Dicas para produzir conteúdos incríveis de diferentes temas

Hoje, não há dúvidas do valor do marketing de conteúdo para elevar o nome da marca e gerar leads. Após um planejamento minucioso, em que é definida a persona e os canais de distribuição do conteúdo, é hora de escolher os temas que serão abordados e os tipos de conteúdos a serem criados.

É um verdadeiro desafio para o Content Manager criar pautas originais para produzir conteúdos incríveis de diferentes temas. Cada um deles deve ser matador e incentivar o engajamento do seu público, pelas informações importantes e úteis que oferece. Em geral, a maior parte dos conteúdos são textos, mas é possível usar outros formatos como complemento ou mesmo publicação principal, de infográficos, vídeos, imagens, webinar entre outros. 

 

8 dicas para começar agora mesmo

Não basta gostar de escrever, é preciso ter técnicas específicas para trabalhar com conteúdos para a web. Além de não cometer erros de gramática, como é esperado de um bom texto, é preciso realizar uma boa pesquisa em mídias idôneas que garanta a qualidade da fonte, ter uma linguagem adequada ao ambiente e à persona, saber abordar os temas propostos e selecionar pautas que possam ser bem desenvolvidas para gerar impacto e relevância. 

O conteúdo precisa tornar o trabalho visível na web, especialmente se destacando nos sites de buscas, para atrair o interesse do público-alvo da marca. As pessoas são seduzidas pelos temas propostos, as chamadas, os títulos, o design e os conteúdos complementares, e podem desenvolver uma relação com a empresa, até chegar à realização da compra. 

Em muitos casos, o redator acredita estar escrevendo algo interessante e que possa causar impacto na web, mas na prática está bem longe do foco. E é essa a questão que diferencia alguém que sabe escrever de um redator especializado em marketing digital, a falta de direcionamento para o canal de comunicação onde será publicado e para quem lerá o texto. 

O marketing de conteúdo, para ser bem-sucedido, deve ser encarado com a seriedade que propõe. Não é qualquer texto que pode ser publicado e é preciso uma atenção totalmente voltada para que ele seja construído com o máximo de informações e qualidade possível, seguindo o planejamento realizado e as regras pontuais para seu desenvolvimento. 

Há momentos em que as ideias parecem terem fugido da mente. Essa sensação é comum para todos que escrevem profissionalmente, mas não deve ser encarada como um fantasma assustador e sim parte do processo de criação. Criar um produto de qualidade não é fácil, mas ele está cercado de ferramentas que ajudam a sair da estagnação e produzir conteúdos incríveis, de diferentes temas. 

Para ajudar a produzir os desejados conteúdos, separamos dicas para produzi-los sem cair na estagnação e no marasmo. Elas podem fazer toda diferença na sua produção:

1 - Conheça bem sua persona

Um conteúdo nunca é produzido a esmo, para qualquer tipo de leitor. Ao contrário, a proposta do marketing de conteúdo é exatamente oferecer conteúdos para pessoas específicas, pré-determinadas de acordo com o perfil de cliente ideal da marca. A persona, como é chamado o personagem desenvolvido a partir de informações de clientes reais e almejados, possui características, desejos, rotinas, hobbies e interesses que devem ser seguidos na hora de escrever. 

Pesquisar antes sobre a persona, ajudará a saber como será direcionado o conteúdo, a linguagem utilizada, os quesitos mais importantes a serem abordados no tema e os complementos que podem ser mais impactantes, tornando o desenvolvimento muito mais simples e fácil do que parece. 

2 - Crie um roteiro 

Antes de começar o texto, elabore um roteiro sobre os assuntos que serão abordados. Isso ajuda a fazer as ideias fluírem e se organizar para não deixar de incluir nada que seja importante. Ele serve de base para a criação, uma espécie de mapa do que é relevante e de como se desenvolverá a história a ser contada e o que pode ser incluído para ajudar a enriquecê-lo. 

3 - O título é muito importante

O título é a primeira informação sobre conteúdo, que o leitor terá acesso, por isso um bom título pode atrair o leitor e estimular a leitura do restante do conteúdo. Ele não precisa ser o primeiro item a ser escrito e pode até surgir uma ideia melhor e mais impactante, após todo o texto ser preparado. 

4 - Escolha sempre a objetividade como base

Sem dúvida escrever um texto objetivo é o melhor caminho para produzir um conteúdo interessante. Mesmo que ele esteja publicado em um blog e possa ser um texto mais longo, o leitor busca informações rápidas, que vão direto ao que é necessário ser dito. 

Para facilitar a leitura use subtítulos, parágrafos mais curtos e que por si só sejam uma explicação independente. Esse recurso facilita que o leitor possa ter um entendimento do assunto, independente de onde ele começar a leitura, e acabe se interessando em consumir todo o material. 

5 - Identifique referências sobre o assunto a ser abordado

Antes de começar a escrever a pauta, faça uma pesquisa sobre o que ela irá abordar e identifique publicações que possam ajudar a alimentar as ideias e criar um conteúdo novo, mais rico em informação. Ao iniciar a construção de um conteúdo, não basta ter um tema e escrever sobre ele, é fundamental a pesquisa de outros sites importantes da área, saber o que especialistas falam sobre o assunto e então, começar a desenvolver o texto. 

Só assim, será possível criar um conteúdo de relevância, que sirva de referências não só para seu público, mas também para o mercado como um todo. 

6 - Capriche na revisão

É comum e humano errar na grafia, digitação, concordância ou gramática quando se está escrevendo um texto. A rapidez das ideias e a distração são os principais motivos para que essas situações aconteçam, mas levar esse material bruto diretamente para o canal de distribuição pode ser um tiro no pé. 

É preciso reler o texto algumas vezes depois de pronto, exatamente para observar esses possíveis erros. Antes de começar a revisão, use materiais de apoio como dicionários e gramáticas para tirar as dúvidas. 

7 - Tenha sempre prazos

Deixar a entrega do conteúdo “para um dia” é o mesmo que estimular que ele vá para a gaveta. Tudo no marketing de conteúdo precisa de prazos, datas para entrega, revisão e publicação, seguindo um calendário rígido e necessário. Publicações eventuais, sem padrões, ajudam a dispersar a audiência, que fica desinteressada por uma empresa que não tem controle sobre seus conteúdos.

8 - A prática leva à perfeição

Parece uma frase feita, mas é uma grande verdade: há atividades que quanto mais se pratica, melhor será o resultado final. Isso inclui atividades esportivas e a produção de textos. A prática de redação ajuda ao exercício da mente, ao desenvolvimento de palavras e ao ritmo adequado, com mais experiência sobre o que funciona ou não para publicações na web. 

Criar conteúdos incríveis não é uma tarefa fácil, principalmente quando todos eles devem manter um alto-padrão de qualidade. É preciso muito talento em escrever e foco, mas sem dúvida, há algumas atitudes que ajudam muito a sair da mesmice e apresentar um produto de grande qualidade sempre. 

E para contar com conteúdos incríveis acesse o site da RedaWeb e conheça nossos planos de produção de conteúdo ou fale com a gente pelo 0800 750 5564.