Blog Dicas para planejar uma proposta comercial exemplar para seu cliente

Dicas para planejar uma proposta comercial exemplar para seu cliente

Dicas para planejar uma proposta comercial exemplar para seu cliente

Escrever uma proposta comercial não é uma das tarefas mais fáceis de serem realizadas. Ela precisa ser persuasiva, mostrar os pontos positivos de sua empresa, conquistar a empatia do cliente que você quer convencer, etc. E isso é muito difícil. Para ajudar você, temos dicas adaptáveis para serem usadas por sua empresa, seja ela do ramo que for. 

A primeira coisa importante a lembrar é que apresentar seu produto ou serviço de maneira persuasiva não deve ser o único foco da sua proposta comercial. Ela precisa mostrar também o valor de sua empresa e deixar muito claro como o futuro cliente vai se beneficiar ao comprar o que você tem a oferecer. 

Este é o motivo pelo qual um modelo fechado de proposta comercial não se torna viável. É preciso começar a partir de uma estrutura e ir modificando-a conforme as características de seu negócio, do cliente que você quer conquistar e da venda que você quer fazer. 

Além das dicas para a sua proposta comercial, desenvolvemos ainda uma checklist com tudo aquilo que ela precisa ter. Assim, será mais fácil para você apresentar seus produtos e serviços e os valores que a sua empresa tem para oferecer. 

Definição de proposta comercial

É uma forma de oferta, que pode ser escrita, pessoal ou digital, de um serviço ou produto que é destinado a um cliente específico. Sendo assim, deve trazer uma descrição de tudo o que será realizado por sua empresa, como vai ser organizada a execução do que você tem a oferecer e quais serão os valores disso tudo. 

A proposta comercial não pode ser apenas uma apresentação de sua empresa. Ela deve ser um comunicado expresso sobre um produto ou serviço que seja interessante para o cliente. 

Ao elaborar uma proposta exemplar, você facilita a possibilidade de fechamento de um negócio entre sua empresa e seu futuro cliente e de um estreitamento da relação entre vocês. 

Como montar uma proposta comercial exemplar

Já deu para perceber que uma proposta comercial é um documento bem complexo, pois tem muitas variáveis envolvidas. Ela deve explicar o que será englobado no projeto, o que sua empresa vai realizar, quanto tempo isso vai tomar, que tipo de material o cliente deverá fornecer, etc. 

Sendo assim, vamos logo ao passo a passo da elaboração de uma boa proposta comercial: 

1. Definição do objetivo: 

Nem toda proposta comercial tem como objetivo apenas fechar uma determinada venda. É possível, por exemplo, que seu planejamento seja mais amplo e na sua visão estratégica existam proposições futuras ao cliente, mas que dependam da resposta atual. Por isso, ter um objetivo definido é muito importante para planejar uma proposta exemplar. 

2. Conheça o cliente que você quer conquistar: 

Você precisa pesquisar bem quem é o cliente que deseja conquistar antes de elaborar o documento. Assim, você fica sabendo o que ele precisa realmente, como sua empresa pode ajudar, o que ela tem a oferecer a ele que a concorrência não o faz, qual seu diferencial para o que ele precisa etc. 

3. Defina o formato: 

É preciso considerar como deve ser a melhor configuração para a sua proposta comercial. Sendo assim, é necessário levar em consideração o que citamos acima: o perfil do cliente e o seu objetivo. Assim, você poderá tomar a decisão mais importante com consciência: enviar uma proposta digital, uma impressa ou uma mistura das duas. 

4. Planeje o conteúdo: 

O conteúdo da sua proposta comercial é o fator mais importante para que você alcance o sucesso. Por isso, para criá-lo, é preciso retomar os primeiros passos já citados e considerar outras questões, como: 

  • O começo da proposta (logo em suas primeiras linhas) deve conter o que o futuro cliente tem a ganhar com a parceria, compra, etc.;
  • O que sua empresa tem a oferecer a mais ou melhor do que a concorrência. Isso precisa ficar claro ao longo da proposta;
  • Uma explicação em detalhes sobre o que exatamente sua empresa está oferecendo;
  • Se for possível, faça uma simulação de dois diferentes cenários para a proposta: um ideal para você e o outro que seja menos caro para o cliente;
  • Apresente todos os valores do produto ou serviço que você está oferecendo no final da proposta, levando em consideração possíveis adições, se for necessário; 
  • No final da proposta, apresente sua empresa de forma breve, para mostrar ao cliente com quem ele está lidando. Isso é muito importante. Apresente ainda quem será a pessoa responsável pela condução da negociação, caso a proposta siga em frente;
  • Não esqueça de incluir a data da criação da proposta e de sua validade. Dessa maneira, você estabelece limites para o fechamento do negócio e cria um senso de urgência no cliente.

5. Follow-up: 

Você precisa organizar um follow-up para que não aconteçam gargalos nas negociações. Dessa maneira, você consegue deixar seu cliente em um estado entre a retomada do contato e o acompanhamento das negociações. 

É muito comum que as empresas recebam várias propostas comerciais em suas rotinas corridas e não consigam dar muita atenção a elas. Por isso, você deve se fazer presente entrando em contato. 

Checklist de sua proposta comercial

Conforme dito anteriormente, segue agora uma checklist que deixará sua proposta comercial mais clara e bastante objetiva, contendo todos os pontos importantes para que o negócio flua como você deseja. 

  1. Capa: se sua proposta comercial for impressa, faça uma capa com uma boa apresentação visual, estilizada, com papel mais duro que o do documento em si e com a logomarca da sua empresa bem visível;
  2. Índice: é preciso enumerar as páginas da proposta e mostrar ao cliente o seu tamanho, preparando-o para o que se seguirá;
  3. Introdução: nela você vai ambientar o cliente com o serviço ou produto que você está oferecendo de uma maneira geral. Aborde rapidamente aquilo que sua empresa oferece;
  4. Argumentação: explique de forma clara por que o cliente precisa de seu serviço ou produto e como ele será beneficiado optando por eles e não os da concorrência;
  5. Escopo: escrever de maneira detalhada todas as características do serviço ou produto oferecido ao cliente;
  6. Cronograma: explique em quanto tempo cada coisa descrita ficará pronta e quando será entregue ao cliente;
  7. Valores: defina qual será a forma de pagamento pelo produto ou serviço que você está oferecendo. Indique mais de uma maneira para realizar o pagamento;
  8. Termo de confidencialidade: inclua essa parte no documento para assegurar que o cliente não vai divulgar o escopo e os valores de sua proposta; 
  9. Informações sobre a empresa: faça um breve histórico sobre sua empresa, seus sócios, clientes e parceiros para mostrar a seriedade da proposta comercial. 

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