Blog Dicas para gerar lucro com o blog da sua empresa

Dicas para gerar lucro com o blog da sua empresa

Dicas para gerar lucro com o blog da sua empresa

O blog é uma ferramenta poderosíssima para as empresas. É um espaço totalmente seu, o qual você tem liberdade para abastecer da forma que quiser, com um custo relativamente baixo. Mas, como praticamente tudo no contexto empresarial, será que ele pode se transformar em dinheiro? A resposta é sim e, com estas dicas, você vai saber como gerar lucro com o blog da sua empresa!


Como monetizar o blog

O blog gera lucro por meio da monetização. Este conceito surgiu a partir dos blogs pessoais, que fazem isso da maneira mais clássica possível. 

Eles criam o conteúdo, que é acessado por um volume muito grande de pessoas, e vendem o espaço para anúncios de outras empresas e marcas. É o método mais básico, que até pode ser usado pelas empresas, mas que geralmente não é o mais recomendado.

Uma forma de monetizar o blog da sua empresa é tornando-o parte integral da sua estratégia. O blog é uma peça para o marketing de conteúdo, que visa trazer o cliente para o seu ambiente - no caso o blog ou o site -, de modo que ele realize alguma ação, como fazer uma compra ou engajar com algum conteúdo.


Defina os seus objetivos

O primeiro passo é definir o seu objetivo. Para que o seu blog existe? Em certos casos, ele está lá para gerar brand awareness, por exemplo. Neste caso, você quer que as pessoas tenham acesso a sua marca, ou seja, saibam que você existe. Com este objetivo, o “lucro” do blog é difícil de medir, mas ele existe.

Quanto mais as pessoas conhecem a sua marca, mais isso gera vendas. Porém, é uma estratégia para o longo prazo, que não resulta em vendas diretas, o que torna esta forma um pouco difícil de medir.

Já outros objetivos são mais fáceis de avaliar. A nutrição dos leads é um ótimo exemplo. Neste caso, o blog existe para que os potenciais clientes possam saber mais sobre o produto, facilitando o processo de compra, gerando mais vendas em menos tempo e aumentando os lucros. Aí sim, você consegue garantir gerar dinheiro com o seu blog.

Por isso, a primeira dica é garantir que ele está alinhado com a sua estratégia.


Como vender através do blog?

Mas, uma das estratégias mais diretas é a própria venda. Ou seja, usar o blog para vender um produto ou serviço. Neste caso, você precisa aplicar as estratégias de marketing de conteúdo com este objetivo específico em mente.

A ideia por trás deste modelo de atração é criar conteúdo que seja interessante, relevante e útil, para a sua persona. Ao mesmo tempo, você sutilmente indica a sua solução como possível resposta. Assim, você ajuda o potencial cliente, criando confiança e fechando com uma venda.

Neste caso, duas dicas são valiosíssimas. Conheça o seu público e a sua jornada até a compra.

Conhecer o público é essencial para entregar os conteúdos que são importantes para ele. Ou seja, você irá entregar artigos que são relevantes, que respondem às suas dúvidas e que irão ter um forte engajamento. Este é o conceito da persona, um modelo que ajuda a representar e facilitar a comunicação com o usuário.

Além disso, é preciso conhecer a jornada de compra. Normalmente, ela é definida por 4 momentos muito claros - Aprendizado, Reconhecimento, Consideração e Decisão. No primeiro momento, ele não sabe que tem um problema ou que a sua solução pode ajudar a sua vida. No segundo, começa a aprender um pouco mais e sentir o interesse por esta solução. Já na terceira etapa, passa a considerar como resolver este problema. Por fim, chega no último momento, que é a decisão de compra.

É importante saber como é este processo com a sua venda, para ter conteúdo para todas as etapas e para encontrar o momento certo de dar um empurrãozinho no lead até a próxima. Esta é uma ótima forma de lucrar com o blog da empresa, gerando um volume maior de vendas.


Trazendo tráfego para o seu blog

É claro que para todas estas estratégias darem certo é preciso atrair tráfego para o seu blog. Afinal, as pessoas precisam interagir com ele. Por isso, as próximas dicas irão focar nesse objetivo.

A mais interessante é o SEO, Search Engine Optimization ou otimização para os motores de busca, cujo objetivo é trazer tráfego orgânico para o blog. É uma série de técnicas que permitem que o seu blog se posicione melhor nas buscas. O benefício é trazer mais tráfego, sem um investimento em propaganda. Se você não conhece, vale a pena investir.

O e-mail marketing também é uma ferramenta essencial para o marketing de conteúdo e o blog. Ele permite uma comunicação direta com o lead e possibilita que você envie os posts que mais estão alinhados com a sua jornada e os seus interesses. Você pode criar fluxos de envio de e-mails, por exemplo.

As redes sociais também são um excelente complemento para esta estratégia. É possível divulgar os seus conteúdos nas redes mais usadas pelo seu público, também de acordo com diversas estratégias de otimização. Por exemplo, você pode planejar para compartilhar nos momentos mais acessados pelo público.

Mais uma ótima dica, especialmente para o modelo B2B, é oferecer material rico de forma gratuita. E-books, webinars e estudos de caso podem ser distribuídos pelo seu blog para os clientes, para reforçar a autoridade e construir a relação. É um processo que é extremamente valioso e que traz bons retornos.

É claro que o contraponto a isso também existe. O conteúdo pago não deve ser subestimado e também pode ser uma ótima forma de trazer tráfego para o seu blog. Neste caso, o foco é na conversão, para garantir que você tem um alto retorno no seu investimento. Ou seja, você quer capturar leads e seus e-mails, para trabalhar a venda posteriormente. É um tipo de estratégia que pode funcionar bem em conjunto com o modelo orgânico, de forma complementar.

Como ficou claro, existem muitas formas de gerar lucro com o blog da empresa. Desde as vendas diretas, até a captura de leads e a construção da marca no longo prazo. Por isso, a maior dica é garantir que o uso desta ferramenta esteja alinhado com o que a sua empresa procura. Uma das vantagens do marketing de conteúdo é a capacidade de se adaptar às diferentes situações e momentos de um negócio.

O que você acha? Está pronto para começar a transformar o blog da sua empresa em uma fonte de lucro? Então acesse o site da RedaWeb e conheça o nosso serviço. E, caso tenha alguma dúvida, ou queira contratar um plano de produção de conteúdo, entre em contato pelo telefone 0800 750 5564.

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