Blog Dicas para blog: como criar um post de sucesso

Dicas para blog: como criar um post de sucesso

Dicas para blog: como criar um post de sucesso

Um blog é uma das formas mais eficientes e baratas de se divulgar conteúdo de qualidade sobre diversos assuntos. Entretanto, por mais simples que os blogs possam parecer, criar um post de sucesso envolve algumas medidas e cuidados a fim de amplificar o alcance de seu blog, garantir que ele seja bem compreendido pelo público e ainda posicioná-lo de forma adequada nos motores de pesquisa.

Neste texto, você poderá conferir algumas dicas de como fazer um bom post para o seu blog. Confira!


Legibilidade

Legibilidade é a facilidade com que um conteúdo pode ser consumido. Ou seja: quantas vezes é preciso ler ou quanto tempo um leitor gasta para conseguir ler e compreender aquilo que está na página? É preciso tomar um cuidado especial com a legibilidade do seu conteúdo, porque isso aumenta as chances de aquele post ser lido até o fim e o internauta passar mais tempo dentro de sua página. Para fazer um conteúdo legível, siga as dicas a seguir:


Clareza e síntese

Postar um conteúdo legível em seu blog exige que o texto seja bem claro. Para isso, é necessária uma redação de qualidade, com ideias expressas em palavras simples e frases curtas. Normalmente, ordem direta nas frases (verbo + sujeito + objeto) costuma ser a forma mais eficiente de expressar uma ideia sem que o leitor se perca no meio da frase. 

Síntese é importante porque um conteúdo longo e prolixo pode entediar o leitor, fazendo com que ele abandone o conteúdo e vá para outra página. Por isso, é importante que seu post não desperdice espaço com uma linguagem rebuscada e palavras difíceis. É importante sintetizar ao máximo seu conteúdo em parágrafos curtos.


 Coerência, Coesão e Ortografia Correta

Coerência e coesão também são dois fatores indispensáveis para fazer os posts do seu blog terem boa aceitação por parte do público. O conceito de coerência está associado à ideia de usar argumentos lógicos, não fugir do tema tratado pelo texto e seguir um caminho lógico na trajetória argumentativa - normalmente introdução, seguida de desenvolvimento e fechada por conclusão.

A coesão, por sua vez, significa manter o texto “fechado”, ou seja, completo em si. Para que isso seja possível, é importante que o fim de um parágrafo possa ser facilmente conectado à ideia presente no parágrafo seguinte. Não se trata de falar sempre a mesma coisa, mas colocar transições sutis e eficientes entre cada ideia exposta pelo conteúdo.

Uma ortografia correta também é a chave para criar um post de sucesso em seu blog. Faça sempre verificações ortográficas para ver se pontuação, grafia das palavras e detalhes como espaçamento, vírgulas e pontos estão de acordo com a norma culta da língua. Afinal, além de facilitar a compreensão, a escrita correta também confere mais credibilidade a um post.


Multimídia

Sempre que possível, use e abuse de recursos multimídia nos posts de seu blog. Textos podem ser íntegros e completos em conteúdo, mas apenas a palavra imóvel composta por letras, linhas e parágrafos pode não ser atraente o suficiente para manter o leitor em seu blog.

Por isso, disponibilize, em seu blog, imagens, vídeos, links de outros sites, áudios, streams, gráficos, entre outros objetos. Você verá em tópicos seguintes que o uso de recursos multimídia, além de atrair mais leitores por interesse no assunto, também ajuda os posts de seu blog a ter um melhor posicionamento dentro de ferramentas de pesquisa como Google, Bing!, Yahoo, entre outros.

Sempre que possível, gere conteúdo multimídia próprio para postar em seu blog. Mas, na impossibilidade de fazê-lo, replique conteúdo de terceiros com a devida autorização ou com créditos dados ao autor. O importante é servir ao leitor com ética e qualidade.


Posicionamento no Google 

Para além da qualidade do conteúdo, é muito importante usar estratégias para assegurar que o maior número de pessoas possível possa ter acesso aos posts do seu blog. Nesse sentido, usar as ferramentas de pesquisa como um atalho para que seu leitor chegue até o blog é uma das formas mais eficientes. O Bing!, Yahoo! e, principalmente, o Google são responsáveis por mais de 70% dos redirecionamentos de leitores para conteúdos em blogs.

Como fazer isso? Na verdade, não há fórmula mágica. É possível realizar ajustes e aprimoramentos no próprio conteúdo! É o que chamamos dentro do marketing de “Search Engine Optimization” - Otimização para Motores de Pesquisa, traduzindo. São vários os cuidados possíveis, mas eles são modificados de tempos em tempos pela própria mudança dos algoritmos dos motores de pesquisa.

Na verdade, a preocupação dos algoritmos – os bots – dos motores de pesquisa é exatamente oferecer ao leitor que faz buscas um conteúdo fácil de ler e que possua qualidade e profundidade. Os que têm melhor desempenho nesses critérios são apresentados nas primeiras páginas de resultados da pesquisa.

Como os bots não sabem ler, eles olham o conteúdo através de sua forma, atentando principalmente para o tamanho em caracteres, quantidade de linhas, palavras-chave, presença de links internos e externos, uso de multimídia, entre outros fatores.

Detalhe: quando falamos em SEO, estamos nos referindo a técnicas que aprimoram o posicionamento de conteúdos de maneira orgânica, ou seja, sem que seja necessário o pagamento de anúncios.


Palavras-chaves e tamanho dos textos 

Todo post em blogs fala sobre algum assunto. Normalmente, esse assunto pode ser descrito em palavras, e palavras-chaves são as principais de cada assunto. Por exemplo, se alguém busca por “Economia brasileira”, as ferramentas de pesquisa transformam isso em uma palavra-chave – de cauda curta (poucas palavras).

O usuário também pode buscar, por exemplo, “Economia brasileira durante o período da ditadura militar”. Temos aqui uma palavra-chave de cauda longa.

Assim, a ferramenta de pesquisa busca, entre milhões de textos, aqueles que contenham, ainda no início ou de preferência no título, a palavra-chave buscada pelo internauta. Isso é muito importante: use palavras-chaves e as repita de forma natural ao longo do post. Repetições excessivas podem parecer forçadas, distanciando seu conteúdo do bot de pesquisa. Como tamanho dos posts, recomenda-se parágrafos entre 3 e 5 linhas, com tamanhos entre 400 e 1000 palavras.


Linkagem e multimídia

Os bots de pesquisa querem que os leitores tenham uma experiência completa ao acessar um conteúdo. Por isso, posts que publicam links internos (no próprio site) ou externos (em site de terceiros), ganham vantagem, pois a ideia é que o leitor terá mais coisas para ver assim que tiver vontade.

O uso de recursos multimídia também funciona dessa forma. Entende-se o conteúdo multimídia como um “plus” para o leitor e, por isso, o blog ganha posicionamento. Importante nomear os conteúdos multimídia com palavras-chaves associadas ao título do post, a fim de obter posicionamento ainda melhor.


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