Dicas simples para criar um título atrativo

A internet é uma ferramenta essencial para empresas e profissionais - e até mesmo para pessoas que desejam conseguir uma renda extra com blogs e páginas na web. Porém, para conseguir chegar ao sucesso na rede é preciso utilizar estratégias de marketing digital, a fim de conseguir um maior alcance das suas publicações e, consequente, aumentar a visibilidade de seus conteúdos.

É exatamente o conteúdo uma das principais maneiras de colocar em prática o marketing digital -  através do marketing de conteúdo. O uso dessa ferramenta transforma a presença digital em algo maior -  que apenas a simples publicidade não conseguiria -, mas em algo importante e de relevância para as pessoas que se interessam por seu segmento, e passam a acompanhar aquilo que você compartilha.

Para que haja sucesso com o marketing de conteúdo, é essencial trabalhar na elaboração de assuntos que reúnam informações relevantes, de qualidade e atrativas para o público. Dessa forma, é possível atrair o maior número de pessoas e torná-las fidelizadas.

No entanto, além de um conteúdo de qualidade, o sucesso do marketing de conteúdo está diretamente relacionado à criação de um título que leve mais pessoas a se interessarem por seus textos e materiais de marketing. Entretanto, apesar de muito importante esse ponto, muitas pessoas, inclusive profissionais, encontram bastante dificuldade por não conseguirem elaborar títulos que sejam atrativos e despertem interesse em seu público-alvo, o que faz com que elas acabem gerando resultados aquém de seus respectivos potenciais.


Dicas para criar um título atrativo para seus conteúdos

Confira, a seguir, algumas dicas que podem tornar muito mais fácil a tarefa de elaborar um bom título para seus conteúdos, de modo que sejam atraentes para seu público-alvo e contribuam para o aumento de consumo de conteúdo em suas páginas:

1 – Insira a palavra-chave de seu conteúdo no título

Trabalhar com palavra-chave traz uma série de benefícios para o seu conteúdo, uma delas é a possibilidade de tornar o título muito mais atrativo, já que através dela irá se criar uma ligação do título com o conteúdo, o que aumentará as chances de que mais pessoas se interessem em consumir seu material de forma completa.

Além disso, ao utilizar a palavra-chave de seu conteúdo também no título, será mais fácil conseguir aumentar o destaque de sua página nos sites de busca, em especial o Google. Isso porque o algoritmo destes sites compreende que seu conteúdo é muito mais relevante para o público em relação aos outros, o que gera um melhor posicionamento nos resultados de pesquisas relacionados a seu tema e leva ainda mais pessoas para a sua página.

2 – Se coloque no lugar de seu público-alvo

A atratividade do seu título será fundamental para que a sua estratégia de marketing de conteúdo tenha sucesso, pois, é em grande parte, um bom título que desperta curiosidade ao público e que otimiza seus resultados, com mais visitantes em sua página.

Assim, é importante que você se coloque no lugar de seu público-alvo para conseguir compreender quais as maneiras de tornar seu título mais atraente e despertar essa curiosidade que levará as pessoas a consumir seu conteúdo. Uma maneira de conseguir identificar melhor quais são os termos que irão melhorar o título, é criar uma persona que represente seu público, pois assim é possível determinar a reação dessa persona a diferentes títulos e identificar qual o melhor para seu conteúdo.

3 – Seja simples e direto em seu título

Uma das melhores dicas para que você consiga criar um bom título é a de manter sempre a simplicidade e uma linguagem direta no título. Isso fará com que o público compreenda melhor qual a intenção do seu conteúdo e do que se trata esse material, com maiores chances de que isso desperte o interesse do leitor.

Títulos muito longos, complexos, que tenham termos pouco conhecidos, devem ser evitados ao máximo, de forma que todas as pessoas possam compreender seu título da melhor maneira possível. Assim como, também não se criará a ilusão de que seu conteúdo apresenta algo muito difícil de ser consumido ou de que tem uma linguagem chata e ruim de acompanhar, pontos que podem impactar negativamente em seus resultados.

4 – Use a criatividade

Ao afirmar que um título deve ser simples e objetivo, isso não significa que você não pode utilizar a criatividade para a elaboração de um bom título, muito pelo contrário, a criatividade é essencial para conseguir diferenciar seu conteúdo dos demais.

Um título genérico, ou muito engessado, que já tenha sido utilizado em outros conteúdos, por exemplo, irá diminuir o seu alcance, pois muitas pessoas terão a impressão de já terem lido o mesmo texto antes. Assim, com um pouco de criatividade, é possível manter o título simples, mas atrativo, de forma que se destaque de outros conteúdos semelhantes que possam retratar o mesmo assunto.

5 – Sempre tenha títulos com, no máximo, 70 caracteres

O tamanho de seu título é outra dica muito importante para chegar a um título mais atrativo ao seu público-alvo e, ao mesmo tempo, obter destaque em buscadores da internet. O ideal é que seu título nunca tenha mais de 70 caracteres - um tamanho de rápida leitura, que evita que ele fique confuso.

Além disso, títulos com até 70 caracteres aparecerão completos nas pesquisas do Google e de outros sites de busca, o que leva mais pessoas a acessarem sua página, enquanto títulos maiores do que isso serão cortados e podem ser menos atrativos - impactando diretamente no número de visualizações de forma negativa.

6 – Utilize técnicas de SEO com cuidado em seu título

As técnicas de SEO são importantes em todo o seu conteúdo, inclusive nos títulos, porém, é importante que essas sejam utilizadas com um cuidado ainda maior no título. 

Por se tratar de um espaço bastante limitado, inserir muitas palavras-chaves e fazer pouca referência ao seu conteúdo, de fato, pode levar os sites de busca a compreenderem que seu título é spam - o que acarretará não apenas em diminuir seu destaque, mas também penalizar sua página e eliminá-la dos resultados de busca.

Para que os seus títulos e os seus conteúdos consigam reunir características importantes, como atratividade, relevância e qualidade para o seu público, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br ou pelo telefone 0800 750 5564. Aproveite também para assinar um dos planos de produção de conteúdo disponíveis. Escolha aquele que melhor se adeque às suas estratégias de marketing de conteúdo e possa oferecer resultados ainda melhores para o seu site!