Dicas para sua equipe colaborar com textos sobre a empresa

Você já deve ter ouvido várias vezes que os brasileiros não são um povo leitor, não é mesmo? Mas essa informação não é exatamente verdadeira, uma vez que várias pesquisas especializadas na temática trazem a informação de que as pessoas brasileiras leem sim, muito e desde cedo.

A diferença é que as pessoas leem aquilo que as interessa e é nesse ponto que ter um site com textos sobre a área de atuação de sua empresa pode ser uma estratégia bastante interessante para captação ou fidelização de clientes. 

Afinal, as pessoas que chegam até suas redes têm algum tipo de interesse no assunto e quando a instituição demonstra ter amplo conhecimento sobre o tema por meio de seus textos, a possibilidade de fechamento de novos negócios é bem maior.

Mas então surge a questão: como produzir bons textos, que as pessoas queiram ler e que tragam os resultados esperados? Temos uma boa dica para ajudá-lo.

A solução pode estar mais perto do que você imagina, pois a sua própria equipe pode colaborar com textos.

A equipe e os textos

Talvez você esteja pensando: ok, mas na minha empresa não há alguém que tenha a habilidade de redigir textos. Será mesmo? 

Uma boa alternativa para você poder levantar essa informação é fazer uma pesquisa interna. Avise seus colaboradores de que a empresa tem um novo projeto em vista e que redatores serão necessários. 

Peça para que os interessados em escrever se apresentem. Você pode ser positivamente surpreendido com os resultados.

Muitos funcionários de funções diversas possuem hobbies ou até mesmo outra carreira paralela e algumas delas podem estar relacionadas ao mundo da escrita.

Formas de colaboração

Outra forma bastante válida de a equipe colaborar com textos sobre a empresa é com a sugestão de temas que acham que seriam relevantes para os clientes já existentes e em potencial da instituição.

Além disso, os funcionários podem prestar consultoria a um redator ou empresa especializada em Marketing de Conteúdo.

Quando o colaborador escreve

Quem melhor do que os próprios colaboradores para falarem sobre assuntos com os quais trabalham diariamente? O conhecimento de causa deles acrescentará ao texto maior profundidade e realismo, o que certamente trará bons impactos aos olhos do leitor.

Nesse caso, é essencial criar um esquema de revisão textual e adaptação da forma do texto, a fim de gerar maior engajamento do público leitor na publicação.

Bons textos e crescimento de público

Já dissemos no início e vamos repetir: as pessoas leem aquilo que as interessa, por isso um bom texto deve ter o público leitor sempre em mente. Para tanto, tente encontrar as respostas às seguintes questões:

  • O leitor de meu site/blog está interessado no assunto de minha empresa de forma geral ou específica?
  • Quais assuntos despertam maior interesse?
  • Por que alguns assuntos causam mais interesse do que outros?
  • Qual é o gênero habitual de meu público leitor?
  • Qual é a idade média de meus leitores?
  • O que normalmente o leitor procura em minhas páginas e redes?
  • Qual tamanho de texto faz mais sucesso entre o público?
  • Que tipo de linguagem é melhor aceita?
  • Após a leitura, o leitor toma alguma decisão de compra?
  • Como o texto lido está relacionado à decisão de compra?

Com essas respostas em mãos, você será capaz de definir temas e formatos para seus futuros textos, porém já com um bom indicativo do que é mais funcional para seu site/blog.

Os textos como estratégia

Você já considerou que os textos podem ser uma boa estratégia de motivação dentro da própria empresa? Sim! Textos que falem sobre o dia a dia do trabalho, que deem dicas de produtividade, eficiência e desenvolvimento pessoal e profissional são uma ótima pedida e podem trazer excelentes resultados.

A produção de textos pode ser útil até mesmo para a organização diária do trabalho a ser feito e para alinhamento de objetivos e metas.

A qualidade dos textos

De nada adiantará sua empresa produzir milhares de textos se são rasos, superficiais e de pouca utilidade. No fim das contas, os textos acabam servindo como a famosa “encheção de linguiça”.

Um bom texto deve ser pensado no leitor, já demos várias dicas aqui em cima sobre como pensar no leitor no momento da escritura de um texto e, para isso, alguns fatores são imprescindíveis:

  1. Coesão, coerência e unidade: primeiramente, o texto precisa ter sentido e “se parecer” com um texto. Pois, se cada parágrafo tratar de um assunto sem que haja um fio condutor entre eles, o artigo será completamente confuso e o leitor perderá o interesse em lê-lo já nas primeiras linhas;
  2. Boa ortografia: não adianta, para um site ou blog profissional, ainda fica mal praticar erros ortográficos. Isso dá a impressão de desleixo e o leitor pode entender que, se a empresa escreve desleixadamente, então, a própria instituição deve ser desleixada;
  3. Escolha adequada de vocabulário: textos sobre assuntos muitos formais exigem uma linguagem mais trabalhada, já temas mais despojados, aceitam uma versão mais coloquial. Porém, seja equilibrado, pois gírias, abreviações e palavras extremamente informais podem dar a ideia errada sobre seu negócio;
  4. Conhecimento sobre o assunto: se o seu texto for raso, superficial, seu leitor não vai prosseguir na leitura e todo seu processo de escrita terá ido por água abaixo. Ainda que o espaço destinado ao artigo seja pequeno, procure recheá-lo com informações relevantes e que façam a diferença para o leitor, pois quando a leitura acaba, o leitor precisa estar mais informado e esclarecido do que antes, se isso não acontecer, o texto não cumpriu seu papel.

Redatores profissionais

Tem bastante gente qualificada por aí se dedicando à carreira de redator profissional e, destinar a tarefa de redigir textos sobre sua empresa a um redator pode ser ótimo para seu negócio.

Redatores profissionais sabem criar textos que chamam a atenção e captam os leitores, além dos aspectos essenciais da correção ortográfica, gramatical e de pontuação. 

Se você está pensando em incluir Marketing de Conteúdo em seu site/blog, esteja certo de que essa é uma excelente alternativa, pois o Marketing de Conteúdo aproxima seu cliente de seu negócio.

E se você está buscando por uma agência de produção de conteúdo para te auxiliar no processo de produção textual, a RedaWeb pode ser sua grande amiga nesse processo, pois contamos com redatores especializados nas mais diversas áreas.

Entre em contato conosco no site e conheça tudo o que uma empresa especialista em produção de conteúdo online tem a oferecer. 

Caso queira contratar um plano de produção de conteúdo personalizado para sua instituição, você pode entrar em contato no telefone 0800 750 5564. Nossa equipe saberá encontrar a melhor solução para a escrita de artigos.