6 dicas para relacionar marketing de conteúdo com SEO de forma eficiente

Sabendo que o principal mecanismo de busca por informações de forma rápida e prática, hoje em dia, é feito online, nomes de buscadores são lembrados ao redor do planeta, quase que automaticamente, como fonte e resolução de problemas. 

Porém, como fazer uma página aparecer nesse recurso de modo que as pessoas consigam visualizar e ter acesso sobre determinado assunto? A produção de marketing de conteúdo unida ao trabalho de SEO permite que um site seja reconhecido por essa ferramenta e divulgado na web.

Esse objetivo chama atenção dos profissionais de marketing digital e SEO, em virtude dos algoritmos por qual todos os conteúdos passam, que analisam as melhores práticas de otimização, qualidade e tempo para criar relevância e ranqueamento de endereços, URLs e muito mais.

Para entender melhor como trabalhar de forma eficiente o marketing de conteúdo com SEO, confira as dicas a seguir, que podem emplacar grandes resultados.


A importância da criação de uma persona

Persona é um termo que determina um personagem representativo de um cliente ideal de uma marca. Embasada em estudos de mercado, a persona traz um melhor panorama para tornar o trabalho de SEO e produção de marketing de conteúdo mais assertivo e desenvolvido com eficiência.

Ao saber que toda busca, feita no Google, YouTube ou Bing, movimenta interesses, desejos, necessidades e expectativas dos consumidores, p é preciso compreender qual, por que e como age seu público-alvo. 

Colocando-se no lugar do usuário e aproveitando a construção de uma persona bem detalhada, o marketing de conteúdo com SEO traz resultados positivos claros e cruciais, por meio de um entendimento mais aprofundado do que precisa ser feito para impactar essas pessoas.


Defina os objetivos que deseja alcançar

Todo planejamento de marketing de conteúdo traçado começa pelas metas a serem perseguidas. Os números e intenções podem variar, a depender do objetivo final desejado.

Por exemplo, o destino pode ser aumentar número de visitas, crescer o número de clientes ou vendas, ampliar o tempo de permanência em páginas de seu blog ou, ainda, ganhar possíveis investidores ou cadastros por meio de uma newsletter.

Porém, para escolher o objetivo correto métricas precisam ser criadas, acompanhadas e analisadas por profissionais capacitados a isso. Como é o caso da utilização de KPIs, indicadores que demonstram índices de sucesso e encaminham a estratégia e conteúdo para a direção certa.

Se for colocado o resultado de aumentar as visitas em um blog, por exemplo, o KPI deve estabelecer a evolução e alterações da frequência e crescimento dos usuários únicos por mês que navegam pelas páginas deste site.

 

Traga o público para perto da sua marca

O foco do marketing em um negócio é trazer o cliente para perto de sua marca e anexá-lo, de modo que ele se envolva com suas soluções. Por isso, saiba recolher e filtrar dicas e depoimentos positivos do público de interesse e reconhecer as críticas e como superá-las.

A partir do momento em que se aperfeiçoa este mecanismo, fica repercutido ao negócio uma maior geração de contextos e conteúdo que atraiam sua clientela. A elaboração de testes, e-mails e pesquisas podem ser métodos que aumentem esse panorama e estudo de mercado.


Palavra-chave e otimização SEO

Marketing de conteúdo e SEO, por muito tempo, foram colocados à margem um do outro, entretanto, essa dinâmica mudou e atualmente não é possível nem mesmo estruturá-los de forma separada.

Essas práticas abrangem questões como a divisão entre off page e on page. O primeiro tem como foco os fatores externos do site/blog, como por exemplo os backlinks. Já o segundo se refere a tudo que engloba e é realizado dentro de uma página - sendo esse espaço a maior área de atuação de SEO.

Portanto, a execução do SEO on page parte desde o princípio da usabilidade do site até a qualidade do conteúdo e sua exposição a rede!!


Necessidade da construção de um link Building

Comparando o algoritmo dos buscadores de informação com uma gigantesca biblioteca ou caixas com milhares de arquivos catalogados, a internet armazena diariamente muito conteúdo. As ferramentas de busca fazem um trabalho de consulta e curadoria para avaliar quais páginas são mais referenciadas pelo tráfego orgânico ou propriamente por outros sites.

A dinâmica é teoricamente simples: quanto mais linkagem seu blog, página ou site tem em endereço de terceiros, melhor é a sua classificação, relevância e autoridade perante a demais URLs.

Resumidamente, maior sendo o número de citações de um autor ou página recebe de outros, mais relevante a rede o compreende e, consequentemente, melhores colocações e destaque são promovidos.

Portanto, práticas como entrar em contato com donos e alimentadores de sites para formar parcerias e sugerir a replicação de seus conteúdos são bastante realizadas no mundo do marketing digital. São usadas também para criar conteúdo criativo e inspirador dentro do seu segmento para ser naturalmente mais lidos, comentados e referenciados com links em outras páginas.


Antes de produzir e divulgar, analise as páginas e conteúdos nos resultados de busca

Escrever sem pesquisa prévia sobre um assunto e inserir em seu site ou blog para vincular na rede e aos buscadores podem não ser as melhores estratégias de marketing de conteúdo com SEO.

Inspecionar como os usuários pesquisam sobre um tema que se pretende produzir materiais é essencial, pois de modo simples e prático, podem ser feitas pesquisas e testes nos próprios buscadores para saber os tipos de resultados que aparecem com determinada pesquisa. Importante: isso pode ser feito em mais de uma língua, dependendo da situação.

A partir dessa perspectiva, fica muito mais fácil produzir um conteúdo que ficará mais perto do público e trará leads qualificados e possíveis consumidores reais à sua marca ou empresa. Também são apropriadas nesse meio as ferramentas de palavra-chave para observar quais são as mais usadas, quais são as mais caras para anúncios pagos, quais podem trazer melhor resultado para a construção do SEO de seu site, etc. 

Por fim, ao construir e contextualizar seu conteúdo, redigindo um conteúdo claro e objetivo, a assertividade redobra as chances de impactar as primeiras posições e também seu público, aumentam cada vez mais. Assim, pode-se garantir que o usuário encontre o que precisa com relação ao tema que deseja.


Conclusão

Por fim, o marketing de conteúdo deve estar sempre vinculado ao trabalho de SEO e vice-versa, pois ambas as práticas se complementam, trazendo de forma eficiente e otimizada os resultados pretendidos por empresas, marcas e negócios em geral.

Portanto, alinhar a produção de um conteúdo sempre inovador, criativo e interessante a estratégias de divulgação, organização de postagens e elaboração de toda estrutura de um site propicia as melhores práticas de ranqueamento nos buscadores e, consequentemente, maiores vendas, leads e feedbacks com o público, trazendo o reconhecimento pretendido com todo esse processo.  

Caso queira assinar um plano de produção de conteúdo, acesse o site da RedaWeb ou ligue para nós no 0800 750 5564.