8 dicas que todo o blog empresarial precisa seguir

Não há como fugir do poder da internet e nem fingir que ela não tem toda essa importância. Hoje, a cada dez brasileiros, sete têm acesso ativo à internet e a utilizam para os mais diversos motivos, que vão desde o entretenimento à comunicação, estudo, compras e muito mais. O espaço é ilimitado para uma empresa marcar sua presença, mas ela não está sozinha e é preciso um trabalho bastante diferenciado para se destacar da concorrência. 

As diversas plataformas oferecidas pela web têm suas características específicas. As mais conhecidas e utilizadas são as redes sociais, mas o blog empresarial vem se destacando pelas oportunidades de realizar um ótimo trabalho de marketing digital e de levar até a empresa os resultados desejados. 


A importância de um blog empresarial

Para garantir uma presença online impactante, o blog empresarial é vital para conquistar autoridade e reconhecimento como líder sobre o tema abordado. Através de seus conteúdos, criados a partir da necessidade identificada do seu público-alvo, ele atrai visitantes e produz leads com sua regularidade e qualidade. 

Ao pensar sobre a criação de um blog, a empresa está focando seu marketing em apresentar uma impressão positiva aos seus futuros clientes e aos já existentes. Ele se torna a porta de entrada dos primeiros contatos naturais, vindos após uma reação positiva criada pelos conteúdos publicados. 

Os blogs surgiram com uma proposta de diário eletrônico, que por um período foi adotada pelos adolescentes como forma de expor pensamentos, sonhos e impressões. Mas, logo em seguida, ele foi “descoberto” por jornalistas e formadores de opinião, como um espaço livre para publicar informações, notícias e crônicas. 

Em seguida, os blogs se transformaram em uma das melhores ferramentas de marketing digital para empresas de todos os portes. As empresas identificaram a plataforma como uma oportunidade de abrir uma comunicação com seu cliente, diferente da oferecida pelos sites e o e-commerce.  

Seu destaque e motivo de sua existência são os conteúdos. Criados de forma minuciosa e a partir da estratégia do marketing de conteúdo, eles podem ter vários formatos, mas em geral são artigos, vídeos e imagens. Antes são identificadas as personas, ou seja, o público-alvo com suas características, desejos e curiosidades, para que então se desenvolva temas que possam exercer uma ligação entre elas e a empresa. 

Se o blog fala diretamente com seu público-alvo e apresenta a eles informações específicas de uma área, ele pode atrair ainda mais visitantes e se tornar especialista na web e se destacar da concorrência. 


Dicas para manter um blog nota dez

Os blogs são os principais canais dos resultados de pesquisas do Google. Quando são bem produzidos e a empresa cria autoridade sobre o assunto, a plataforma utiliza algoritmos que vão dar valor e pontuação ao que está sendo apresentado. Como o Google, tem como foco criar um ambiente seguro e romper as expectativas de seus usuários. 

Blogs muito bem posicionados no mercado não apresentam informações sobre o produto em si, mas abrem caminho para estabelecer confiança e interesse no usuário. Através de seus conteúdos, eles criam uma relação com o cliente, que vai crescendo e se aprimorando com o tempo. 

Para ajudar a criar um blog matador e transformá-lo numa plataforma de excelência, listamos 8 dicas essenciais para seguir. Confira!

1 – Usar a inteligência para crescer

Quando foi criado, o blog empresarial começou a publicar conteúdos sobre uma área ou tema específicos. Mas, quando a audiência começar a se intensificar e o nicho de seguidores se estabelecer de forma mais robusta, é interessante acrescentar outras especializações que sejam correlacionadas entre si e podem ampliar as possibilidades de conteúdo. 

2 – Mantenha frequência nos conteúdos

De nada adianta publicar conteúdos excelentes se não são feitos com frequência. Estabelecer uma agenda de postagens é fundamental para manter o usuário atento e não se dispersar. Um conteúdo diário já é suficiente para atrair sua atenção e manter o blog sempre inovado para as técnicas de SEO. 

A falta de frequência faz com que a marca perca a credibilidade e as visitas. A disciplina é fundamental para as publicações, a partir da criação das expectativas dos clientes. 

3 – Cuidado com o tamanho do conteúdo

O blog absorve melhor um conteúdo maior do que as páginas de redes sociais, mas ainda assim é muito importante ter mais objetividade para evitar textos muito longos e cansativos. A web é um espaço dinâmico, onde o usuário quer consumir informação de forma mais rápida e sintética. Isso não significa perda de qualidade, mas aderir à velocidade da web.

4 – Use o blog como extensão do site

O site principal da empresa tem informações sobre sua história, os produtos que oferece e como adquiri-los. Mas é o blog que cria um elo com o cliente e deve ser posicionado no site para que o visitante possa conhecer melhor o que a empresa tem a oferecer de serviços. 

Crie um link em destaque na primeira página, mas mantenha a página independente, para que possa ser encontrada em sites de buscas. 

5 – Evite falar da empresa

O blog não é um espaço para propaganda direta, mas para oferecer informação. Não crie conteúdos que enalteça os produtos e serviços da marca, mas eventualmente a insira no contexto de algum tema, de forma natural e ilustrativa. 

Procure temas que são diretamente relacionados ao negócio da empresa, como uma agência de turismo que tem um blog com fala sobre cidades e pontos turísticos, restaurantes com receitas e tendências culinárias e blogs de moda com dicas e as mais variadas informações sobre o meio. 

6 – Honestidade sempre

Os conteúdos desejáveis causam impacto, mas jamais podem ser baseados nas famosas “fake news”. Eles precisam ser construídos com muita pesquisa, com fontes de alta credibilidade e com a possibilidade de ser referências sobre a informação prestada. Além de causar perda de credibilidade com conteúdos desonestos, a empresa pode ser passível de processos pelos mais variados motivos. 

7 – Faça um planejamento

Antes mesmo de construir o blog, é preciso fazer um bom planejamento, que inclua detalhes do público-alvo, ambição da empresa, temas a serem abordados, identidade visual, tipo de mídias a serem utilizadas, entre outros. 

8 – Use plugin

Os plugins podem ser úteis para incrementar os conteúdos e acessos no blog, mas é preciso ter bom senso para não exagerar e deixar o local mais pesado e com uma navegabilidade prejudicada. 

Os blogs empresariais vêm crescendo e ganhando ainda mais destaque no marketing digital. A plataforma de comunicação da empresa com o cliente ajuda a posicionar a marca nos sites de busca e a conquistar sua reputação diante da audiência. Para um blog empresarial efetivo, nada mais importante do que contar com uma equipe especializada, certo? E nisso a RedaWeb, agência de marketing de conteúdo, pode ajudar! Entre em contato pelo site ou ligue para 0800 750 5564 para conhecer os planos que oferecemos!