Dicas para fazer um webinar e otimizar a sua estratégia de marketing
Você já ouviu falar no conceito de Webinar? O termo, que significa seminário online ou web seminário, é uma forma de educação online que abriu portas para especialistas compartilharem informação e, acima de tudo, conhecimento. Tudo isso, independente de sua área de atuação.
Assim, inúmeras marcas ao redor do mundo começaram a adotar a mesma estratégia, adaptando-a para seu público e, consequentemente, fazendo disso uma maneira eficaz de otimizar seu Marketing, enquanto produz conteúdo para os consumidores.
Um exemplo disso está no próprio Hootsuite, empresa de gestão de redes sociais que utiliza deste método para lançar, regularmente, seminários sobre suas ferramentas e recursos para as mídias.
Assim, enquanto oferece informação para aqueles que assistem o conteúdo, também dissemina, mesmo que indiretamente, os seus produtos e serviços.
Mas, afinal, como realizar um Webinar de sucesso, que seja primordial para alavancar a sua organização? Entenda agora o processo, confira as dicas e coloque-as em prática!
O que é o Marketing de Webinar?
O Marketing de Webinar é uma maneira de utilizar um seminário online para se conectar com um público mais amplo e promover seus negócios.
Esta técnica tem sido utilizada por inúmeros profissionais do segmento nos últimos anos e, de acordo com o Content Marketing Institute, ao menos 61% deles já empregam essa estratégia como uma tática de Marketing de Conteúdo.
Isso porque, ao fornecerem informações gratuitas e valiosas, os seminários online se transformam em ferramentas de geração de leads, uma vez que os participantes, em algum momento, podem perceber a necessidade de aderir aos produtos ou serviços oferecidos por essa empresa.
Assim, em uma metáfora, podemos dizer que o Webinar funciona, praticamente, como um ímã de chumbo, com potencial para atrair novos clientes e angariar melhores leads do que, por exemplo, disponibilizar um e-book para download ou realizar qualquer outra estratégia semelhante.
Afinal, o estímulo visual costuma ser psicologicamente muito mais eficaz e, ao menos aqui, isso é o que acontece.
Geralmente, em seminários assim, os apresentadores e público se conectam ao vivo e, após uma descrição sobre o assunto, é aberta uma sessão de perguntas e respostas, na qual as pessoas conseguem fixar as informações mais rapidamente do que se fossem apenas anotadas ou estudadas por outro meio.
Essa, inclusive, é uma forma das empresas não apenas demonstrarem seus produtos, como também uma oportunidade de expandir o conteúdo publicado em uma postagem do blog ou demonstrar seus conhecimentos, o que respalda ainda mais sua expertise no assunto.
Dica 1: notifique as pessoas sobre seu Webinar
Utilizar as redes sociais é uma forma interessante de divulgar o seu Webinar. Ainda assim, por incrível que pareça, o e-mail também é um dos meios mais eficazes para promover seminários online.
Contudo, qual seria o melhor dia para enviar os e-mails que levam a mais conversões? De acordo com uma pesquisa realizada pela ON24, de segunda-feira à quinta-feira são os melhores momentos para enviar e-mails promocionais, retendo um bom número de participantes.
Neste mesmo estudo, foi verificado que o índice de inscritos e registrados foi de:
- 16% às segundas-feiras;
- 22% às terças-feiras;
- 23% às quartas-feiras;
- 22% às quintas-feiras.
Com isso, a maior quantidade de inscrições se dá às quartas-feiras. Ainda assim, vale lembrar que, às sextas-feiras, apenas 12% se registram e que pouquíssimos atendem ao apelo no fim de semana, sobrando 5% para o sábado e domingo. Sendo assim, fuja destas datas.
Dica 2: escolha o melhor dia para sediar um Webinar
Como as pessoas estarão ocupadas nos fins de semana e na segunda-feira, que é o dia mais movimentado para a maioria dos trabalhadores, é possível que estejam livres para participar de seminários online no meio da semana, como na quarta-feira ou quinta-feira.
