E-commerce na prática: entenda onde você está errando

O comércio virtual ou e-commerce tem crescido exponencialmente no Brasil, e muitos empreendedores investem em montarem uma loja virtual. Entretanto, muitos empresários encontram algumas dificuldades que podem inviabilizar o seu negócio. Vamos entender hoje onde você está errando com o seu e-commerce.


Ter um e-commerce exige que o (a) empresário (a) enfrente diversos desafios e os pequenos detalhes nas estratégias adotadas podem fazer toda a diferença em se destacar entre a concorrência e alavancar as vendas da sua loja virtual.


São muitos os detalhes que precisam ser endereçados e que podem fazer muita diferença na hora de atrair um cliente e realizar boas vendas. Conheça alguns dos principais erros na experiência de e-commerce que podem estar limitando as suas vendas:


Erros que você pode estar cometendo com o seu e-commerce


São muitos os erros que podem ser fatais para o sucesso do seu e-commerce. Quando falamos em modelo de negócios em referência ao e-commerce, estamos nos referindo aos meios pelos quais você atuará com a sua loja virtual e o que ela disponibilizará aos seus clientes.


Escolher a plataforma inadequada para o seu modelo de loja


Um erro comum é escolher a plataforma inadequada para instalar a sua loja virtual. Você deve analisar as necessidades do seu e-commerce e encontrar uma plataforma ou provedor que atenda às suas necessidades.


É como alugar um imóvel para instalar a sua loja física, mas aqui você deve procurar por aquela plataforma que te trará mais possibilidades de manejo e com mais recursos essenciais para uma boa experiência de vendas.


Existem muitas opções no mercado e você deve fazer uma boa pesquisa para encontrar uma plataforma que te permita exercitar a sua atividade de forma prática e, principalmente, segura.


Sites lentos, não responsivos e não inclusivos


Esse erro acompanha o erro que discutimos acima. Ter um site de vendas que é muito lento e que demora para carregar pode afastar os clientes, assim como um site que não se adapta às diferentes plataformas – como celulares, tablets, etc. – e dificultam a experiência no e-commerce. 


Procure um provedor que possa te fornecer um site capaz de ser visualizado com velocidade e que seja responsivo, que facilite a experiência do usuário e que seja intuitivo. Ou seja, fácil de usar.


Uma excelente ação é adicionar dispositivos de inclusão social para pessoas com deficiências auditivas ou visuais, ampliando o seu alcance e aprimorando ainda mais a experiência em seu site.


Não valorizar a apresentação dos produtos


Muitos empresários no ramo do e-commerce negligenciam a apresentação de seus produtos. O cliente precisa primeiro se atrair pelo produto e então conhecer melhor sobre ele e, finalmente, resolver pela compra.


Neste sentido, tenha especial atenção em criar uma boa descrição de seus produtos, demonstrar as suas vantagens, as opções disponíveis, e considere criar um material visual para promovê-lo. 


Muitas técnicas podem ser adotadas e você pode usar seus produtos para gerar conteúdos de qualidade enquanto os promove e alimenta o seu e-commerce. O uso de palavras-chave, técnicas de SEO, bullet points bem planejados podem fazer a diferença em tornar seu produto o mais atraente.


Não ter um recurso de buscas eficiente


O seu cliente não quer passar horas procurando pelo que ele precisa. Por isso, é importante que o e-commerce conte com uma boa ferramenta de busca e pesquisa que seja eficiente e facilite a busca do produto pelo seu cliente.


Não adianta ter produtos bem apresentados se o cliente não consegue o encontrar, então tenha certeza de facilitar esta etapa do processo de compra, investindo numa ferramenta de busca eficiente e intuitiva.


Negligenciar a gestão do estoque


É muito importante cuidar da gestão do estoque do seu e-commerce para garantir que você não deixará seus clientes na mão. O gerenciamento de estoque negligenciado gera prejuízos e atrasos em todos os setores. Por exemplo, não é viável que seu e-commerce atrase uma entrega de produto por falta de estoque, mesmo tendo disponibilizado tal produto para venda na loja virtual. 


Dificultar a política de troca


O e-commerce tem, de certa forma, uma alta incidência de trocas ou devoluções de produtos, sobretudo pela falta de contato direto antes da sua compra, então alguns clientes podem querer rever o negócio.


Um erro fatal que vai afastar um cliente e impedir qualquer nova venda é uma política de troca mal formulada. Tente ser claro, justo e aproveite este momento para reafirmar o seu compromisso com o seu cliente. 


Oferecer poucas opções de pagamento


Este é um erro comum e que pode impedir muitas vendas através do seu e-commerce. As opções de pagamento por vias virtuais têm aumentado e se diversificado bastante, e cada cliente pode preferir pagar de determinada forma ou por determinado meio.


Restringir as formas de pagamento, não permitir parcelamentos, ignorar as principais bandeiras de cartão de crédito ou não ter opções de débito ou pagamento por cartão são todas formas de se afastar um cliente. Tenha sempre em mente que, quanto mais vias de pagamento, mais chances você terá de convencer o seu cliente a comprar o seu produto.


Ter uma logística de entrega ruim e o frete caro


Um dos pontos centrais do formato do e-commerce é a necessidade do envio dos produtos aos clientes através de serviços de transporte, e esta é uma parte crucial no atendimento ao seu cliente.


Ninguém quer receber um produto mal embalado, estragado ou quebrado, e ninguém quer dar de cara com um entregador mal-humorado que sequer faz questão de entregar o produto com cuidado e atenção ao seu cliente, muito menos pagando menos por isso.


Procure por opções de transporte e envio dos seus produtos através das transportadoras no mercado e tenha certeza de encontrar uma transportadora comprometida, não só com os prazos, mas com a qualidade desta entrega.


A entrega é o momento em que você realmente satisfaz o desejo do seu cliente e você não quer que tudo o que você investiu seja desperdiçado por uma entrega mal feita que vai desagradar o seu cliente.


Não valorizar a segurança do cliente


O ambiente virtual de comércio ainda padece de muitos vícios de segurança que podem deixar os clientes desmotivados ou inseguros em comprar em uma loja virtual e, por isso, é importante que a sua plataforma de e-commerce e os seus métodos de pagamento sejam seguros tanto para a sua empresa com os para os seus clientes.


Pouquíssimos clientes se arriscariam a comprar no e-commerce sem a garantia de que o site é seguro. Então busque por provedores de segurança que possam dar esta garantia aos clientes e manter as informações e transações de seus clientes.

 

Conclusão


Esses são alguns dos principais erros que você pode estar cometendo ao gerir o seu e-commerce. 


Entender estes erros e aplicar as suas soluções vão viabilizar maior tráfego, uma experiência melhor para o seu cliente e, por fim, mais vendas realizadas. O que também pode te ajudar é a produção de conteúdos relevantes para o seu público.


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