Blog Dicas para fazer um ebook: entenda o que precisa ser feito

Dicas para fazer um ebook: entenda o que precisa ser feito

Dicas para fazer um ebook
Ter um negócio lucrativo depende de tempo e esforço de todos que fazem parte daquela empresa. Estratégias e ações são elaboradas a cada dia com o propósito de aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro.

Mas o que parece ser uma tarefa fácil pode se tornar um desafio para algumas empresas. Elaborar novas ações que tenham relevância diante do público é um trabalho constante e sempre em busca de resultados. Sempre têm novidades que podem atrair clientes para a sua empresa.

Entre as formas mais eficazes de atrair e captar clientes estão os e-books. Ainda que pareça simples, um material bem elaborado pode ter um efeito poderoso na credibilidade da marca e também na conversão desse usuário. Mais do que um conteúdo de qualidade, esse usuário busca uma fonte de informação de confiança.

Criar um e-book envolve muito mais coisa do que apenas diagramar e deixar disponível para o usuário baixar. E por isso hoje vamos te dar algumas dicas de como criar um livro digital que traga os melhores resultados para a sua empresa. 

São dicas fáceis que você pode colocar em prática no seu negócio, independente do segmento. Aqui você vai descobrir coisas simples e práticas, que a sua empresa pode apostar hoje e que dará resultados em pouco tempo. Entre elas estão:


  • Como elaborar o conteúdo certo para o seu público
  • Como usar o design a seu favor
  • No que devo investir para um e-book de sucesso
  • Como lançar um livro digital da melhor forma

Antes de tudo, você deve conhecer bem o seu público-alvo. Por mais que pareça uma dica simples e fundamental, conhecer a fundo os gostos e hábitos da persona na qual você está focando pode ser a diferença entre um conteúdo interessante ou um que não atraia tantos usuários.

Conheça os problemas e elabore um e-book que realmente solucione o problema desse usuário. Sempre se atualize com pesquisas sobre o consumidor e descubra como esse usuário se comporta durante as etapas de compra.

Esse conhecimento mais aprofundado sobre o seu cliente vai te ajudar também na hora de elaborar um conteúdo interessante. Mais do que um e-book, a sua marca está oferecendo a solução para um problema.

Além de apresentar um português impecável, o e-book deve realmente dar a informação que o usuário espera, de forma clara e relevante para ele. Isso impacta diretamente na maneira como esse cliente passa a enxergar sua marca.

Afinal de contas, se no e-book não há credibilidade, o que dirá na parte operacional no dia a dia?  Não subestime um e-book, pois ele pode ser uma ferramenta poderosa para alavancar as suas vendas.

Outra forma de criar um e-book incrível é através do design. Como o livro digital pode ser lido em diversas plataformas, como tablets, notebooks ou celulares, é fundamental usar todo o recurso possível para transformar a experiência do usuário.

A parte visual é importante, pois é o que capta e mantém a atenção do leitor. O uso das cores pode influenciar e muito na forma como o leitor consegue ler aquele livro digital. O uso de cores de forma exagerada ou uma diagramação desleixada pode impactar seriamente na experiência desse usuário.

Sempre pense em como você pode facilitar a leitura do cliente. Como há uma variedade de tamanhos de telas, adapte as fontes e a diagramação para não serem prejudicadas com essas alterações na hora da visualização.

Isso sem falar nos recursos multimídia que você deve utilizar. O propósito do e-book é oferecer uma informação de qualidade ao leitor. Nisso, uma das estratégias usadas é oferecer informações complementares durante o material.

Nesse momento vale vídeo, imagem, links encaminhando o usuário para outra página e tudo mais que possa enriquecer o material produzido. Mas, antes de encher o seu e-book com tudo isso, você deve ter um objetivo em mente.

Por exemplo, ao colocar um vídeo e encaminhá-lo para um perfil no YouTube, você deve ter em mente que ele vai sair do seu e-book para seguir outro caminho. Esse tipo de ação deve ser bem pensada e o material complementar deve realmente ser interessante.

Técnicas de SEO também são bem-vindas para enriquecer ainda mais o seu material. Ainda que esse resultado não apareça nos resultados de pesquisa do Google, vale a pena investir em algumas ações para melhorar a experiência desse leitor com o livro digital. 

Mas como lançar o e-book da melhor forma?

Tão importante quanto elaborar um e-book é saber a melhor forma de lançar esse material para os seus clientes. Afinal de contas, de nada adianta um material incrível se o seu público-alvo não tem interesse em baixá-lo.

Além de criar uma landing page atrativa, você deve cumprir com o prometido. Se foi dito que o e-book seria enviado em alguns minutos, o material deve ser enviado nesse prazo. Caso tenha informado que seria disponibilizado na hora, a mesma coisa. Sempre faça testes e planejamentos, para que o seu conteúdo seja criado com a constância necessária e a efetividade esperada.

Através de programas de automação é possível facilitar esse processo de disponibilização e entrega do e-book. Por isso é importante escolher bem a ferramenta que vai ser usada nessa hora.

Por meio dessa captação de lead, você pode utilizar diversas formas de aumentar as suas vendas. Isso pode ser tanto para atrair novos clientes como também oferecer um material interessante para os clientes já existentes na sua base de leads.

E-books são a forma de conteúdo mais eficazes que a sua empresa pode oferecer para reforçar a sua marca diante dos clientes. Essa credibilidade é essencial na hora da tomada de decisão desse consumidor, que se sentirá mais seguro ao fechar uma venda com essa empresa.

Porém, o segredo está em unir conteúdo de qualidade e estratégias bem definidas para atingir o objetivo. E nesse momento é fundamental que a empresa saiba a melhor forma de unir esses dois pontos. Muitos escolhem empresas especializadas para colocar em prática suas ideias. E a Redaweb é a opção ideal.

Com muitos anos no mercado, a Redaweb oferece conteúdos de qualidade, sempre pensando na solução específica para o seu negócio. Cada empresa tem a sua maneira de se relacionar com o cliente. Aqui na Redaweb nós ouvimos e buscamos caminhar juntos com a empresa para alavancar suas vendas e firmá-la no mercado diante dos seus concorrentes e consumidores.

Quer saber como encontrar o plano de conteúdo ideal para o seu negócio? Entre em contato com a nossa central de atendimento e converse com os nossos atendentes especializados sobre como podemos fazer a diferença no seu negócio. Você pode falar conosco aqui pelo site ou através do número 0800 750 5564.

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