Dicas para sua agência  de marketing digital acompanhar as novidades do marketing

Todas as profissões e empresas precisam estar conectadas com as tendências e lançamentos de sua área e afins, para não ficarem estáticas no mercado. Sem informações e renovações, o que se tem a oferecer para o cliente pode se tornar algo retrógrado e sem motivação, fazendo com que a concorrência mais atenta passe adiante na sua preferência. 

Para o marketing digital, essa situação é ainda mais urgente, pela velocidade com que surgem as novidades aliadas às novas tecnologias. Muitas agências perdem excelentes oportunidades, e até clientes, por não estarem atualizadas e desconhecerem as tendências. É imperdoável que quem trabalha com comunicação divulgação e tecnologia não esteja sempre um passo à frente sobre informações. 


Dicas para ir muito além do básico

Uma agência de marketing tem como início de uma parceria a entrega de estudos do mercado em que o cliente atua, para que se inicie uma compreensão do estágio atual da empresa, o que o ambiente pode proporcionar e quais as perspectivas e quais as oportunidades a serem aproveitadas. 

Essas informações são essenciais para começar o planejamento da campanha, traçar a persona e ter ampla consciência sobre os objetivos da empresa, mas há agências que não fazem esse estudo personalizado e, quando são requisitadas, coletam informações antigas de empresas com padrão semelhante. 

Situações como essa ainda são comuns no mercado, mesmo que seja perceptível o dinamismo do marketing digital. As evoluções são tantas que é desafiador se manter atualizado, conhecer lançamentos de ferramentas e aplicativos, cases de sucesso com o que ainda está iniciando no marketing, novos indicadores, quais as práticas mais bem sucedidas e muito mais. 

Ainda assim, mesmo com informações atualizadas nas mãos, a mente analítica deve estar sempre em atividade. É o senso crítico que irá filtrar as informações recebidas e adequar as que forem necessárias às estratégias, enquanto outras podem ficar na expectativa de outras ações ou apenas servir como conhecimento. 

A constância em aprender é um caminho ilimitado e que só valoriza o especialista e a empresa. Além do conhecimento sobre o marketing, saber mais sobre o mercado em geral e obter cultura geral só valoriza e sofistica as ações estratégicas. Para ajudar a acompanhar as novidades, separamos 10 dicas úteis para começar já:

1 – Acompanhe as tendências

Parece algo simples e básico para ser feito, mas muitas agências não se informam adequadamente e acabam deixando de iniciar um caminho inovador. O marketing é um ramo extremamente competitivo, com empresas que atuam na mesma área, têm acesso às mesmas ferramentas de divulgação e também desejam o topo de reconhecimento, relevância e autoridade. 

A atualização sobre as tendências deve ser diária, através de sites e blogs específicos ou os mecanismos tradicionais. Uma agência de marketing não pode perder uma posição por desconhecer o tema e, ao contrário, deve demonstrar que está a par e atento. 

2 – Conhecer profundamente o que já está disponível

Um profissional de qualidade conhece muito bem as redes sociais atuais, as ferramentas e técnicas já existentes. Só assim é possível entender no que serão úteis às novas tendências e lançamentos, e se surtirá efeito positivo em suas campanhas.

3 – Certificações 

Atualizar-se é também participar de cursos, seminários e eventos para entender a prática do que está despontando no marketing digital. O Google Adwords Analytics está sempre disponibilizando cursos sobre suas atualizações e o mesmo ocorre com outras plataformas. 

4 – Estude comportamento 

O marketing não é somente um estudo analítico e repetitivo para criação de suas estratégias. Ele precisa analisar o comportamento humano e suas variações nas sociedades, que vão se modificando a cada ano e em várias proporções de acordo com as experiências sociais que vão realizando.  A partir dessas mudanças, é possível entender por que algumas estratégias vão perdendo sua força, enquanto outras se tornam mais valorizadas. 

5 – Nunca esqueça os dados

Assim como o fator psicológico deve estar presente nas atualizações, o racional não pode perder espaço. A análise de dados é fundamental para acompanhar as tendências e necessidades do consumidor. São pesquisas e números relevantes para pontuar as estratégias e saber mensurar todas as ações. 

6 – Manter intercâmbio 

Manter-se isolado com medo da concorrência é um erro terrível e que pode ter um preço alto no futuro próximo. O mundo atual é globalizado. Quase tudo está disponível na web e as pessoas se comunicam por várias ferramentas, para qualquer lugar do mundo. O network é fundamental para fazer parte do mercado, conhecer melhor o cliente, a concorrência e o consumidor, se mostrar presente na atividade, realizar parcerias e se manter informado sobre atualizações que não saem em noticiários. 

7 – Manter o pensamento crítico 

A quantidade de informações que recebemos diariamente é enorme, mas nem todas são interessantes para nossa vida ou trabalho. Há muitas promessas mirabolantes, as famosas fakes news e matérias com informações sem sentido, que não merecem perder tempo com elas e muito menos ter a credibilidade do leitor. 

O pensamento crítico é fundamental para servir de proteção durante as pesquisas, filtrando o que chega para identificar o que realmente vale a pena. Pode-se perder muito tempo lendo e pesquisando sobre algo que simplesmente não existe e foi criado como boato. 

Para evitar isso, procure sites e blogs confiáveis, faça perguntas sobre o que leu, veja se encontra em outros locais e não se deixe influenciar por todos os conteúdos que tem acesso. 

8 – Busque referências

Exatamente para não cair em fake news e perder tempo e dinheiro com informações inválidas, busque as referências da informação. Sites de referência têm como princípio oferecer um conteúdo idôneo, criado por profissionais especializados e que não comprometeriam sua reputação com algo que não tem certeza. 

9 – Observe o contexto

Para entender o contexto, é preciso saber de toda a informação e não apenas parte dela. Além disso, avalie a funcionalidade do conteúdo recebido e se vale a pena aproveitá-lo. Há ações ótimas para um perfil e que podem colocar tudo a perder para outro. 

10 - Teste

Conteúdos podem ser informativos, mas também podem estar apenas traçando uma ideia e não uma realidade. Só com testes e validações é possível comprovar que o tema abordado está sendo utilizado com sucesso. Ou seja, não basta só ler o artigo, mas também refletir sobre ele, debater entre a equipe e outros profissionais, assim como ter conhecimento sobre cases de sucesso do tema. 

Não estar atualizado sobre as tendências e novidades do mercado é uma das causas de perda de clientes, mas para agências de marketing isso pode ser fatal. A área é extremamente veloz quando se trata de novidades e não ter conhecimento sobre elas pode fazer com que as estratégias se tornem obsoletas rapidamente e não surtam o efeito desejado. A RedaWeb pode te ajudar a produzir conteúdo de relevância e qualidade. Entre em contato pelo site ou ligue para 0800 750 5564 para conhecer nossos planos de produção de conteúdo!