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Dicas de como escolher uma agência de marketing de conteúdo para sua empresa

agência de marketing de conteúdo para sua empresa
O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa e acessível a empresas de todos os tamanhos e tipos. Ele é capaz de educar o consumidor, aumentar a visibilidade da marca, melhorar o relacionamento com o público, estimular a fidelização e aumentar os lucros.

Embora ofereça custos acessíveis a empresas de pequeno e médio porte, são justamente os negócios menores que podem sofrer com a falta de criação de conteúdo de qualidade por possuírem equipes enxutas e voltadas apenas para as funções essenciais ao ramo de atuação da empresa. Felizmente, é possível terceirizar esse serviço e contratar uma equipe que trabalhe diretamente com marketing de conteúdo.

Para conseguir alcançar todos os benefícios e resultados que o marketing de conteúdo pode oferecer, a escolha de uma agência de qualidade é essencial. Contratar uma empresa especializada na área garante um investimento seguro em um serviço com base sólida e eficaz.


Como escolher uma agência de marketing de conteúdo?


Escolher a agência de marketing de conteúdo certa para ajudar sua empresa pode ser um grande desafio e requer muito cuidado, além de uma avaliação minuciosa de diversos aspectos. Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas especiais para te ajudar a tomar essa decisão importante. Ao pesquisar por empresas que façam esse tipo de serviço, você deve avaliar os seguintes pontos:


1. Busque uma agência especializada

O primeiro passo para fazer a escolha certa é buscar agências que sejam especializadas no marketing de conteúdo. Quando você tem um problema no coração, com certeza irá preferir se consultar com um médico cardiologista em vez de um clínico geral. No caso do marketing, funciona da mesma forma.

Existem muitas empresas de marketing por aí, mas muitas delas são generalistas e boa parte ainda é extremamente voltada para o marketing tradicional. Se você busca resultados no ambiente digital, precisa contar com uma agência que entende do assunto.

Contratar profissionais que não dominam o assunto coloca em risco todo o trabalho de marketing da empresa, comprometendo o resultado e podendo ainda prejudicar a imagem da marca. Por isso, invista em especialistas.


2. Cheque a reputação da empresa

É importante tentar saber como foi o atendimento da agência em serviços anteriores. Para checar a qualidade do serviço você pode falar com clientes anteriores e descobrir sua experiência. É comum agências disponibilizarem em seus sites os nomes de alguns clientes – entre em contato com eles.

Outra forma de checar a reputação da agência é fazendo uma busca na internet por avaliações e possíveis reclamações. Aproveite para verificar também os comentários e notas em redes sociais. Tudo isso irá ajudar a medir se a empresa é confiável e se presta um serviço de qualidade.


3. Avalie os cases de sucesso

Além da opinião de cada cliente é possível avaliar o trabalho de uma agência analisando os seus cases de sucesso, que irão mostrar se a empresa é referência ou não no assunto, os resultados que realmente consegue entregar e sua versatilidade.

Se a agência não disponibilizar os seus maiores serviços no site entre em contato e solicite esse material, pois assim você terá mais segurança na hora de contratar alguém que atenda às suas expectativas e necessidades.


4. Faça uma avaliação dos custos 

Dinheiro é sempre um ponto sensível. Mesmo quem não tem um orçamento apertado não gosta de jogar dinheiro fora. É importante procurar por uma empresa que tenha planos que se encaixem na verba disponível, mas também é preciso se certificar da qualidade do conteúdo desenvolvido e das estratégias adotadas.

Não adianta optar pela alternativa mais barata, pois geralmente isso significa contratar profissionais despreparados e sem conhecimento do mercado. Vale muito mais investir em uma agência que cobra preços justos e que tem como prioridade trabalhar com excelência, visando resultados.


5. Conheça a agência mais a fundo

É interessante ter um contato maior com a agência que você pretende contratar. Nem sempre é possível visitar a sede da empresa, pois é comum contratar pela internet empresas de outros estados para realizar esse tipo de serviço. Entretanto, é possível entrar em contato por telefone, e-mail e até Skype.

Um contato mais profundo com a agência vai mostrar como ela trabalha, a qualidade do seu atendimento, sua estrutura e a cultura da empresa. Além disso, é uma ótima oportunidade para tirar dúvidas sobre a produção de conteúdo e avaliar o conhecimento e o preparo da equipe sobre o tema. Vale a pena dedicar um tempinho para isso.


6. Avalie o material produzido pela empresa

Peça para ver alguns dos materiais que a empresa produziu para outros clientes, pois isso dá uma dimensão bastante exata do que você pode esperar e evita o surgimento de problemas no futuro.

Além do material feito para outros clientes você também deve avaliar o conteúdo rico que a empresa criou para si mesma. Uma agência de conteúdo precisa prezar pela qualidade do serviço que oferece e deve usar o próprio negócio como “vitrine”.

Uma boa agência de marketing de conteúdo impressiona com e-books, textos, vídeos, templates e infográficos de qualidade. Se ela cria bom conteúdo para si mesma, será capaz de fazer o mesmo pelo seu negócio.


7. Observe seu posicionamento digital

O marketing de conteúdo lida com pessoas na internet e um bom termômetro do atendimento e da qualidade de uma agência com esse tipo de serviço é a própria internet. Verifique como a agência se posiciona nas redes sociais e no próprio blog. Ela sabe vender o seu próprio trabalho através do conteúdo que produz? Como ela responde a comentários, dúvidas e reclamações de usuários e clientes?

A postura adotada pela empresa irá mostrar se há uma preocupação verdadeira em atender os clientes da melhor forma possível, se você pode sofrer com falhas e atrasos ou se a agência é comprometida e dedicada.


8. Solicite uma avaliação ou demonstração

Antes de fechar negócio é importante fazer um teste. Como esse tipo de serviço não é palpável, ao contrário de produtos, muitas vezes é preciso contar com uma demonstração do trabalho oferecido ou uma avaliação da agência sobre como ela pode ajudar seu negócio.

Esse tipo de recurso é muito vantajoso, pois permite entender a metodologia da agência e evitar cair em propaganda enganosa. Para garantir que está fazendo o investimento correto, experimente de alguma forma o serviço da agência de marketing de conteúdo antes de assinar um pacote longo.


Agora que você já sabe como escolher a melhor agência de marketing de conteúdo para a sua empresa, que tal acessar o site da RedaWeb e conhecer mais sobre o nosso trabalho? E se você quiser assinar um plano de produção de conteúdo ideal para o seu negócio, basta ligar para 0800-750-5564. Conheça-nos! 

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