Dicas para otimizar a produção de conteúdo da sua empresa

O marketing de conteúdo se apresenta, hoje, como uma solução indispensável para a empresa que deseja crescer no âmbito digital ou do e-commerce, aumentando a sua visibilidade, número de clientes e de vendas, por exemplo.

Tanto isso é verdade que, segundo um recente estudo, o marketing de conteúdo traz, quando comparado com outras estratégias, 2,2 vezes mais visitas para o site de uma empresa e 3,2 vezes mais leads, que podem ser transformados em excelentes oportunidades de negócios.

No entanto, para que o marketing de conteúdo seja capaz de alcançar esses resultados, é fundamental otimizar o processo produtivo de conteúdo, conferindo a ele maior eficiência, qualidade e agilidade. Algo que é fundamental no setor, considerando a dinâmica da internet, que é veloz, e exige da equipe responsável pela redação grande empenho.

Gostaria de conhecer algumas dicas para otimizar a produção de conteúdo da sua empresa? Em caso de resposta positiva, continue a leitura!

Disponha de uma plataforma de escrita eficiente

Para produzir conteúdos de qualidade, é fundamental contar com uma plataforma que possibilite que eles sejam criados de maneira eficiente, produtiva e rápida.

Quando o redator conta com uma plataforma de escrita completa, ele tende a se tornar mais criativo e imaginativo, podendo entregar com isso um material de excelente qualidade.

Hoje, temos no mercado diversas plataformas, tanto online como offline, que possibilitam ao redator tais competências. Como exemplo, podemos citar o Word - que também está disponível na versão online -, Google Documentos, Libreoffice, entre tantas outras.

Ao contar com uma plataforma interativa e completa, é possível otimizar o processo produtivo de conteúdo.

Invista em tecnologias de correção e plágio

Por mais que as plataformas de escrita, como o Google Docs, possuam uma função específica de corrigir o conteúdo, no caso de erros de português, é sempre bom contar com ferramentas auxiliares de correção e de plágio. 

Atualmente, há sites que fazem a tarefa de corrigir o texto ou conteúdo, de modo a garantir que ele seja publicado de acordo com a norma culta da língua portuguesa. São domínios que também oferecem sugestões de frases ou períodos, de modo a torná-los mais claros para o leitor.

O processo produtivo de um conteúdo envolve uma tarefa que é essencial: a pesquisa. A partir dela, encontramos artigos científicos, estudos, entre outras fontes de informações que são fundamentais para garantir que o conteúdo seja de qualidade e baseado no que há de mais atual no que diz respeito à ciência.

No entanto, muitas vezes pegamos uma ideia e colocamos em nosso conteúdo sem citar a fonte, o que pode configurar plágio. Por isso, é sempre recomendado que passe o conteúdo por um sistema de plágio, para que assim produza um material original e atraente.

Constitua o processo de produção de conteúdo

A produção de conteúdo é um processo, um procedimento e um caminho. Por isso mesmo, é fundamental que mapeie este caminho, com o objetivo de transformá-lo em um processo que deve ser observado pela equipe responsável pela gestão de conteúdo.

Em geral, podemos dizer que o processo de produção de conteúdo envolve quatro etapas, a saber:

  • Definição do tema e elaboração do briefing em relação ao conteúdo a ser produzido. Aqui, deve constar toda e qualquer informação que ajude o redator a entender a proposta de conteúdo.
  • Pesquisa em relação ao tema do conteúdo a ser produzido. Nesse momento, o redator deve realizar uma pesquisa profunda em relação ao tema, com o objetivo de produzir um material original, de qualidade e atraente.
  • Revisão do conteúdo, com o objetivo de verificar se há erros de português e se a ideia central do conteúdo foi abordada de maneira clara.
  • Publicação do conteúdo e acompanhamento de sua legibilidade.

Quando o redator conhece o caminho que ele precisa seguir para produzir o conteúdo, esse processo é otimizado, ou seja, é desenvolvido com maior agilidade.

Desenvolva o conteúdo tendo por base o público a que ele se destina

Uma coisa que toda empresa precisa saber é que o conteúdo produzido precisa girar em torno de uma persona ou público. Ainda que isso seja óbvio, na prática, o conteúdo produzido fica, muitas vezes, a desejar nesse sentido.

Quando o redator parte desse pressuposto, conhecendo muito bem o público de uma empresa, ele otimiza o processo de produção, adotando uma linguagem que condiga com o perfil da persona.

Com isso, ele estabelece de maneira mais clara uma boa conexão com o público leitor, podendo assim transformá-lo em uma boa oportunidade de negócio. 

Terceirize a produção de conteúdo

Outra coisa que pode fazer para otimizar a produção de conteúdo é terceirizar esse processo, ou seja, entregá-lo nas mãos de agências especializadas, que contam com profissionais qualificados e capazes de produzir um conteúdo que tenha total relação com os interesses do seu negócio.

Uma agência especializada em marketing de conteúdo conta não só com profissionais qualificados, mas também com ferramentas ou técnicas que podem ajudar a sua empresa a verificar melhor como está a sua estratégia de conteúdo.  Alguns exemplos de ferramentas são auditoria e análise de interação com o seu conteúdo, a partir de curtidas, compartilhamentos ou comentários.

Além disso, acompanha a legibilidade do conteúdo e o número de visitas que o seu site ou blog alcançou após a publicação de conteúdos, como imagens, vídeos, textos, entre outros formatos.

Ao contratar uma agência especializada em marketing de conteúdo, você otimiza não só o processo de produção de conteúdo, mas a estratégia como um todo.

É a melhor solução para a empresa que deseja contar com conteúdos relevantes, de qualidade, criativos e baseados no que há de mais atual no que diz respeito a pesquisas mercadológicas e científicas.

Agora que sabe como otimizar a sua produção de conteúdo, o que está esperando para colocar as nossas dicas em prática? Faça isso e veja como o seu setor de marketing se tornará mais eficiente e produtivo. Como consequência disso, a sua empresa crescerá mais, melhorando significativamente os seus resultados.

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