Blog Dicas de leitura para otimizar a sua produtividade

Dicas de leitura para otimizar a sua produtividade

Dicas de leitura para otimizar a sua produtividade

Muitas vezes, a rotina corrida não nos permite fazer outra coisa além de trabalhar. A leitura, mesmo não sendo um hábito comum de algumas pessoas, pode ser uma forte aliada na otimização da produtividade e crescimento pessoal. Ou seja, é possível adquirir o bom costume da leitura, aumentar o rendimento no trabalho e favorecer o desenvolvimento profissional.

Antes de escolher entre os melhores títulos na livraria ou na biblioteca, é preciso avaliar quais dificuldades são encontradas ao tentar adotar o hábito de ler. Confira as principais estratégias para driblar problemas comuns e começar hoje mesmo!

Marque um horário para se dedicar a leitura

Encare o livro como um compromisso com você mesmo e com sua produtividade. Marque na agenda ou programe um alarme no celular como lembrete do encontro.

Adquira intimidade com o livro, folheie suas páginas, analise a ilustração da capa e da parte interna. Procure pelo nome dos artistas ilustradores, leia o resumo de biografia do autor, que acompanha a contracapa ou últimas páginas. Não espere dedicar longas horas à leitura, em um primeiro momento. É preciso que o hábito seja criado aos poucos.

Evite ler por obrigação

A obrigação nunca produz bons resultados, pois geralmente é contra a vontade. Como na escola, período da vida em que somos obrigados a ler títulos não tão interessantes para aquela faixa etária (grandes clássicos, por exemplo, que hoje em dia podem ser seus favoritos). Isso, muitas vezes, nos deixa condicionados a entender que a leitura deve ser feita por obrigação. 

Portanto, procure leituras que você goste. Já para os livros sobre otimização da produtividade, é interessante encará-los como trabalho. Assim, a dedicação depositada na leitura é direcionada para a vida profissional e para sua carreira.

Sinta-se livre para começar outro livro

Ficção, romance policial, autoajuda, conhecimento técnico, etc. Independente da preferência de temas, é importante sentir-se livre para começar outro livro junto com o título escolhido para a otimização da produtividade.

Dessa forma, a cabeça é capaz de explorar outros assuntos e descansar do tema anterior, ampliando conhecimento e favorecendo o hábito. Por isso, é essencial aliar uma leitura agradável a outra necessária.

O horário mais tranquilo do seu dia é o momento ideal

Mentalize toda a sua rotina e tente lembrar daquele espaço entre tarefas que, geralmente, é mais calmo. Seja no horário do almoço, à tarde ou minutos antes de dormir. Dedique aquele momento à leitura, mesmo que sejam alguns minutos de tranquilidade.

Ao organizar-se para ler sempre no mesmo horário, o corpo responde ao hábito pouco a pouco, e logo estará obedecendo à rotina de leitura automaticamente. Quando perceber, aquele pequeno momento no dia a dia terá se tornado essencial.

Colecione e orgulhe-se de suas leituras finalizadas

Organize um quadro, lousa ou colagem para colecionar os títulos que finalizou. Encare a tarefa como um desafio, como parte integral de seu crescimento profissional e pessoal. Orgulhe-se ao adicionar um novo título de livro e trace metas, como: ler certa quantidade de livros por um mês, um semestre ou um ano.

Mesmo começando por livros pequenos, é fundamental dar importância a cada título finalizado. Com isso, cria-se também a competitividade pessoal para “conquistar” livros, como uma espécie de medalhas ou troféus. 

Agora, depois de dadas as dicas, é preciso escolher livros para promover a criação do hábito. Além do ótimo hábito da leitura, alguns títulos oferecem auxílio para a otimização de produtividade. Unindo o útil ao agradável, os livros que focam em temas como rendimento profissional e desenvolvimento de carreira, são excelentes aliados de quem busca uma leitura leve e edificante, ao mesmo tempo.

Dicas de leitura

Confira alguns dos melhores títulos para a otimização da produtividade.

Atomic Habits – James Clear

O livro Atomic Habits escrito por James Clear, é direto em sua intenção: o autor defende a ideia da força do hábito e como mudar certas atitudes podem melhorar – e muito – sua produtividade e crescimento profissional.

Clear demonstra que se deve dar tempo à mudança de hábitos antigos para hábitos novos, sem forçar ou obrigar o corpo a replicar tais atitudes. Ou seja, é preciso ir aos poucos e não se culpar por eventuais erros no percurso.

O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Estrela entre os principais livros sobre produtividade e carreira, O Poder do Hábito é uma espécie de santo graal dos principais empresários do mundo todo. O livro explica, obviamente, o poder do hábito e todas as mudanças positivas que ele é capaz de prover. O Poder do Hábito aborda a força da repetição, ato de repetir os bons costumes, diariamente, para que o corpo compreenda sua importância e necessidade.

Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

Daniel Kahneman reconhece muito bem a importância dos hábitos. Ganhador do Nobel de Economia, suas ideias sobre produtividade e finanças ainda provocam muito impacto nas áreas de economia, política e psicologia.

O livro Rápido e Devagar, escrito por ele, ressalta dois tipos principais de pensamento: 

  • Rápido: seguindo a intuição, emoção e sensibilidade;
  • Devagar: usando a lógica, estratégia e matemática.

Além disso, o autor destaca métodos para evitar falhas mentais e baixa produtividade.

SCRUM – A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo – Jeff Sutherland

Muito falado no mundo empresarial atualmente, o SCRUM é um estilo organizacional para gestão de projetos. Prezando por agilidade e entrega de tarefas complexas em tempo hábil, o SCRUM é uma técnica usada para aumentar a produtividade de vários segmentos.

No livro, o autor ensina seus princípios utilizando cenários executivos, demonstrando que o SCRUM é altamente viável em todos os ambientes – inclusive, no pessoal. Durante a leitura, o leitor é convidado a aplicar certos métodos de SCRUM em sua vida, ao organizar pequenas tarefas do dia, como: lavar a louça, levar o cachorro para passear, etc.

O Método Bullet Journal – Ryder Carroll

O Bullet Journal, basicamente, é um caderno em que você reúne ideias ou tarefas para serem feitas rapidamente. É um estilo de bloco de anotações para assegurar de que nenhum insight seja perdido ao longo do dia.

O Método Bullet Journal é o livro perfeito para se aprender a usar, de forma apropriada e produtiva, o bloco de anotações importantes. No livro, o autor ensina o leitor a criar seu próprio bullet jornal com índice, registros mensais, diários e futuros.

Trabalhe 4 Horas por Semana – Timothy Ferriss

Neste livro, o autor explica como aplicar corretamente sua produtividade para trabalhar por apenas 4 horas por semana. Apesar de parecer impossível, Timothy deixa claro é possível estabelecer metas, focar em objetivos atingíveis e alcançá-los em 4 horas semanais de trabalho. Além disso, o livro é altamente indicado para pessoas que buscam autoconhecimento.

Mirando no futuro profissional, com concentração e vontade de aprender, esses livros podem ser as melhores companhias para quem deseja otimizar a produtividade. Se quiser ler mais artigos como esse, continue no blog da RedaWeb! 

Caso tenha dúvidas sobre marketing de conteúdo, ligue para 0800 750 5564 e fale com um de nossos consultores!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
conheca-de-que-forma-o-facebook-ads-e-o-google-adwords-podem-ajudar-a-sua-empresa tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-account-based-marketing web-analytics-entenda-como-a-estrategia-pode-otimizar-o-seu-marketing
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564