10 dicas essenciais para otimizar sua estratégia de e-mail marketing

Utilizar e-mail marketing na sua campanha de marketing digital é quase que obrigatório. Mesmo sendo uma ferramenta julgada por muitos como “ultrapassada”, o e-mail marketing gera uma interação fácil de ser mensurada, ajudando a qualificar e aumentar o número de leads. Neste texto, vamos dar algumas dicas de como otimizar a sua campanha de e-mail marketing e gerar mais leads.


1 - Refine o seu conteúdo

A primeira dica é relacionada ao conteúdo do e-mail marketing disparado para os leads. Um bom conteúdo gera relevância na timeline do lead, chamando sua atenção para o seu e-mail. Procure colocar dados percentuais e numerais no e-mail. Esse tipo de linguagem chama a atenção do raciocínio lógico do leitor, além de passar maior veracidade às informações entregues.

Outra dica importante é escolher bem o título a ser colocado no e-mail marketing. Nada daqueles padrões “newsletter do dia”. Esse tipo de e-mail é visto pelo lead mas ele nem se esforça para abrir, pois sabe que é a mesma coisa que outras empresas mandam diariamente. Lembre-se: para que o lead leia o seu conteúdo de qualidade e exclusivo, você precisa convencê-lo de fazer isso. E apenas um bom título tem esse poder.


2 - Exclusividade

Não existe uma pessoa no mundo que não queira exclusividade. Ou vai me dizer que gosta de chegar em uma festa e ver outra pessoa utilizando a mesma camiseta que a sua? Não é muito confortável, certo?

Com a personalização de e-mails para o público, você consegue criar um bem-estar nos leads, fazendo-os se sentirem bem e queridos. Com uma estratégia de e-mail marketing personalizado, a pessoa vai entender que você está falando com ela - e apenas com ela. Com isso, a chance de conversão daquele lead é bem maior do que os que recebem aqueles e-mails padrões.


3 - Atenção às regras gramaticais

Como já dito anteriormente, o conteúdo do e-mail marketing precisa ser impecável, com textos bem construídos, que atinjam o lead e o transforme em um cliente. Mas, para isso, é fundamental que as regras gramaticais sejam seguidas à risca.

Não adianta nada ter uma boa ideia e uma estratégia que convença o lead se o texto não estiver bem escrito. Na hora de passar as ideias para o papel, é essencial que o texto esteja dentro das normas gramaticais, tenha coerência e esteja com a ortografia correta. Todos esses requisitos transmitem credibilidade e mostram que a empresa sabe do que está falando.


4 - Utilize imagens e textos no seu e-mail marketing

O que vai convencer o lead e levá-lo à conversão não é apenas um texto bem escrito e estruturado, é o conjunto da obra. Ninguém quer ler um texto gigante, cheio de palavras que embaralham a visão da pessoa e desanimam qualquer um só de ver o tamanho.

É importante ilustrar o seu texto com boas imagens, para que o cliente visualize tudo o que o texto quer dizer. Além de deixá-lo mais dinâmico, menos cansativo e até mais divertido de ler.


5 - Cuidado com e-mails longos

Como dito no tópico anterior, um e-mail muito grande desanima qualquer um de ler. Por isso, na hora de estruturar o texto, pense muito bem no que vai escrever para tornar o texto sucinto e agradável aos olhos. 

Procure sempre começar com uma boa introdução. Dois parágrafos bastam para desenvolver de forma direta e concisa a ideia principal do texto. É muito importante não ficar dando voltas e repetindo várias vezes os mesmo argumentos. Por último, finalize o texto com uma conclusão simples, sempre pensando no lead.


6 - Emojis, a chave da humanização

Quando você recebe um e-mail marketing na sua caixa de e-mail, tenho certeza que já pensa, “lá vem aqueles robôs me enviando e-mail de novo”. Realmente, a impressão que passa é que tudo é programado de forma padronizada, como uma produção em massa.

Utilizando emojis, o e-mail transmite um pouco de humanidade ao cliente. Dessa forma, cria uma proximidade com a marca, deixando a relação mais natural.

Mas, cuidado na hora de utilizar esses emojis. É importante escolher momentos estratégicos para utilizá-lo, para que o seu texto não se transforme em uma conversa de um grupo de WhatsApp.


7 - Contagem regressiva

Essa dica é para quando a empresa vai realizar algum evento, seja ele público ou online. Utilizar a contagem regressiva passa para o cliente um senso de urgência, que ele deve fazer naquele momento, ou então perderá a chance.

Se o evento for daqui alguns meses, pode colocar “faltam X meses para o evento. Que tal ser lembrado? Inscreva-se!”. Se for dali há alguns dias, “faltam X dias para o evento Y, já confirmou sua participação?”. Se for dali algumas horas, “O evento começará daqui a X horas”. Dessa forma, além de manter o cliente informado, demonstra uma preocupação real.


8 – Call to Action

Imagine só: você escreveu aquele texto estrategicamente preparado para o cliente. Colocou um título que o fez abrir o seu e-mail e produziu um conteúdo de qualidade, com informações pertinentes que prenderam a atenção. Colocou imagens que deixaram o texto leve e de fácil compreensão. E aí? Vai deixar o cliente fechar o e-mail logo depois de ler? Toda a sua estratégia de e-mail marketing e seu trabalho vão por água abaixo.

É aí que entra o call to action: um pequeno parágrafo convidando o cliente a assinar o newsletter, ou a visitar o site e realizar o cadastro, participar de um evento ou ler outros conteúdos do site. Depois de ler um interessante e agradável texto, tenho certeza que o cliente seguirá o call to action.


9 - Cupons de desconto

Existe alguma coisa que chame mais a atenção do que um anúncio de desconto? Acho que não, certo? Oferecer cupons de desconto para os clientes é uma ótima estratégia. Primeiro porque chama a atenção e segundo porque agrega valor à sua marca.

Uma boa opção é realizar promoções exclusivas para clientes que assinarem a newsletter, ou se cadastrar em alguma promoção. Novamente, a exclusividade fala mais alto no lado sentimental do cliente.


10 - As famosas provas sociais

Em um mundo em que temos o Google ao nosso lado, pesquisamos tudo o que vamos fazer. Na hora de realizar alguma compra ou contratação de serviços, é lá que procuramos saber sobre a qualidade. E quando vemos depoimentos de outros usuários, ficamos tranquilos e realizamos a nossa escolha.

Os consumidores confiam no que outros consumidores dizem, por isso é muito importante utilizar provas sociais na sua estratégia de e-mail marketing. Coloque estatísticas baseadas em pesquisas orgânicas para que o cliente confie ainda mais na sua marca.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre e-mail marketing, entre no site da RedaWeb e conheça nossos planos de produção de texto. Se preferir, ligue para 0800 750 5564 e converse com um de nossos consultores!