Dicas para vender o seu produto por e-mail

Internet é uma forma eficiente e barata de divulgação, garantido mais negócios a sua empresa. Confira algumas dicas para vender o seu produto por e-mail com mais resultados.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, divulgada recentemente pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), três em cada quatro brasileiros acessam a web, o que equivale a 134 milhões de usuários.

Destes internautas, a maioria são mulheres (74%), da área urbana (77%) e com curso superior (97%). Quase a totalidade (99%) utilizam smartphones e outros aparelhos móveis. Há ainda uma frequência alta (90%) de brasileiros que usam a internet diariamente.

O e-mail também é um dos recursos mais usados (58%). Entre as informações mais buscadas na web estão produtos e serviços (59%), serviços de saúde (47%) e pagamentos ou transações financeiras (33%). 

Como vender o seu produto por e-mail

Considerado uma importante ferramenta comunicacional, o e-mail deve estar presente em todas as estratégias de comunicação e de Marketing, ajudando na disseminação de informações, promoções e demais novidades.

Por meio deste canal, as empresas podem incentivar as vendas offline ou online, mantendo uma comunicação direta e eficiente com o seu público-alvo. 

Bem mais do que ter uma grande base de e-mails, será a qualidade do conteúdo que impactará os clientes, gerando a atenção necessária para que leiam a sua mensagem até o fim. 

Dependendo dos objetivos a serem alcançados, pode-se utilizar diferentes tipos de e-mails:

1. Operacional

Meramente informativo, é uma das formas de manter o cliente atualizado sobre o negócio, gerando interesse sobre seus produtos ou serviços para novas vendas.

Mantenha-o por dentro do seu horário de funcionamento e das novidades geradas durante a pandemia do coronavírus, por exemplo.  

2. Transacional 

É direcionado aos clientes após uma ação. Pode-se agradecer por alguma compra ou lembrar de uma reserva feita no e-commerce, entre outras. 

Quanto mais específica e personalizada for a mensagem, maior será a chance de abertura e engajamento do e-mail, mostrando a sua atenção pelo cliente. Isso pode resultar em um bom relacionamento e na fidelização de vendas.

3. Marketing 

Usado em campanhas, para divulgar promoções, anúncios ou novidades relacionadas à sua empresa. É disparado para um público mais abrangente, de clientes ou pessoas que possam estar interessadas em seus produtos ou serviços. Pode ter uma base informativa, com o uso de pesquisas, por exemplo.

Muitas oportunidades no mercado digital

Com a rápida digitalização do mercado, decorrente do isolamento social contra a Covid-19, a internet tem sido valorizada pelos consumidores, que estão cada vez mais conectados. De acordo com a Radicati Email Statistics Report, neste ano, o número de usuários de e-mails deve chegar aos 3 bilhões.

O Statista indica que, em 2019, os e-mails alcançaram 3,9 bilhões de pessoas no mundo. Já em 2024, a expectativa é que cheguem a 4,48 bilhões de usuários. 

Para potencializar as suas estratégias, garantindo mais visualizações nas suas mensagens, é importante caprichar tanto no layout, como nas informações que serão veiculadas. 

O Marketing de Conteúdo pode tornar o seu material mais atrativo e eficaz, comunicando-o de acordo com os interesses do seu público. Assim, você amplia as suas chances de vender o seu produto por e-mail.

Foque no público mais adequado para o seu negócio

Uma das formas de ampliar a sua base de contatos é ter uma chamada bem visível no seu site, para que os visitantes possam se cadastrar e receber as suas novidades por e-mail. 

Tendo a permissão de quem se interessa pelos produtos ou serviços da sua empresa, é bem provável que o seu material não seja visto como um spam ou desconsiderado na caixa de entrada do seu e-mail, podendo acabar sem leitura na lixeira.

Direcione sempre os seus conteúdos para o perfil mais adequado de clientes, otimizando os resultados com o uso do e-mail marketing. Dessa forma, será possível gerar mais leads, conquistando novos consumidores, além de fidelizar os já existentes. 

Segmente o seu mailing para ter uma comunicação mais assertiva, preparando conteúdos direcionados para cada etapa do funil de vendas, aumentando, consequentemente, os seus resultados por e-mail. 

Humanize os seus conteúdos por e-mail

Neste canal, a sua marca terá a chance de falar diretamente com os consumidores. Garanta uma comunicação mais pessoal, humanizando as suas mensagens. 

Dê preferência para fotos da empresa, mostrando detalhes de produtos ou serviços, por exemplo, ao invés de usar apenas banco de imagens.

Outra dica é ter as mensagens assinadas por algum profissional, de preferência, quem já o atende ou o responsável pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). 

Empreendimentos que têm como marca a proximidade do proprietário com os consumidores devem citá-lo em artigos, promoções e outras mensagens. Dessa forma, os prospects e clientes se sentirão valorizados, tendo a impressão de que estão falando com alguém real e não apenas com uma máquina.

Atenção às palavras-chave no assunto do e-mail

Como diz o ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Atraia a atenção do leitor já no primeiro contato, tendo uma boa chamada no assunto do e-mail. Se ele não for impactado logo no início desta comunicação, provavelmente nem abrirá o seu e-mail. É preciso usar as palavras-chaves certas para que o usuário clique na mensagem e dê sequência à leitura.

Uma dica é aproveitar este campo para mexer com as emoções do cliente, citando algo curioso, inovador ou inédito. Pode-se lançar também uma pergunta. 

Por meio do Marketing de Conteúdo, é possível agregar valor ao seu e-mail marketing, com mensagens criativas, informativas e que demonstrem proximidade com a realidade do seu público.  

Também no corpo do e-mail, site ou em outro material que o cliente foi direcionado, deve haver um conteúdo que atenda às suas expectativas, com abordagem clara, objetiva e relevante sobre o assunto proposto.

Não esqueça de incluir chamadas de ação

Serão as Chamadas para Ação (CTA) que levarão os consumidores a buscar mais informações sobre determinado conteúdo, direcionando-os para um link externo e a tão esperada venda. 

O uso de gatilhos mentais do tipo saiba mais, clique aqui, compre já e reserve agora, entre outras CTAs, ajudarão a impulsioná-los para uma compra imediata, aproveitando que estão impactados pelo material enviado por e-mail.

Ter um conteúdo personalizado e de qualidade também garante que ferramentas de disparo de e-mail marketing o direcione para a caixa de spam. Fotos pesadas ou o uso de muitos pontos de exclamação, por exemplo, devem ser evitadas.

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