Blog Dicionário SEO: 15 termos fundamentais que você precisa saber

Dicionário SEO: 15 termos fundamentais que você precisa saber

Dicionário SEO: 15 termos fundamentais que você precisa saber

Se você está buscando por soluções em marketing para aumentar as vendas e demais taxas de conversão do seu negócio, provavelmente já esbarrou em três letrinhas muito importantes: SEO. 

Essa estratégia é fundamental para levar os números de visualizações do seu site e operações feitas na página para as alturas. No entanto, para entender a fundo o que o SEO pode fazer por você e pelo seu negócio, é preciso compreender todos os termos aparentemente complicados que cercam a prática.

Para que compreenda como o SEO vai transformar sua vida e sua margem de lucro, a RedaWeb preparou o Dicionário de SEO, com vários termos que você precisa conhecer para entender o que está por trás dessa palavrinha complicada de uma vez por todas!

E aí? Está pronto para começar?

SEO

SEO nada mais é do que a sigla para o termo Search Engine Optimization, ou “otimização para mecanismos de busca”, em tradução livre. 

É a junção de várias estratégias para um determinado site ou página melhorar seu posicionamento no Google quando um usuário busca por uma palavra-chave correspondente a seu conteúdo. 

Mecanismos de busca

São sites em que é possível buscar por determinados termos (chamados de palavras-chave) e receber uma listagem de sites compatíveis com a sua busca. 

O mecanismo de busca mais popular é o Google, que também é o que recebe mais enfoque em estratégias de SEO.

Palavra-chave

É o termo digitado no mecanismo de busca para encontrar os resultados desejados. 

Algumas palavras-chave são mais relevantes que outras. Cabe a um profissional, chamado analista de SEO, encontrar as palavras-chave certas para o seu negócio e para os resultados pretendidos com a sua estratégia.

Tráfego orgânico

Todo o fluxo de usuários que chega ao site do seu negócio organicamente, ou seja, encontrando a página nos resultados de mecanismos de busca. 

O ranqueamento do seu site nesses resultados é definido pelo sucesso das estratégias de SEO.

Ranqueamento

Refere-se à posição em que seu site aparece quando alguém busca termos relacionados a ele no Google. Os links da primeira página naturalmente recebem mais visitas que todos os outros. 

Autoridade

É um dos critérios que fazem com que mecanismos de busca considerem o conteúdo de um site bom ou ruim e, consequentemente, o posicionem em determinado lugar nas buscas. Essa métrica é definida com base no quão importante é um site. 

Essa importância, por sua vez, é construída por uma série de estratégias, como realizar práticas de linkagem interna e externa, criar conteúdo de qualidade e fazer com que outras páginas falem sobre o seu site (e insiram um link para ele). 

Links externos

São links inseridos no meio dos seus textos que levam para fora do site e ajudam a melhorar o ranqueamento da página.

Links internos

São links inseridos no meio dos seus textos que levam para outras páginas do seu site. Também fortalecem sua autoridade. 

Link building

É o processo de trocar links com outros sites para que a autoridade de ambos aumente. 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos pilares mais importantes de qualquer estratégia de SEO. 

Basicamente, a técnica consiste em criar conteúdo relevante para seu site, trazendo mais autoridade e reforçando palavras-chave que sejam o foco do seu negócio.

Por exemplo: vamos supor que sua empresa seja uma imobiliária focada em imóveis de luxo, e você queira aumentar a captação de dados de potenciais clientes que estejam interessados em coberturas em Copacabana.

Nesse caso, será necessário criar bons textos dentro dessa temática, fortalecendo palavras-chave relacionadas. Assim, o ranqueamento da sua página melhora e o site, com o passar do tempo, alcança os primeiros lugares sempre que alguém fizer uma pesquisa sobre esse tipo de apartamento.

Mas, atenção: é fundamental que o conteúdo realmente seja bom e aprofundado. Os algoritmos dos mecanismos de busca sabem quando uma publicação não oferece muito para o usuário e prioriza as postagens bem feitas.

Algoritmos de mecanismos de busca

São fórmulas programadas pelos profissionais que operam os mecanismos de busca. Essas fórmulas, basicamente, fazem o trabalho de esmiuçar a internet e encontrar o que há de mais relevante para o usuário.

Os algoritmos são os responsáveis por elencar o que você vê quando faz uma pesquisa no Google, por exemplo. 

A grosso modo, podemos dizer que as estratégias de SEO são voltadas a causar uma boa impressão nos algoritmos.

Google Analytics

É uma ferramenta que, como o nome sugere, é ofertada pelo próprio Google. Essa plataforma possibilita o acompanhamento das visitas e métricas do seu site.

Por lá, é possível acompanhar o que precisa melhorar na sua estratégia de SEO (e no seu site, em geral) para conseguir os objetivos almejados.

Métricas

As métricas são dados medidos pelo Google Analytics e outros mecanismos de análise. São elas que indicam como o seu site está se saindo, e o que precisa mudar na sua estratégia de marketing digital para que os resultados sejam ainda melhores.

Algumas métricas básicas e muito importantes são:

  • Sessões: se refere a cada vez em que um único usuário abre seu site;
  • Usuários: a soma total de visitas que o site recebeu, considerando usuários que abriram a página mais de uma vez;
  • Taxa de rejeição: indica quantas pessoas fecham seu site assim que olham a primeira página. É um indicativo muito importante do que precisa mudar para que os usuários efetivamente realizem alguma ação e interajam com sua empresa;
  • Páginas mais populares: as áreas do seu site que mais recebem visitas;
  • Dispositivos: lista por onde as pessoas estão acessando sua página, como computadores e smartphones. Isso é essencial para reavaliar sua estratégia, sobretudo quanto ao design de seu site.

Conversão

Dizemos que houve uma conversão quando um lead realiza a exata ação que você queria no seu site.

É comum que as conversões mais desejadas sejam a realização de uma venda online, mas não só isso. É possível dizer que um lead converteu quando preencheu um formulário ou clicou em alguma plataforma para entrar em contato com a empresa, por exemplo. Tudo depende do seu enfoque e estratégia.

Lead

O lead é todo e qualquer usuário que realiza uma ação no seu site. 

Se uma pessoa acessa a página e faz o download de um material disponibilizado por você, por exemplo, podemos dizer que ele se tornou um lead a partir daquele momento.

Gostou do nosso super dicionário de SEO? Acha que investir em marketing digital pode ser uma boa solução para o seu negócio? 

Então, entre em contato com a Reda Web agora mesmo, ou disque 0800 750 5564. Vamos conversar e discutir a melhor solução em marketing de conteúdo e SEO para o seu negócio decolar e expandir ainda mais!

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