Blog Dicas para identificar a melhor plataforma para e-commerce

Dicas para identificar a melhor plataforma para e-commerce

Dicas para identificar a melhor plataforma para e-commerce

Quando o comerciante determina o início do seu negócio no meio digital e/ou investe em novas estratégias de vendas no ambiente online, ele precisa optar por uma boa plataforma responsiva e intuitiva. Esta empresa se posicionará pelo seu e-commerce e, com este diferencial, consegue promover o seu negócio oferecendo uma melhor experiência de compra para os seus clientes.

Mas você sabe o que buscar em uma plataforma para o seu e-commerce? Sabe identificar quais os recursos que ela disponibiliza para melhor atender as suas demandas e, consequentemente, expandir suas vendas?

Pensando nisso, nós preparamos este conteúdo com informações importantes, que irão te auxiliar e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o melhor ambiente para o seu e-commerce.

A importância de uma plataforma de e-commerce

Atualmente, com o modelo de negócios online, é fundamental que uma empresa possua a sua marca conectada a uma plataforma e-commerce com amplas possibilidades de criações de estratégias para alavancar as suas vendas.

Com esta tecnologia é possível colocar o seu site em funcionamento através das integrações que permitem que todas as etapas de venda sejam realizadas pelo cliente com praticidade e de forma mais ágil.

Com uma plataforma de e-commerce o lojista pode, além de fazer a criação do seu site, também realizar a sua gestão. Este espaço oferece recursos para:

• o cadastramento de produtos,
• controle do estoque,
• sistema de pagamento,
• a integração com o marketplaces entre outras opções de programações.

Seja qual for o segmento do seu comércio eletrônico, é importante que sua empresa possua uma assistência especializada para te auxiliar com este recurso. É imprescindível a contratação destes profissionais para garantir a segurança de seus dados e informações e para que toda a apresentação da sua marca e de seus produtos seja feita de forma atrativa e interessante.

Recursos e funcionalidades de uma plataforma e-commerce

As plataformas de e-commerce oferecem muitos recursos para o posicionamento do seu negócio. A seguir, listamos pontos importantes sobre as soluções que estes recursos oferecem.

• Imagens otimizadas,
• Interface intuitiva,
• Login social,
• Integração com marketplaces,
• Integração com gateways logísticos,
• Sistemas de pagamento e
• Checkout simplificado.
Este canal oferece relatórios completos com as métricas mais importantes como o tráfego orgânico do seu site, de onde os clientes estão acessando seu e-commerce, visualizações, períodos de maior atividade etc. Com essas informações é possível acompanhar a jornada de compra do seu cliente e saber onde e de que forma oferecer as novidades do seu negócio.

A plataforma precisa ser otimizada para SEO

A sua loja precisa estar entre as pesquisas do Google e quando o assunto é vendas pela internet, o SEO é um dos responsáveis pela localização da sua loja nos sites de busca. Esta técnica aproxima a sua loja virtual dos potenciais clientes utilizando as ferramentas de SEO que a plataforma possui para que os sites sejam encontrados com facilidade na barra de pesquisa Google.

É essencial que o cliente tenha uma boa experiência com o seu e-commerce

Quando for contratar uma plataforma de e-commerce você tem que saber que o usuário que irá acessar a sua loja precisa localizar e identificar os comandos e recursos que este espaço oferece. Sendo assim, preste atenção na localização dos produtos, no carrinho de compras e o processo de checkout. As formas de pagamento devem ter praticidade, ser transparentes e de fácil finalização de compra.

Confira 5 dicas que te farão escolher a melhor opção para o seu negócio:

1-Custo e benefício da contratação de uma plataforma e-commerce

O primeiro fator determinante para qualquer contratação inicia-se pelo preço. Quando lidamos com o e-commerce o preço não deve ser a opção mais importante a se preocupar, pois, neste caso o barato pode sair caro. A internet possui diversos perigos caso o seu usuário não esteja preparado.

As soluções e resoluções de problemas só podem ser contornados por uma plataforma de qualidade e que ofereça segurança, com a possibilidade de gerenciar todas as informações garantindo a proteção para a empresa e seus clientes.

2 – Trace objetivos para o seu negócio

Sua empresa precisa ter um objetivo a ser alcançado e pela plataforma e-commerce é possível delinear um cenário ideal para executar suas vendas no comércio eletrônico. Não é aconselhável que você copie e reproduza os objetivos e modelos de outra empresa, pois o que funciona para outra empresa, pode não funcionar tão bem para a sua.

O seu e-commerce precisa ter a sua própria identidade, e tendo as suas próprias necessidades é possível identificar como a sua marca poderá se colocar no mercado. Para isso, a escolha de uma plataforma fará toda a diferença para os resultados e auxiliará na gestão do negócio com tecnologias adequadas para o crescimento do seu negócio no ambiente online.

3 – Integrações e Funcionalidades

Faça uma pesquisa prévia da integração e funcionalidades da tecnologia e-commerce antes de contratar uma plataforma. É aconselhável a criação de uma lista que conste os resultados esperados pelos recursos que você pretende adotar na plataforma e fazer uma análise com as demais disponíveis no mercado.

Se for o caso, faça um teste e navegue em e-commerces que se utilizam dos mesmos recursos que você listou. Também é possível solicitar uma apresentação dos recursos para o conhecimento da interface do painel de controle e aderir ao serviço se estes recursos irão atender às suas necessidades.

4– Conheça o suporte e apoio no pós-venda

Plataformas de e-commerce podem entregar preços acessíveis, suprir seus objetivos e possuir diversas funções que auxiliam na gestão da sua marca no ambiente de vendas digitais. Entretanto, se ela não oferecer um suporte técnico adequado você pode enfrentar problemas quando não souber utilizar algum recurso ou quando o sistema simplesmente não responder a determinados comandos.

5 - Fique atento ao contrato de prestação de serviços

Ficar ciente do que você está contratando é primordial para qualquer contrato de prestação de serviços. Além disso, é fundamental que este site esteja em conformidade com a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, e o seu e-commerce deve atender a essa regulamentação. É preciso que o conteúdo do contrato seja rigorosamente revisado e deverá ser assinado apenas quando estiver de acordo com todas as cláusulas constantes.

Lembre que um bom atendimento também depende do seu pós-venda, e pode ser que você tenha dúvidas sobre o funcionamento do sistema nas suas primeiras vendas, sedo importante o apoio de profissionais especializados para responder estas questões.
Aqui você terá todo o suporte que seu e-commerce precisa. Possuímos profissionais qualificados que te darão o suporte necessário e que auxiliaram na rotina de suas vendas on-line. Entre em contato com a nossa equipe e assine um dos nossos planos de produção de conteúdo. Ligue para o 0800 750 5564 que estaremos prontos para melhor te atender.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
account-based-marketing-abm-o-que-e videos-nativos-conheca-essa-maneira-de-produzir-conteudo-em-todas-as-suas-plataformas dicas-de-livros-para-otimizar-sua-carreira-no-marketing
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564