Dicas para otimizar suas vendas na internet

O ambiente digital tem se tornado cada vez mais uma alternativa de expansão para lojas de diversos nichos. Muitas saíram do ponto de venda (PDV) e partiram para o virtual, apostando todas as suas fichas em e-commerce e marketplaces, enquanto outras permaneceram com o PDV e expandiram sua atuação também para o online.

Qualquer empreendedor, seja ele de uma loja física ou virtual, tem o intuito de crescer e expandir o seu negócio. Para isso, aumentar o volume de vendas é totalmente necessário. Tal resultado significa, na prática, que sua loja está entregando produtos ou serviços que o seu cliente realmente precisa e que ele está sendo engajado da maneira certa.

Como a internet é um ambiente que nos oferece uma infinita gama de possibilidades, atingindo mais público e engajando mais, o comércio online expandiu com o passar dos anos e as lojas virtuais se tornaram o centro das atenções dos empreendedores. Porém, a concorrência nesse ambiente também é consideravelmente maior e, por isso, é preciso estar atento às estratégias corretas para se destacar perante a concorrência e atingir o sucesso.

Para ajudar a sua loja online a se destacar e vender muito mais, separamos algumas dicas importantes que podem mudar a sua perspectiva de vendas. Confira!

Entenda a experiência do usuário

Conhecer e compreender a experiência do usuário (UX, de User Experience) se tornou uma tarefa fundamental para o setor de vendas de uma empresa, principalmente das lojas online. Saber como ele interage com a sua loja online e como se comporta em todo o seu processo de navegação auxilia a criar estratégias para levá-lo mais rapidamente ao ato final (a compra). 

Para isso, o UX conhece esse caminho e passa a criar páginas interativas, responsivas e objetivas, a fim de garantir que o cliente em potencial continue navegando por sua loja virtual por mais tempo e sem empecilhos. Consequentemente, ele passa a ser incentivado a fazer uma compra.

Dentre as ações necessárias dentro da estratégia de UX, destacamos a usabilidade de navegação, que deve ser intuitiva, interativa e fácil; textos que convertem com conteúdos inovadores, diretos e que demonstrem soluções com seus produtos; e um design atraente, com um bom equilíbrio de cores e elementos gráficos que tornem a navegação esteticamente agradável.

Aposte em uma experiência omnichannel

Nos dias de hoje, as informações estão em todos os lugares e a qualquer momento disponíveis para os usuários. Basta pegar o smartphone e temos acesso a qualquer produto ou serviço, podendo pesquisar, comparar preços e condições, e efetuar a compra em poucos cliques. 

Ao mesmo tempo que um aplicativo oferece essas vantagens, um site também pode oferecer, enquanto a loja física ainda continua existindo. Ou seja, é uma multiplicidade de meios disponíveis para conhecer os produtos e comprar.

Seguindo essa tendência surgiu uma das mais importantes estratégias de experiência do varejo, o omnichannel. Ele se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação a fim de estreitar a relação entre online e offline, melhorando a experiência do cliente. 

Tal prática permite uma ponte direta entre o ambiente virtual e o físico, tornando a vida do consumidor mais fácil e mais dinamizada nessa rotina tão integrada que temos nos dias de hoje. 

Usar essa estratégia é importante porque os clientes modernos percorrem diferentes caminhos para chegar até o momento de decisão de compra: visitam o site, buscam depoimentos de clientes nas redes sociais, fazem contato por aplicativos e chat, vão à uma loja física, entre outros percursos. 

Nota-se, portanto, que eles usam diversos canais de comunicação para embasar suas decisões de consumo. Por conta disso, surgiu a necessidade de integrar a comunicação e a disponibilização de produtos e condições iguais em todos esses ambientes de compra. 

Assim, ao visualizar uma oferta no site, ele verá a mesma oferta no aplicativo e na loja física. Além disso, se o cliente realiza uma compra no site, passa a ser possível fazer a troca em uma loja física. Tudo para que ele chegue mais facilmente ao seu produto e consiga tê-lo onde quiser. Tal estratégia aumenta consideravelmente a conversão de leads em clientes.

Invista em comunicação

Ter uma loja virtual, onde é possível entrar e adquirir produtos, não significa que a sua empresa precise se restringir a esse meio online. É possível explorar o digital de diversas maneiras, incluindo a divulgação de conteúdos ricos em sites, blogs e redes sociais da sua marca.

Crie esses perfis e passe a divulgar conteúdos em diversos formatos (texto, imagem, vídeo, podcast, etc.), que sejam de interesse da persona do seu negócio. Com certeza, essa é uma oportunidade única de atrair visitantes e compradores em potencial para a sua loja online.

Abuse de técnicas que auxiliem na conversão dos seus leads em clientes reais, como a SEO - Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismo de Busca, por exemplo. Na prática, essa é uma estratégia que reúne um conjunto de técnicas efetivas que tem como intuito tornar os sites e blogs mais relevantes para os mecanismos de busca. Assim, eles passam a aparecer na primeira página do Google, alcançando mais visibilidade e engajamento.

É notável que, ao pesquisar por determinado produto, serviço ou assunto específico, os sites que aparecem em primeiro lugar na busca alcançam uma notoriedade e uma propriedade de serem referência no setor em que atuam. Obviamente, atraem mais atenção dos internautas.

Tais técnicas incluem o uso de palavras-chave nos conteúdos (definidas a partir de um estudo de tendências de buscas), links internos e externos, heading tags, intertítulos, site responsivo, Call to Action (CTA), entre outras. Esta última é excelente para levar o lead para a ação que a sua empresa deseja, seja para conferir uma promoção na sua loja online, um novo produto, entre outras ações de conversão.

Facilite o processo de compra

É comum em lojas online que o cliente busque um produto, encontre o que procura, cadastre-se, adicione o que deseja comprar no carrinho e abandone a loja logo em seguida.

Com certeza isso significa que, em algum momento, o processo de compra não foi tão eficiente e intuitivo, levando o consumidor a abandoná-lo bem no último estágio, o que é uma lástima para a equipe de vendas.

Para resolver esse problema é preciso, antes de qualquer coisa, compreender o porquê ele acontece. Os motivos podem ser diversos:

  • Cadastro no site longo e complexo;
  • Informações de compra e de formas de pagamento confusas;
  • Custos extras, como frete e impostos mostrados apenas no checkout;
  • Lentidão no site ou não ser responsivo no dispositivo móvel;
  • Entre outros.

Após identificar os principais problemas, é preciso trabalhar para resolvê-los o mais rápido possível, a fim de evitar o abandono do carrinho e aumentar o volume de vendas. Priorize a facilidade e objetividade no processo de compra, de modo que ele percorra o caminho rapidamente, sem empecilhos técnicos ou informacionais.

Para isso, promova um preenchimento simplificado no checkout; preenchimento dos dados do cartão com auxílio visual; um ambiente fully responsive; possibilidade do login social, resumo do pedido durante a jornada de compra, entre outras alternativas.

Precisa de ajuda com o conteúdo da sua loja online? Acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564, caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.