Blog Dificuldades com o texto? Veja como conquistar o cliente no primeiro parágrafo

Dificuldades com o texto? Veja como conquistar o cliente no primeiro parágrafo

homem olhando escrita do computador

O Marketing Digital é uma ferramenta fundamental para qualquer tipo e porte de empresa, mas no momento atual, de retomada da economia, se torna essencial para se destacar diante da concorrência e atingir ao seu público alvo de forma plena e atraente. Para que isso aconteça, todos os detalhes são importantes, em especial o texto que será inserido no blog ou post de redes sociais. 


Afinal, a chance de conquistar o cliente precisa ser logo no primeiro parágrafo, já que dificilmente ele manterá a leitura com um texto que não o envolva o suficiente. Mesmo que pareça difícil, há algumas técnicas eficazes que ajudam a fazer com que já no primeiro parágrafo, o cliente se sinta fisgado pelo conteúdo proposto. 


Desmitificando a escrita


É compreensível que uma pessoa que não tenha experiência ou técnica, encontre dificuldade em tornar um texto atraente logo no primeiro parágrafo. Em geral, muitas pessoas ainda veem a língua portuguesa como um monstro de sete cabeças, o que piora quando é preciso produzir um conteúdo de qualidade e que seja interessante logo no começo. 


Essas dificuldades se mostram de imediato no Marketing Digital. Seja em uma publicação de rede social praticamente ignorada, seja num email marketing que ninguém se interessou em abrir ou num blog com pouquíssima interação. Não tem jeito, o motivo é sempre a falta de impacto inicial do texto publicado. 


Quando um leitor se interessa pelo conteúdo a partir do título que ele oferece, precisa se encantar com o texto logo no primeiro parágrafo, para que ele continue a leitura do restante. Isso acontece com todo mundo, principalmente quando esse conteúdo está na internet. Afinal, a gama de informações presentes no meio virtual é gigante, fazendo com que o leitor busque formas de peneirar aquilo que ele depositará o seu tempo. 


Todos os conteúdos vinculados em redes sociais e outras mídias, inclusive jornais digitais, tem como princípio o imediatismo do leitor. Por isso, independentemente do tamanho do texto proposto, a introdução precisa de um gancho que instigue o leitor para o resto da informação a ser descrita. Em seguida, há uma transição do texto, que precisa ser eficiente o suficiente para levar o leitor ao restante do texto, que naturalmente deve acompanhar a mesma qualidade inicial de forma e conteúdo. 


Antes de irmos diretamente às dicas técnicas para uma boa introdução, é preciso entender que há uma série de caminhos a serem seguidos, para produzir um bom conteúdo, que inclua uma bela introdução. O primeiro passo é saber onde o conteúdo será divulgado, para quem ele se dirige, o que levará a forma de linguagem a ser utilizada. 


Mesmo que seja uma linguagem mais informal, erros de ortografia jamais são admitidos. Portanto, fique sempre muito atento ao texto para evitar que detalhes equivocados deteriore a reputação da marca e até de todo o negócio. Ninguém aceita bem conteúdos com erros grosseiros de português, e mesmo que o conteúdo seja instigante, a falta de revisão pode colocar tudo a perder. 


Quando se fala em gancho para um primeiro parágrafo, significa que a introdução do conteúdo precisa convencer o leitor que o que vem pela frente é muito interessante. E é com o gancho que essa magia acontece. Afinal, gancho é a tática usada para causar impacto e chamar a atenção do leitor para o que está por vir adiante. 


Por isso, não basta ter criatividade e esperar que uma luz imaginária te traga ótimas ideias. É nessa hora que entra o conhecimento do público a quem o texto se direciona e o intuito deste conteúdo para a marca. Em marketing digital, todo o conteúdo precisa ser relevante para o leitor e ele precisa saber disso logo no começo do texto. 


