Dúvidas sobre Inbound marketing? 8 motivos para aderir

A forma que as pessoas fazem compras mudou bastante nos últimos anos. Esse é um fato visível para a maior parte dos empreendedores, independentemente de sua área de atuação. E mesmo quando resolve efetuar o negócio em uma loja física, o público costuma realizar, antes, uma pesquisa online acerca dos melhores preços, qualidade e reputação da marca. 

Ou seja, a presença online é essencial para todas as companhias que querem ser bem-sucedidas. Nesse cenário, encontra-se o chamado inbound marketing, que é formado por uma série de táticas usadas para atrair os leads e aumentar os lucros da marca.

Para quem não está familiarizado com o conceito, o inbound marketing pode parecer algo novo e até mesmo um pouco intimidante. No entanto, ao conhecer essa técnica, nota-se o seu excelente custo-benefício e a facilidade de implementação em qualquer tipo de empresa. 

O inbound marketing funciona como um marketing de atração, já que pretende alcançar um grupo específico de indivíduos. Trata-se de um método que apresenta a marca para quem realmente tem interesse naquilo que você disponibiliza, ao invés das estratégias convencionais, que são bem menos assertivas.

Resumidamente, o inbound funciona porque consiste no compartilhamento de um material relevante à persona, chamando a sua atenção.

Em adição, é fundamental dizer que essa abordagem conta com o SEO, as redes sociais e o marketing de conteúdo como grandes aliados. E esse é um dos fatores que explicaremos mais detalhes no presente artigo.

Agora que você já entendeu o que é inbound marketing, talvez ainda se pergunte se vale mesmo a pena aderir a essa estratégia. Para que não fiquem dúvidas, listamos alguns de seus benefícios a seguir. Acompanhe!


1. Melhor interação com o público-alvo 

O inbound marketing é capaz de alcançar um bom número de indivíduos, porém o seu foco não está na quantidade e sim na qualidade da comunicação. Não adianta investir recursos em pessoas que simplesmente não têm nenhum interesse no produto ou serviço que você oferece. A proposta das ações aqui descritas é justamente garantir que o conteúdo de qualidade encontre o lead e possa assim, conduzi-lo pelo funil de vendas.


2. Aproximação com clientes 

Outro objetivo do inbound marketing, é o estabelecimento de canais para interação com os possíveis consumidores. E tudo isso é feito sem que haja a necessidade de anúncios invasivos, que muitas vezes desrespeitam a privacidade dos usuários.

Quando a marca se dedica a construir uma relação com os seguidores, as suas recomendações passam a ser bem recebidas. Essa credibilidade, com certeza, não aconteceria se o especialista não nutrisse a audiência com publicações interessantes e atrativas.

Cabe acrescentar que o inbound marketing valoriza muito o ponto de vista da persona. E é por isso que o feedback orienta para eventuais correções nas estratégias empregadas.


3. Capacidade de persuasão 

Qual empresário não gostaria de dialogar com o público de modo mais convincente?

Pois é, justamente esse poder de persuasão que diferencia o inbound marketing. Porém, o convencimento aqui não se torna chato, com o envio de e-mails não solicitados o tempo todo. Com as medidas certas, você cria um meio de conversar com indivíduos que desejem interagir com o seu material.

Afinal, é bem mais efetivo conversar com que já tem interesse nos artigos ou serviços disponíveis, não é mesmo?

Quer saber como é realizado esse trabalho de persuasão?

Em cada etapa do inbound, você fornecerá o conteúdo que os visitantes precisam de verdade, o que é o suficiente para motivá-lo a seguir com a pesquisa sobre o assunto.

E quando chega a hora de apresentar a sua mercadoria, as pessoas estarão mais propensas a concluir a compra.


4. Redução de custos

De acordo com um estudo conduzido pela Hubspot, o inbound marketing custa até 62% menos que o inbound convencional, e proporciona um retorno superior. Isso porque a empresa não tem de pagar publicidade em TV, rádios, impressos e demais veículos caros que não necessariamente alcançam a sua persona.

As redes sociais, na sua maioria gratuitas, contam com os recursos que a organização precisa para segmentar o público e propagar as ações de marketing.


5. Resultados mensuráveis 

Todo empresário entende a importância de saber para onde o dinheiro vai. No caso do inbound marketing, você consegue mensurar o efeito de cada ação e consegue ajustá-las, de acordo com o desempenho observado. Para entender melhor esse aspecto, basta pensar em uma ferramenta de outbound marketing, como um anúncio para televisão ou outdoor. Em ambos os exemplos, não é possível calcular com exatidão quantas pessoas viram a campanha e se sentiram compelidas a conhecer melhor a marca.


6. Fidelização dos clientes 

Quando você compartilha o seu conhecimento sobre um assunto e educa os seguidores, as chances de fidelização aumentam significativamente. Isso se dá devido ao fato de que as pessoas priorizam empresas que ajudam no reconhecimento de um problema e propõem uma solução eficaz. Portanto, o inbound marketing tem o papel de posicionar o seu negócio, como uma autoridade no setor, transmitindo credibilidade e profissionalismo.


7. Melhor ranqueamento no Google 

Tendo em vista o volume de informações concentrados na internet, muitas companhias dependem da curiosidade do leitor em clicar na segunda página de resultados da busca. No entanto, estudos mostram que 93% dos indivíduos não vão além da primeira página. 

A boa notícia é que conhecer as palavras-chave, ter um conteúdo de qualidade e aplicar táticas de otimização do site ajudam muito no processo. Com isso, o seu posicionamento no Google e demais mecanismos de pesquisa se beneficiam com apenas algumas pequenas alterações. O ideal é combinar o marketing de conteúdo para desenvolver postagens que engajem o leitor com as táticas de otimização como:

  • Uso de palavras-chaves pertinentes ao tema;
  • Inserção de URLs amigáveis ao mecanismo de pesquisa;
  • Adição de heading tags;
  • Otimização das imagens publicadas;
  • Link building, ou seja, direcionamento de outros sites com bom posicionamento no mercado;
  • Engajamento nas redes sociais.

E esclarecemos que a lista acima abrange apenas alguns dos recursos de SEO que podem contribuir para incrementar o tráfego nas suas páginas. 


8. Integração das medidas de marketing 

Com o inbound marketing, as ações ganham um valor maior devido à possibilidade de integração. Você não se limita a um tipo de meio de comunicação e tem acesso a diferentes mídias. Se souber explorar o potencial de algumas dessas redes, alcançará muitos possíveis consumidores. Também é recomendável combinar com outras táticas, como mídia paga, marketing de conteúdo e o já mencionado SEO.


Esperamos que você se sinta apto a colocar em prática o inbound marketing no seu negócio e aproveite os resultados que essa estratégia pode trazer. Por fim, convidamos você a acessar o site da RedaWeb ou a entrar em contato conosco pelo número 0800-750-5564, caso queira assinar um plano de conteúdo.