Dicas de SEO para sites pequenos e de pouco orçamento

O Marketing Digital mudou a forma como as empresas ganham reconhecimento na internet. O SEO é uma das técnicas mais utilizadas nas estratégias e pode ser aplicado por qualquer um, até sites pequenos que estão com pouco investimento.

O SEO é uma forma de ranquear os sites e blogs, fazendo com que o link seja um dos mais clicados e visualizados pelo público que pretende atrair para a empresa. A estratégia faz com que a marca, quando bem ranqueada, ganhe autoridade no mercado, receba mais visitantes e aumente as conversões.

E o melhor de tudo é que boa parte das técnicas utilizadas no SEO podem ser aplicadas de maneira orgânica, isso quer dizer sem contratação de serviços online, sem compra de programas de sistemas ou fazer investimentos extravagantes.

O SEO pode ser aplicado de maneira prática e ser adotado por sites pequenos, que estão começando agora e estão com pouco orçamento para fazer crescer sua marca no mercado digital.

Para garantir o sucesso da aplicação dessa estratégia, é preciso conhecer um pouco mais do SEO e conferir algumas dicas da sua aplicação, para garantir o crescimento orgânico do site ou do blog.

Mas, antes de tudo, sabe o que significa o SEO?

O que é o SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em tradução literal, significa Otimização para Mecanismos de Busca.

A técnica é um conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web, que busca melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores. A aplicação do SEO ajuda na hora elencar o endereço na web, fazendo com que o site se destaque nos mecanismos de buscas, como o Google, de forma orgânica.

Os sites que estão nas primeiras posições das pesquisas recebem cerca de 30% dos cliques e, para um site, isso significa muitos visitantes orgânicos que, quanto mais aumentam, melhor o link será posicionado nos mecanismos de busca.

Importância do SEO no Marketing Digital

Mas, se ainda não entendeu a importância do SEO nas estratégias de Marketing Digital e como pode influenciar diretamente no crescimento de sites pequenos e que não possuem muito orçamento para investir, saiba que:

  • 78% das pessoas utilizam a internet para buscar informações na sua jornada de compra;
  • 90% das comprar se iniciam com pesquisas na internet;
  • 80% do público confiam mais nas informações publicadas na internet;
  • Mais de 50% das pessoas confiam mais em uma marca após ler conteúdos personalizados sobre a empresa.

Os dados foram apresentados pela agência de conteúdo, RedaWeb que investe nas áreas de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, gerando reconhecimento e autoridade para os clientes da empresa.

Dicas de SEO

Como dito anteriormente, adotar as técnicas de SEO é ótimo para aqueles sites pequenos, que estão começando agora e possuem pouco orçamento. A estratégia garante, sem muito investimento, um destaque no link, levando mais autoridade a marca e um maior reconhecimento da empresa.

Mas, para garantir esses resultados de forma orgânica, é necessário ter em mente algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho do site ou do blog. A partir da aplicação dessas técnicas, é possível, de maneira orgânica, garantir o melhor posicionamento do site nos mecanismos de busca.

Confira algumas dicas:

1. Palavra-chave

É possível que esse termo já tenha aparecido em outras buscas sobre Marketing Digital. Saiba que o uso das palavras-chaves é um dos pilares mais importantes no aprimoramento do SEO para o desempenho do site.

A palavra-chave do site deve ser aquela que está relacionada à persona, relacionada ao produto ou serviço e relacionada a empresa

O termo deve ser utilizado na descrição de produtos, na descrição do site e será a maneira como o público chegará ao site da marca quando jogar as palavras na barra do Google.

2. URL amigáveis

As URLs são como o endereço da empresa no mundo digital, quanto mais fáceis de ler e memorizar forem, mais os mecanismos de buscas vão preferir e mais fácil será para que o público da empresa encontre a marca.

E não é uma tarefa complicada, para otimizar a URL e torná-la mais amigável, é necessário evitar endereços longos, com muitos subdomínios, hashtags, números ou outros caracteres que torne a URL confusa.

3. Títulos e descrições chamativas

Apesar de usar as palavras-chaves como uma das técnicas de otimização do SEO, não existem apenas uma única empresa vendendo um produto ou serviço. Por isso, para não cair no esquecimento ou se perder no mar de empresas, aposte em títulos e descrições diferenciadas que chamem a atenção do público.

Esses dois podem ser o fator decisivo na hora de decidir em qual link clicar. Além disso, para o SEO, a utilização de títulos e descrições chamativas ou criativas influencia diretamente na taxa de cliques, uma das métricas mais importantes para o Google na hora de ranquear sites.

4. Elementos visuais

Aposte em conteúdos visuais, como: 

  • Vídeos; 
  • Imagens; 
  • Infográficos; 
  • Ou qualquer outro material que chame, visualmente, a atenção do público. 

Conteúdos neste formato são mais compartilhados entre o público, são fáceis de serem memorizados e ainda garantem o ranqueamento em outras plataformas de buscas, como ferramentas de busca de imagens ou vídeos.

5. Long tails

Essa dica é uma das mais úteis para quem está começando agora e possui um site pequeno em busca de alavancar os acessos.

As long tails são palavras-chaves menos concorridas, que ainda estão ligadas aos produtos ou serviços da empresa, mas que são mais fáceis de raquear, por serem termos mais específicos.

Para as empresas com pouco investimento, essa técnica é uma forma de colocar o site nos motores de busca e fortalecer o domínio.

6. HTTPS

Um dos pontos primordiais do SEO é como os motores de buscas enxergam o link e a segurança do site é fundamental para definir em qual posição o endereço irá ficar no Google.

Por isso, adote o HTTPS no endereço do site. Mecanismos de buscas entendem que um endereço com esse início oferece uma boa navegabilidade e se importa com a experiência do usuário, sendo esses dois itens de extrema importância para os motores de busca na hora de ranquear os links.

Além disso, outras estratégias podem ampliar ainda mais o tráfego de sites pequenos e com pouco orçamento. Entre os métodos está o planejamento. Para alcançar os resultados esperados através do SEO, é necessária uma organização prévia de onde quer chegar.

Todas as dicas, mais um planejamento bem elaborado, podem garantir um desempenho inesperado para um site pequeno e com pouco orçamento. A partir delas, será possível traçar as metas e o objetivo final e com o SEO sendo colocado em prática, as chances de reconhecimento do site são exponenciais.

Já pensou em usar técnicas de SEO e estratégias de Marketing Digital para alavancar a sua empresa, mesmo com pouco investimento? Acesse o site da RedaWeb ou ligue através do 0800 750 5564 para conhecer os planos da agência.