Dicas para organizar uma equipe de marketing em sua empresa

Investir em marketing é um dos principais fatores de sucesso de uma empresa. Organizar essa estrutura de forma otimizada é garantia de atingir os objetivos e metas do seu negócio. Fazendo a escolha e o uso certo, a equipe de marketing pode ser uma poderosa ferramenta estratégica de uma empresa. 


10 dicas para organizar uma equipe de marketing

Mas, como utilizar melhor esse recurso? Como realizar a melhor seleção de profissionais? Como tirar o melhor desse time em favor dos objetivos da marca? Descubra melhor a seguir.


Conheça a sua empresa

Antes de tudo, para montar uma equipe de marketing é necessário ter um conhecimento profundo da empresa. Para isso, saiba quais as reais necessidades e expectativas desse negócio. Isso vai te ajudar a compreender quais profissionais precisam compor essa equipe. Além disso, vai compreender o que precisa ser feito para que aqueles profissionais possam trabalhar, seja de estrutura interna ou a contratação de algum serviço complementar.


Defina objetivos concretos

Esse é outro ponto fundamental para desenvolver bem a equipe de marketing. Estabeleça metas claras a serem atingidas e, assim que a equipe for formada, apresente isso a eles. Isso direciona bem a sua equipe para o realmente deve ser feito. 


Experiência X conhecimento

Esse é outro ponto muito debatido por parte das empresas. Muitas vezes podemos nos deparar com um candidato muito bem preparado, porém com pouca experiência. Mas também pode acontecer o contrário, de ser um candidato com muita experiência mas sem uma atualização dos conhecimentos com constância. 

A resposta dessa dúvida tem a ver com a sua empresa atualmente. Se for uma demanda importante e urgente, você não terá tanto tempo para fazer o treinamento desse colaborador. Logo, pode ser interessante contratar alguém com experiência. Agora, se for uma demanda recorrente, vale a pena investir em um profissional sem muita experiência. 

Compreenda a situação atual da empresa e o que espera que o profissional agregue ao seu negócio. Isso ajuda a criar um perfil de candidato na hora da seleção, evitando que haja uma quantidade grande de pessoas se candidatando sem necessidade.


Defina prioridades

Existe uma variedade grande de vertentes do marketing. Então você deve compreender quais as necessidades do seu negócio. Isso impede que você busque um profissional e sobrecarregue o mesmo com muitas tarefas. Isso não só diminui os resultados como também limita a produtividade do mesmo.


Estabeleça as especialidades necessárias

Quando você compreende o que precisa ser feito, facilita a gestão da sua equipe. Isso também otimiza o processo seletivo, pois você compreenderá quais especialidades deverão ser observadas nos profissionais avaliados.

Existem alguns profissionais que estão sempre presentes nas equipes de marketing. Podemos destacar as seguintes áreas:

Esses setores podem variar de acordo com a necessidade de uma empresa. Por isso que é importante avaliar o negócio atualmente e como pode ser realizado.


Invista em uma comunicação eficaz

Isso é importante por diversos motivos. O primeiro é que com uma comunicação eficaz há uma rapidez na execução das atividades planejadas. Além disso, podemos observar que há uma efetividade das ações, ou seja, menos chances de erros. E não podemos nos esquecer de um alinhamento melhor entre a parte gerencial e a parte operacional, que executa as estratégias propostas.


Prepare o setor

Assim como é importante ter um profissional capacitado, é fundamental preparar o ambiente para realizar o trabalho. Para isso, verifique os programas necessários para a execução das atividades. Caso tenha a necessidade de fazer alguma mudança, melhor que seja com antecedência do que com pressa.


Compreenda todo o processo

Como estamos falando da formação de uma equipe, muitas tarefas terão que ser dividas em processos. Para isso, compreenda cada etapa e, acima de tudo, veja o prazo de execução de cada uma. Isso evita que as ações sejam feitas com pressa e ainda otimiza a realização dos trabalhos de cada profissional.


Estabeleça o perfil do colaborador

Isso facilita e muito na hora do processo seletivo. Você deve avaliar o que o profissional precisa para realizar aquele trabalho. Em algumas atividades há a necessidade de ser comunicativo, outras ter um perfil analítico. Já outras podem ter uma capacidade de lidar em prazos curtos. Tudo isso deve ser analisado de acordo com cada vaga em questão.


Tenha um prazo para a formação da equipe

Com um planejamento, você acaba tendo um tempo hábil para fazer a melhor escolha. Através dessa organização, é possível não sofrer com pressa na escolha e ao mesmo tempo não demorar a definir um profissional para formar o time.


Em meio a todas as dicas, há ainda a possibilidade de terceirizar o serviço. Este está se tornando uma das principais iniciativas das empresas no momento. E existem diversas razões para que isso aconteça.

Começando pelo custo. O valor gasto para preparar a estrutura interna da empresa e as despesas de cada profissional é muito superior se o mesmo serviço for terceirizado. Isso porque estamos falando dos custos diretos, fora os gastos essenciais como água e energia elétrica. 

Além disso, não há um tempo focado no treinamento do profissional. Ainda que seja uma pessoa com experiência, há a necessidade de preparar o mesmo para as atividades a serem desempenhadas. Com a terceirização isso não acontece, pois será responsabilidade do contratado.

Há ainda a garantia de ter um profissional especializado naquela atividade. Então será mais uma forma de ter resultados, uma vez que essa pessoa já desempenha as atividades há algum tempo. Isso sem falar na capacidade de ter experiência com aquele setor, otimizando ainda mais o trabalho realizado.

Mas apenas terceirizar não é a solução dos problemas. Você deve escolher com sabedoria, pois se trata de um serviço estratégico. A primeira dica é observar a credibilidade que a empresa tem no mercado. Veja os clientes que atendeu, especialmente se forem do mesmo nicho que o seu negócio.

Quando entrar em contato, tire todas as dúvidas. Muitas vezes pode-se ter uma noção errada das reais expectativas acerca do trabalho a ser realizado. E também sinta confiança nos profissionais que executarão as atividades. E lembre-se: quanto mais especializada for a empresa naquele serviço, melhores serão os resultados.


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