Não importa o tipo e nem o tamanho do conteúdo a ser publicado. Quanto mais se conhecer do leitor, menor ou nulo será o ruído de comunicação. Se o texto é para um blog com pessoas em média, acima de 35 anos, uma frase descolada pode dar a impressão de um conteúdo vazio e superficial. E ao contrário, se a intenção é se comunicar com o público adolescente, um texto erudito vai afastá-lo de imediato. 


Como a audiência não é cativa, mas sim voluntária, é preciso que sejam encontrados os melhores ganchos para se destacar na multidão de conteúdos que a internet oferece. Se o texto vai num e-mail marketing, a mensagem deve ser impactante e capaz de estimular o leitor a clicar no link proposto e não jogá-lo na lixeira, como a maior parte das mensagens com a mesma finalidade. 


Mas não basta criar um gancho interessante se ele não estiver totalmente inserido no contexto a seguir. Ao contrário, na introdução do texto é preciso mostrar ao leitor o que ele vai encontrar se continuar lendo e que não vai se arrepender por ter disponibilizado o seu tempo para isso. 


Princípio de Pareto para uma boa introdução


São poucos os que conhecem o Princípio de Pareto e menos ainda os que o entendem e utilizam. Trata-se de uma análise feita pelo sociólogo e economista Vilfredo Pareto, no início do século XX, que documentou a regra 80/20, que significa que 80% do resultado gerado vem de 20% do esforço. 


O Princípio de Pareto foi iniciado pela observação de que 20% das vagens geravam 80% das ervilhas cultivadas. Logo, o próprio Pareto utilizou dessa análise em outras situações até ser reconhecido como um estudo amplo e universal. O estudo passou a ser usado em áreas sociais, econômicas e tecnológicas, se unindo a outros para reforçar a proposta. 


Dentro da criação de conteúdo para marketing digital, ela pode se encaixar exatamente para entender o valor da introdução do texto. Os 80% do seu texto depende dos 20% da introdução para ter sucesso. Portanto, é preciso caprichar com uma introdução forte, que prenda atenção e ainda sirva para engajar o conteúdo. 


Uma introdução confusa, superficial e até mesmo apresentando incoerência com o título apresentado, é um ótimo espanta cliente. Ela precisa representar o conteúdo que está por vir, ser breve, direta, limpa e capaz de proporcionar emoções ao leitor, ao ponto de instiga-lo ao restante do texto. 


Enquanto o título é a primeira coisa a ser lida pelo leitor na maior parte das vezes, o que dá continuidade ao texto é exatamente a introdução. Ela nunca deve ser subestimada e nem tratada como um breve resumo do texto, muito menos contendo trechos do texto a seguir. Há ainda que a utilize como um resumo histórico complementar. 


É um erro seguir esses parâmetros. A introdução precisa sim de informações úteis para o desenvolvimento do texto. Diferente de um texto jornalístico básico, chamado de lead, a introdução de um conteúdo de marketing digital é o início de todo o texto que se segue. 


Não há uma regra sobre qual caminho deve começar a introdução do texto. O fundamental é que ela tenha emoção. E é através da formação de sentimentos que o cliente vai se sentir atraído pelo conteúdo. Mesmo que o texto seja mais técnico e racional, sua introdução precisa causar impacto emocional para que a leitura seja seguida. 

 

O cliente precisa deixar de ser racional por alguns segundos, para ser conquistado pelo conteúdo proposto. Esse princípio serve para conteúdos comerciais, lúdicos ou técnicos, não importa. Se deseja manter o leitor conectado, é preciso estimular seu emocional no começo. 


Não é preciso nenhuma emoção mirabolante, ao contrário, emoção básica num texto limpo e forte, são a essência da ideia. Os exageros podem espantar o leitor ao deixa-lo confuso. Opte por sensações de curiosidade para o cliente, conte um segredo ou exponha o seu possível medo, para que a solução possa ser destrinchada no conteúdo. 


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