Dicas para tornar as pautas de seu blog mais relevantes

Possuir um blog é, atualmente, algo básico, seja para empresas ou profissionais influenciadores em suas áreas de atuação, pois é neste tipo de ambiente virtual que o público pode ter acesso completo ao seu trabalho, passando a seguir suas postagens e podendo se tornar um consumidor de seus produtos, serviços ou conteúdo.

Mesmo com o rápido avanço das redes sociais, que permitem a criação de páginas oficiais para profissionais e empresas postarem seu conteúdo, o blog continua sendo a maneira mais efetiva de atingir seu público-alvo. Isso porque as redes sociais possuem uma limitação para suas postagens e podem, de acordo com as plataformas, tornar suas publicações menos visíveis.

Já com o uso de um blog para compartilhar seu material, além da possibilidade de um trabalho muito mais detalhado, com um design que representa as suas ideias, uso de imagens da maneira mais adequada para seu público, entre outros detalhes, há ainda uma concentração de todas as suas postagens, fazendo com que o público possa consumir seu conteúdo por um maior período de tempo.

No entanto, para que esses benefícios e vantagens da utilização de um blog possam ser notados na prática, é importante que se trabalhe sempre com pautas que sejam realmente relevantes para seu público-alvo, atraindo assim a sua atenção e fidelizando seus seguidores. Um blog que não tenha pautas relevantes e atraentes aos visitantes dificilmente irá obter os mesmos resultados positivos, uma vez que a qualidade do seu conteúdo é o primeiro passo para um blog de sucesso.


As principais dicas para que suas pautas sejam realmente relevantes

Para fazer com que as pautas de seu blog sejam, de fato, relevantes para o seu público-alvo, existem algumas dicas muito importantes que podem lhe ajudar. Confira a seguir:


Defina uma persona para seu blog 

Essa é uma das dicas mais importantes, pois pode ser o direcionamento inicial para fazer com que as pautas de seu blog comecem a ganhar uma relevância muito maior para o seu público específico.

Isso porque uma persona é a representação fictícia das pessoas que você deseja atingir com suas pautas. Assim, ao definir uma persona, é possível se colocar no lugar do seu público-alvo, começando a entender quais os seus gostos, desejos e necessidades, produzindo, assim, pautas que atendam a estes pontos específicos.

Desta maneira, a definição da persona é o ponto de partida para que você conheça e entenda melhor as pessoas que consomem seu conteúdo, levando seu blog a um nível muito mais próximo dessas pessoas, contribuindo para o sucesso de suas ações futuras.


Sempre utilize palavras-chaves

As palavras-chaves são fundamentais para que suas pautas sejam relevantes ao seu público, pois é por meio dessas que muitas pessoas chegam até o seu conteúdo em sites de busca na internet.

Assim, ao utilizar as palavras-chaves corretas, mais pessoas que buscam por temas tratados em seu blog poderão encontrá-lo e consumir seu conteúdo, uma vez que quanto mais próximo de seu interesse e de suas buscas, maior será a relevância do seu blog para o público, contribuindo também para que se tenha uma fidelização de seus seguidores.

Para facilitar ainda mais essa etapa, você pode realizar pesquisas a respeito de suas palavras-chaves, obtendo assim uma perspectiva inicial de como sua pauta irá se sair. Essa pesquisa pode ser feita diretamente na barra de pesquisas do Google, por exemplo, ou em ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google Ads ou o Keyword Tools.


Saiba quais são as tendências de seu segmento

Estar sempre por dentro das principais novidades e tendências de seu segmento é algo essencial para que se possa manter um blog de qualidade e relevante para seu público, postando os conteúdos que lhes interessa enquanto estes temas estão no centro de suas atenções.

De nada, ou pouquíssimo, adiantaria postar um excelente conteúdo sobre um tema que já caiu em esquecimento entre seus seguidores, pois isso faria com que esta pauta fosse lida por um número muito reduzido de pessoas, diminuindo assim o seu alcance.

Além disso, pautas que estejam ultrapassadas dentro de seu segmento podem contribuir para que muitas pessoas percam o interesse por seu blog, passando a buscar aqueles que compartilham um conteúdo mais atualizado.


Esteja sempre de olho na concorrência

A ideia de que acessar o conteúdo de seus concorrentes é contribuir para que eles se saiam melhor que você é uma das mais erradas possíveis. Isso porque é muito importante saber quais são os temas das pautas utilizadas pelos seus concorrentes ou blogs similares, assim como observar a reação do público a estes conteúdos.

Esse acompanhamento pode ser útil para saber quais são os temas que seu público possui um maior interesse, bem como ajudar a sua inspiração para produzir pautas a respeito de temas semelhantes, colocando seu ponto de vista no assunto em questão.

Porém, é fundamental que não se confunda esse acompanhamento de outros blogs com a cópia de seu conteúdo, pois o plágio é ilegal e faz com que seu blog seja visto de forma negativa por todos, possuindo assim um efeito devastador para a sua carreira profissional, independente de sua área de atuação.


Fique atento à opinião dos seus seguidores

Saber como o público lida com suas pautas é essencial para que se possa seguir produzindo pautas que sejam relevantes, pois é por meio do feedback que se pode conhecer os melhores temas a serem abordados e de qual forma.

Assim, tenha sempre um canal de contato com seus seguidores, bem como uma seção de comentários em cada postagem, pois o retorno de seus leitores, ouvintes e seguidores é uma ferramenta que pode levar seu blog ao sucesso com a identificação de pautas relevantes a serem produzidas.

A utilização de enquetes e perguntas diretas a seus seguidores também pode ser uma excelente alternativa para lhes dar esta voz ativa, levando até seu conhecimento os principais interesses e fazendo com que você identifique mais facilmente quais são as pautas mais relevantes para seu blog.


Sempre utilize ferramentas de análise

Além da voz ativa de seus seguidores, é muito importante que se faça uso das ferramentas de análise de desempenho de seu blog, que podem analisar o número de visitas, interações, taxas de conversão e rejeição, entre outros dados.

Esses números podem lhe mostrar quais são as pautas que atraem um maior número de visitas, fazendo com que se saiba qual o tipo de temas e assuntos que podem originar as pautas mais relevantes para o seu blog, tornando-o assim muito mais atrativo ao público.


Para garantir que suas pautas sejam sempre relevantes e tenham uma excelente qualidade, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os planos de produção de conteúdo disponíveis!