Blog Dicas para fazer um briefing de sucesso

Dicas para fazer um briefing de sucesso

colaboradores reunidos para fazer um briefing

A criação de um briefing de sucesso depende de alguns aspectos importantes. Eles devem ser considerados no processo de desenvolvimento deste, de modo que consigam gerar resultados positivos e satisfatórios.


Portanto, a elaboração do briefing deve considerar instruções específicas, claras e objetivas para que os objetivos sejam alcançados. Logo, essa é a melhor forma de desenvolver um projeto de sucesso.


Através da criação do briefing é possível ter um desenvolvimento melhor de técnicas e de abordagens a serem consideradas ao longo de um determinado trabalho. E ele servirá como um guia para atingir a cada um dos objetivos desejados pela empresa. 


Dessa forma, um briefing bem desenvolvido é a melhor forma de iniciar um projeto que visa o sucesso em todos os seus aspectos e garantirá, assim, a satisfação do cliente. Por isso, é importante estar conectado com o cliente a respeito dos seus objetivos e desejos ao longo da criação do briefing. 


Assim, veja como desenvolver um briefing de sucesso e quais são os principais pontos a serem abordados ao longo do processo!


O que é um briefing e para que ele serve?


Para as agências de produção de conteúdos e para outros setores da área, a palavra briefing é algo muito comum no dia a dia. Mas para os clientes o termo pode gerar dúvidas a respeito de do desenvolvimento, do que deve estar contido no briefing e vários outros pontos.


De modo geral, o termo em questão vem de uma expressão do inglês, to brief, que em tradução livre significa resumir. Portanto, o briefing nesse cenário será um resumo e um conjunto de ações e estratégias a serem desenvolvidos para que algo seja resolvido ou realizado.


Para a produção de conteúdo, o briefing serve como um guia. É através dele que o cliente vai determinar o que ele espera atingir com os textos criados ou com outros tipos de serviços. Além disso, o briefing serve para esclarecer aspectos como o público-alvo e as ações que o conteúdo deve gerar. 


Portanto, é possível afirmar que se trata de uma ferramenta muito usada em vários setores para trazer instruções específicas para que ações sejam criadas em busca de atingir os objetivos traçados.


É uma forma de esclarecer os objetivos e para os clientes é uma maneira de conseguir expor o que desejam. Desse modo, o trabalho pode ser realizado com precisão e atendendo às expectativas. 


O que um bom briefing pode proporcionar?


A execução de um briefing é de grande importância para o projeto final e por consequência para os resultados desejados. Sendo assim, o desenvolvimento claro pode proporcionar muitos efeitos positivos para os negócios.


Alguns dos pontos que podem ser observados como resultados positivos de um briefing executado de forma clara e contando com todos os pontos necessários são:


Planejamento claro e assertivo


Com um briefing bem desenvolvido, fica muito mais fácil para que se tenha um planejamento claro e assertivo a respeito de quais estratégias serão usadas e da forma como o conteúdo será desenvolvido especificamente para o negócio a ser abordado, para que se obtenha bons resultados.


Dúvidas reduzidas ao longo do processo


Em muitos casos, a falta de um briefing claro e bem desenvolvido acaba gerando dúvidas ou até mesmo a execução de um projeto que não está dentro do esperado pelo cliente, por exemplo. 


Por mais que se tenha um tema especificado, é necessário sempre contar com detalhes e pontos a serem enfatizados para que tudo esteja de acordo. E é justamente isso que o briefing fornece: maior clareza nos detalhes a serem abordados.


Menor tempo para as entregas


Sem dúvidas e com um planejamento claro e fácil de ser entendido, o resultado de um briefing  bem desenvolvido vai impactar diretamente na entrega, reduzindo muito o tempo para que esta seja feita, pois com todos os detalhes especificados é possível diminuir os retornos para correções.


Quais os principais pontos a serem destacados no briefing?


Como o briefing é usado para que os produtores de conteúdo ou os demais profissionais consigam se guiar dentro do que o cliente deseja, com detalhes e especificações a respeito do esperado, é importante que alguns pontos sejam destacados na criação para garantir o sucesso.


Dentro do briefing é necessário incluir todos os detalhes a serem desenvolvidos no projeto. Alguns são indispensáveis e podem facilitar muito a elaboração. Por isso, existem alguns questionamentos que todo briefing de sucesso precisa responder. 


Essas perguntas, por sua vez, serão um guia ao longo do desenvolvimento do projeto. Desse modo, a sua conclusão será positiva para o cliente. Logo, os aspectos destacados a seguir devem ser levados à risca.


Os principais pontos a serem seguidos para a criação de um briefing que visa o sucesso são:

  • Definir os objetivos do projeto; 
  • Destacar os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto; 
  • Explicar detalhes sobre o contexto da empresa; 
  • Definir as prioridades a serem atendidas pelo conteúdo; 
  • Delimitar o público-alvo; 
  • Conhecimento da persona;
  • Pesquisa de mercado; 
  • Resolução de problemas;
  • Avaliação de concorrentes;
  • Prazos para conclusão do projeto;
  • Preferências pessoais do cliente; 
  • Orçamento para o projeto.

Por que o briefing é tão importante?


Além de todos os aspectos citados, é importante reforçar os motivos pelos quais é necessário construir um  briefing detalhado e com tudo o que se espera para o projeto em termos de resultados de valor.


A determinação dos passos a serem seguidos que consta através do briefing traz muito mais organização, podendo agrupar ideias, informações e detalhes relevantes e importantes para construção da estratégia.



Outro ponto que torna o briefing tão importante para o processo criativo é que conhecer um pouco mais das ideias do cliente e do que este aspira com as suas estratégias de desenvolvimento dos projetos e conteúdos. Tudo isso facilita para que o profissional tenha mais inspiração.


Com informações mais claras e diretas dos clientes através do briefing ficará muito mais fácil para que os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do projeto consigam criar conteúdos criativos, assertivos e que consigam atingir os objetivos desejados.


Por fim, o briefing é um passo importante do planejamento de estratégias. Se este não for claro o suficiente, pode resultar em problemas que atrapalharão o projeto e ele pode acabar não acontecendo no prazo estipulado pelo planejamento inicial.


Com um processo bem definido e um guia claro do que precisa ser feito para chegar aos resultados desejados, as chances do projeto conquistar o desejado sucesso são muito maiores. Portanto, é importante que estes passos sejam seguidos ao longo do desenvolvimento do briefing porque somente assim será possível chegar ao resultado final de forma positiva.

Gostou deste conteúdo? Conheça mais sobre a RedaWeb no nosso site e entre em contato para contratar os nossos serviços de produção de conteúdo!


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-marketing-digital dicas-para-adaptar-o-seu-conteudo-para-as-redes-sociais saiba-como-fazer-a-analise-de-dados-das-suas-redes-sociais
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564