunto ou tópico terá maior relevância, além de conseguir definir a melhor sequência para as informações dispostas no infográfico. 

Por meio de um planejamento adequado antes da criação do seu conteúdo, o produto final terá mais qualidade. Assim, seu público não irá se perder durante a leitura, terá uma experiência melhor e mais intuitiva, e encontrará mais facilmente as informações que procurava.

Ao escrever, tenha em mente o layout do infográfico

Mesmo que você não tenha muita ideia ainda de como será o layout gráfico do seu infográfico, tente visualizá-lo ao dispor as informações no texto. Essa dica é importante para garantir coesão ao seu texto e vai facilitar (e muito) na hora de montar o infográfico em si. 

Lembre-se de dar importância para os dados numéricos – na forma de gráfico, números ou porcentagens em destaque. Eles devem ser destacados, pois são fáceis e rápidos de serem assimilados e compreendidos pelo leitor. No layout, isso poderá ser feito por meio do uso de cores diferentes, negritos, aumento da fonte utilizada, etc. 

Menos é mais

Nos infográficos, os textos têm um papel complementar. Ou seja, eles servem para auxiliar o leitor a compreender melhor as imagens, gráficos e ícones dispostos no infográfico. 

Por isso, é preciso tomar cuidado para não escrever textos grandes. A prioridade deve ser das imagens. Uma boa medida é reservar espaços mais ou menos equilibrados para texto e imagens. Nessa hora, listas são muito bem-vindas, pois são capazes de apresentar um conteúdo de forma concisa e fácil de ler. 

Além disso, é importante lembrar de não utilizar expressões complexas na hora de escrever o texto. Deixe-o direto, simples e fácil de entender. Isso vai melhorar muito a experiência de seus leitores.

Por fim, releia seu texto e faça um experimento: sempre que encontrar alguma palavra ou frase que não fizer falta e que seja possível cortar sem que o texto deixe de fazer sentido, corte. Seu texto vai ganhar mais clareza dessa forma e, assim, seu infográfico vai se tornar muito mais agradável e prazeroso de ler.

Recapitulando, tenha em mente três pontos ao escrever o conteúdo do seu infográfico:

  1. Parágrafos curtos, preferencialmente em tópicos;
  2. Vocabulário simples. Sem expressões complexas e composições muito formais;
  3. Se for possível cortar, corte. Deixe seu texto enxuto. Isso valorizará muito o seu infográfico.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre como produzir o conteúdo escrito do seu infográfico? Deixe um comentário ou entre em contato conosco.

A RedaWeb é uma agência de criação de conteúdo e queremos te ajudar no planejamento e na criação do melhor conteúdo escrito para os seus infográficos e diversas outras modalidades de conteúdo! 

Se você quer saber mais sobre como nós da RedaWeb podemos te ajudar na sua estratégia de criação de conteúdo, ligue para 0800 750 5564 e saiba mais sobre nossos planos de produção de conteúdo.