Dicas de estratégias empreendedoras para o seu negócio
Todo mundo que pensa em empreender, se depara com inúmeros desafios antes mesmo de iniciar o negócio. Seja qual for a área, o tamanho e o investimento, a burocracia, impostos, infraestrutura e o próprio mercado, é necessária toda atenção para não haver erros cruciais para o seu desenvolvimento.
O primeiro passo é realizar um planejamento estratégico e financeiro, para não deixar passar nada e seguir todos os trâmites necessários. Segundo a SEBRAE, 58% das empresas que iniciam seus novos empreendimentos, não conseguem sobreviver além de dois anos. E um dos principais motivos para a falência é exatamente a falta de planejamento, assim a dificuldade de gestão por falta de conhecimento.
É hora de mudar
Grande parte dos brasileiros tem o desejo de ser dono de seu próprio negócio. Mas quase a mesma proporção não tem ideia de como gerir uma empresa, se limitando apenas a ser hábil tecnicamente ao seu ofício. É o caso de pessoas especializadas em gastronomia, por exemplo, ou que tem habilidade com a costura, marcenaria, eletricidade, estética etc.
Abrir um negócio no Brasil é um desafio ainda maior, diante de toda a burocracia e dificuldades apresentadas, que hoje se deparam com a pandemia e a crise econômica. Para quem consegue vencer as primeiras etapas e colocar o negócio de pé, se depara com outros desafios ainda maiores, que é o de torná-lo ativo, rentável e crescente.
São muitas decisões e escolhas a serem tomadas, de pautas que exigem conhecimento, como é o caso do setor financeiro e de marketing. Empreendedores leigos no assunto precisam estar atentos e se aliar a pessoas habilitadas para não prejudicar sua empresa.
Mas não se desespere, afinal, é possível superar os obstáculos e as pesquisas desoladoras, construindo um negócio promissor. Para ajudar, separamos dicas de estratégias para seu negócio, que vão ajudar muito a focar e desenvolver.
1 – Tenha calma, não seja impulsivo
Ter atitude é diferente de ser impulsivo. É fundamental estar bem estruturado para tomar atitudes, e isso significa sempre manter o planejamento em dia, assim como refletir bastante sobre os pros e contras da decisão.
Um negócio precisa seguir todos os trâmites para funcionar, e isso leva um tempo. Não adianta começar um empreendimento e já esperar um resultado positivo inicial. É preciso paciência e uma dose extra de tranquilidade para permitir que o fluxo siga.
Enquanto isso, procure ajuda especializada, faça cursos, leia bastante sobre assuntos de empreendedorismo, mantenha a mente sempre ativa, em prol do seu negócio. Acompanhe as notícias, saiba das novas tecnologias e de outros ambientes que possa afetar o seu negócio.
2 – Quem são os seus clientes?
Seria incrível se a sua empresa pudesse atingir todas as pessoas, mas não é assim que a coisa funciona. É preciso definir e entender o seu público-alvo, para que possa chegar aos nichos certos, com ações de marketing, vendas e publicidade.
Não adianta atirar para todos os lados e acertar pessoas que nada têm a ver com o seu produto. É fundamental saber exatamente para quem ele é feito e manter uma estratégia que indique a ele a solução para a sua necessidade.
Essa identificação não é baseada no achismo. Existem ferramentas muito eficazes, que podem determinar com exatidão os tipos de perfis que querem e precisam do que a sua empresa tem a oferecer.
Além de saber como divulgar e vender, entender o seu público também ajuda a preparar a sua empresa para ele. Cores, logotipo, slogan, localização, filosofia da empresa são alguns dos itens que criados a partir desse entendimento.
3 – O melhor atendimento
No mercado, ter um bom produto e com preço justo não é suficiente para que ele seja um sucesso. Muito de seu posicionamento no mercado depende da forma como sua empresa atende o cliente, do contrário, todo o investimento e esforço vão por água abaixo.
Saber ouvir e ter educação é essencial para entender o que o cliente deseja, quais suas necessidades, dúvidas e críticas. Esse contato pessoal faz com que o cliente prefira adquirir um produto onde é bem atendido do que onde compra mais barato.
4 – Cuide das finanças com máxima atenção
Não dá para perder atenção das finanças da empresa, em momento algum. Afinal, sem um controle rigoroso de entradas e saídas, logo a empresa não vai mais conseguir pagar seus fornecedores, funcionários e empréstimos, ficando à deriva de si mesma.
A falta de controle tem muito a ver com a inexperiência do empreendedor e o descontrole. Afinal, boa parte das pessoas não sabe lidar com suas finanças e muito menos controlam seu orçamento com atenção. Por isso, é comum ver as contas de empresa e empreendedor se misturarem, sendo esse um dos problemas mais recorrentes entre as empresas que não conseguem se firmar no mercado.
Para fechar sempre no azul, o caixa precisa ter um alto controle, com ações que visem diminuir despesas e custos desnecessários, aumentar a receita e não desviar os valores com contas e gastos pessoais. O uso de plataformas digitais tem sido muito eficaz para ajudar a deixar tudo mais organizado.
5 – Ética e legalidade
Custa caro se manter dentro da legalidade, já que há muitos impostos e taxas a serem pagos, prazos a cumprir e manter a contabilidade em dia é de suma importância. Mas prejudicial mesmo é trabalhar sem os documentos necessários, ficando na informalidade do seu ofício. Pior ainda, dispor de subterfúgios para fugir de suas obrigações.
Até mesmo o microempreendedor individual pode sair da ilegalidade e se formalizar, através do MEI. Com CNPJ, ele pode emitir notas fiscais e ampliar os limites de seu negócio, pagando uma taxa de imposto no valor mensal de R$ 54,90 reais, muito inferior a qualquer outro de uma empresa.
Para investir no seu negócio e fazer com que ele cresça, é preciso formalizar tudo. Os bancos só aceitam fornecer empréstimos para empresas com todas as documentações em dia, além dos benefícios de estar quite com os impostos.
6 – Não há nenhum mal em buscar investimentos
É natural que o empreendedor tente fugir ao máximo de qualquer dívida, que possa onerar ainda mais seu orçamento mensal. Mas investir é necessário, para dar uma infraestrutura para sua empresa e também para expandir.
Em geral, são os bancos os primeiros a serem requisitados para empréstimos, mas não são só eles aptos a investir. Quando a ideia é inovadora, é possível encontrar pessoas e empresas interessadas em investir e obter parcerias.
8 – Nunca abra mão do marketing
Hoje é difícil pensar em qualquer empreendimento sem que ele esteja associado a uma estratégia de marketing. Principalmente no ambiente digital, não estar à mostra é simplesmente “não existir”, já que praticamente toda a concorrência está lá e os clientes também.
Deixar a publicidade de lado, bem como qualquer ação de marketing, pode ser um erro fatal para a sua empresa. Vivemos em tempos altamente competitivos e com uma grande gama de informação. Não se inserir nesse contexto faz com que a empresa não só não se aproxime de seu cliente, como também fique desatualizada e perca suas inovações.
Há muitos casos de empresas que cresceram muito e rápido, porque investiram maciçamente no marketing. Assim como é possível identificar em empresas bem-posicionadas no mercado, que possuem uma boa estrutura de marketing que a inseriu no topo.
Não é necessário contratar ou criar um núcleo de marketing, já que há empresas especializadas e que podem ser contratadas, com um custo-benefício bastante vantajoso. Tudo depende do tamanho da empresa e do tipo de produto.
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