Ainda de acordo com a ON24, das pessoas que se inscreveram, esta é a porcentagem dos que participam, de fato:
- 10% às segundas-feiras;
- 24% às terças-feiras;
- 27% às quartas-feiras;
- 28% às quintas-feiras;
- 8% às sextas-feiras;
- 3% aos sábados e domingos.
Assim, a hospedagem de seminários online em dias que possuem maior aderência dará origem a mais participantes ao vivo e, consequentemente, a uma estratégia bem-sucedida.
Dica 3: expanda seus termos de pesquisa
Tentar lutar pelas consultas e cliques nos sites de pesquisas mais populares é praticamente impossível, a menos que você seja uma empresa grande o suficiente para gastar um orçamento alto na tarefa.
Ainda assim, existem algumas maneiras de contornar isso. Se você é novato em todo esse jogo de pesquisa por palavras-chave, aqui vai uma dica muito prática que explica bem o básico. Pronto para anotar?
Crie seus termos de pesquisa com as palavras-chave populares e mais diretas à sua marca. Por exemplo, digamos que cibersegurança seja o tema abordado no seu Marketing de Conteúdo e que você está fazendo um seminário online sobre esse tópico específico.
Neste caso, utilizar "Webinar de Marketing de Conteúdo" como palavra-chave para ser encontrado pelo público terá alta concorrência.
No entanto, utilizar “Seminário Online de Marketing de Conteúdo (Marca)” não terá o mesmo número de competidores. Além disso, o último terá mais chances de ser classificado pela sua marca em si, já que leva o nome da empresa.
Vale lembrar que os seminários online permitem criar uma estratégia de otimização de palavras-chave do Google, fazendo com que você domine os mecanismos de pesquisa para todos os tipos de consultas que incluem o nome do seu empreendimento.
Dica 4: encontre a sua palavra-chave
Faça uma lista de todas as palavras-chave de pesquisa possíveis que possam ajudar na sua classificação. Em seguida, marque todas elas e verifique se você está atendendo a essa lista. Para isso, experimente e utilize o recurso de snippets o máximo possível durante o processo.
Ademais, você também pode adicionar todas essas palavras-chave à ferramenta de rastreamento de classificação, assim, é possível ficar de olho nas posições de ativos de cada uma delas e escolher as que serão mais benéficas para promover o seu Webinar.
Para pesquisas de palavras-chave focadas na marca, é uma boa ideia consultar as equipes de suporte e vendas ao cliente, pois elas podem receber muitas perguntas dos consumidores atuais e futuros regularmente.
Inclusive, peça que eles mantenham um registro dessas perguntas, usando uma planilha compartilhada para que você possa consultar quando for o momento.
Dica 5: não negligencie o uso das hashtags
O uso de hashtags mudou muito nos últimos anos e, ao contrário do que a maioria pensa, elas não são apenas uma ferramenta organizacional ou uma maneira de promover uma campanha de Marketing específica.
Hashtags ganharam força e são indispensáveis. Agora, elas são, de fato, sua própria forma de comunicação e não apenas um método para atrair pessoas que buscam por um determinado assunto.
Isso acontece porque, ao estabelecer e marcar uma hashtag associada aos seus seminários online, você está dando a eles uma identidade nas mídias sociais, criando uma estratégia de mídia social em longo prazo. Por isso, não as negligencie quando se trata do seu Webinar.
Caso haja influenciadores promovendo um seminário da sua marca, verifique se usam a hashtag. Publicou transcrições ou fez postagens no blog e nas redes sociais com destaques para o Webinar? Use a hashtag. E, caso esteja promovendo um próximo seminário ou uma abertura para inscrever-se, utilize também.
Padronizar e acostumar o consumidor com a palavra escolhida para compô-la é uma maneira de impulsionar a marca e gerar engajamento.
Tem interesse em produzir conteúdo online?
Seminários online provaram ser bem-sucedidos para os profissionais de Marketing repetidamente. Então, prepare-se e comece já a se preparar para o seu próximo Webinar.
Utilize as nossas dicas e, se surgir alguma dúvida, acessar o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564. Somos uma agência de produção de conteúdo e podemos te auxiliar, além de oferecer os melhores planos para atender às necessidades do seu negócio. Estamos te esperando!