5 dicas para otimizar os conteúdos do seu site

Na busca por uma otimização de resultados, as empresas buscam, cada vez mais, por estratégias de marketing de conteúdo para alcançar o público não apenas por meio das propagandas tradicionais, mas com o oferecimento de informações e conhecimento para as pessoas. Isto faz as empresas serem mais do que apenas uma marca de produtos para os clientes, mas as torna uma fonte de informação relevante e importante para esse público.

Com bons resultados e uma melhora da saúde de sua marca, é cada vez mais alto o número de empresas que empregam estratégias de marketing de conteúdo dentro de seu marketing digital. Dessa forma, há um aumento da concorrência nesse tipo de ação, pois passa a existir uma grande quantidade de conteúdo na internet, muitas vezes semelhantes ou que trate de um mesmo assunto.

Essa presença de muito conteúdo que busca um mesmo tipo de público-alvo faz ser importante não apenas estar na internet e investir em marketing de conteúdo, mas também que as empresas busquem otimizar os seus conteúdos para que se destaquem das demais e consigam atrair a atenção do maior número possível de pessoas.

No entanto, é nesse ponto que muitas empresas, e até mesmo alguns profissionais, encontram alguma dificuldade, pois produzir um conteúdo otimizado pode exigir alguns cuidados a mais em seu trabalho, de forma que o seu conteúdo saia do lugar comum e possa ser muito mais atraente e interessante, sem perder a qualidade.

 

Principais dicas para otimizar os conteúdos do seu site

Confira, a seguir, algumas dicas muito importantes para conseguir otimizar o seu conteúdo e obter um grande destaque na internet. Isso vai permitir que sua empresa obtenha resultados ainda melhores com o marketing de conteúdo:

1 – Mantenha sempre a originalidade de seus conteúdos

Um dos pontos mais importantes na otimização de seu conteúdo é a originalidade, ou seja, produzir conteúdos com as características de sua empresa, de modo a criar uma identificação desse trabalho com a sua marca.

Dessa maneira, é possível criar um vínculo ainda maior com o seu público-alvo, pois a originalidade contribui também para uma maior identificação de seus clientes com a marca e o conteúdo oferecido. Isso significa que, mesmo com fontes de pesquisa que sirvam de base para seu trabalho, nunca se deve copiar o estilo de outras empresas, mas sim criar uma identidade própria para seus conteúdos.

2 – Sempre trabalhe com títulos chamativos em seus conteúdos

A qualidade de um conteúdo é, obviamente, essencial para obter bons resultados, mas essa qualidade precisa começar antes mesmo que o público tenha contato com seu material. O primeiro contato é feito com o título de seu conteúdo, que deve despertar a curiosidade e interesse nas pessoas de consumir seu conteúdo e receber as informações oferecidas.

Isso torna essencial que se tenha sempre títulos que consigam se destacar em meio aos demais conteúdos, atrair as pessoas e prender sua atenção a partir da curiosidade e interesse naquilo que seu conteúdo oferece. Dessa forma, é muito importante que, em cada conteúdo produzido, se dedique algum tempo para desenvolver um título de destaque, para que seu marketing de conteúdo possa, de fato, obter bons resultados.

3 – Mantenha uma frequência de postagens

Para conseguir otimizar os conteúdos de seu site, é muito importante manter uma boa frequência de postagens de conteúdo, e assim evitar que a empresa passe uma impressão de desatualização para o seu público.

Além disso, manter uma boa frequência de postagens de conteúdo evita que um lead de sua empresa fique muito tempo sem receber conteúdo novo, o que poderia fazê-lo perder o interesse em sua marca e deixar de comprar seus produtos e serviços, com impacto negativo direto em seus lucros.

Essa frequência de postagens de conteúdo, no entanto, vai variar muito de acordo com as estratégias de marketing de conteúdo definidas pelas empresas. Conteúdos mais complexos, que exijam um cuidado maior na sua produção, ou mesmo que demandem um maior tempo de consumo do público, podem ser postados com uma frequência mais espaçada, como postagens semanais, por exemplo.

Diferentemente, estratégias voltadas para redes sociais, com postagens mais simples, devem receber conteúdo ao menos de forma diária, pois são plataformas muito dinâmicas, nas quais os conteúdos são consumidos rapidamente e sua marca não pode cair no esquecimento do público. Dessa maneira, é importante que a sua frequência de postagens seja definida apenas com base na análise de sua estratégia e seus objetivos com o marketing de conteúdo.

4 – Utilize links internos em seus conteúdos

A otimização de seus conteúdos passa diretamente pela condução do público ao consumo do maior número de conteúdos possível dentro de suas páginas, para que, assim, recebam todas as informações que você deseja transmitir. Uma das melhores maneiras de fazer isso é com o uso de links internos em seus conteúdos.

Os links internos devem ser inseridos dentro de seu conteúdo e levar o leitor até outro conteúdo, postado anteriormente, de modo que se tenha um aumento do seu número de visualizações e do consumo de conteúdo de sua marca. No entanto, é importante que o uso dos links internos seja feito de modo natural em seus conteúdos, para que não pareçam forçados para o público.

5 – Diversifique os formatos de seus conteúdos

Todas as estratégias devem definir, antes de começar a produzir conteúdo para seu site, qual o formato ideal de conteúdo para o seu público-alvo especificamente. Ou seja, qual tipo de conteúdo vai obter a melhor aceitação dos seus clientes e seguidores e oferecer melhores resultados.

No entanto, embora se tenha sempre um formato de conteúdo principal para o seu site, é importante ter alguma variação periódica de formato, para criar algo novo no relacionamento com seu público. Por exemplo, se seu site tem conteúdo escrito como seu principal formato, você pode apostar em infográficos, galerias de imagens ou vídeos de forma esporádica, para variar sua página e gerar alguma curiosidade e interesse em seu público.

Para garantir que o conteúdo de seu site consiga obter uma boa otimização e gerar os melhores resultados para sua empresa, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis.