É possível fazer marketing para minha empresa no Twitter?

O marketing é uma ferramenta essencial para todas as empresas, e é por meio de estratégias e campanhas que se pode obter bons resultados referentes ao alcance de sua marca. Consequentemente o número de leads gerados e a captação de clientes levarão a um aumento de seus lucros. 

Com o avanço gigantesco e a facilidade de acesso à internet, o marketing passou por mudanças significativas, que elevaram a importância da presença digital. Sendo assim, isso tornou ainda mais fácil o contato de sua empresa com os clientes, pois a internet permite atingir um grande número de pessoas em questão de poucos minutos e com um gasto menor em relação às ações de marketing tradicionais.

Dentro das estratégias de marketing digital, as redes sociais são algumas das plataformas mais importantes para o marketing de sua empresa, pois é nesses sites que a maior parte do público passa o seu tempo conectado. Isso significa que, ao estar presente nas redes sociais, será muito mais fácil se aproximar de seu público-alvo, com um maior alcance de sua marca e consumo de seu conteúdo.

Entre as diferentes redes sociais, uma das mais populares é o Twitter, que concentra um bom número de usuários, de forma que pode levar sua marca para grande público por meio desta plataforma. Essa rede social e servidor para microblogging permite o envio de mensagens de no máximo 280 caracteres de caracteres. Essas mensagens são conhecidas como tweets (pios de passarinhos em inglês). No entanto, por possuir essa restrição de caracteres e características bastante particulares, muitas empresas ainda não conseguem elaborar estratégias positivas para utilizar o Twitter a seu favor, de modo que seus resultados ficam limitados, sem usar essa rede social.


Como fazer marketing para sua empresa no Twitter

Confira, a seguir, algumas dicas simples de como fazer marketing para sua empresa no Twitter e contar com os benefícios que esta rede social pode trazer para a sua marca:

1 – Utilize as imagens de perfil e capa adequadas para sua marca

Um bom marketing digital começa com a escolha de imagens adequadas para o seu perfil no Twitter, pois serão as primeiras referências que os seguidores terão de sua empresa e que também ficarão marcadas como o seu símbolo na rede social.

Essas imagens podem ser o logo de sua empresa, que deve ser utilizado de forma simples e clara, pois isso evitará que haja alguma dificuldade por parte dos seguidores em reconhecer sua marca. Além disso, à medida você utilizar mais o Twitter, mais familiarizados os seguidores ficarão com a sua empresa ao longo do tempo.

2 – Escolha um nome simples e fácil de ser utilizado no Twitter 

O nome de usuário é, bem como as imagens de capa e perfil, o responsável pela identificação de sua empresa no Twitter; é o que fará as pessoas saberem que seu perfil representa uma marca dentro dessa plataforma.

Dessa maneira, é importante que seu perfil tenha um nome simples, de fácil utilização e que seja facilmente memorizado pelos seguidores. Assim, caracteres especiais, números e outros símbolos não devem estar presentes no nome de seu perfil no Twitter.

3 – Tenha uma biografia completa em seu perfil 

Logo abaixo da foto de perfil na sua página do Twitter, há um espaço para inserir uma biografia simples. No caso da página de sua empresa, essa biografia deve ser o mais completa e direta possível, de forma que transmita aos visitantes as principais informações que devem saber sobre sua empresa.

Pontos como a sua área de atuação, quais produtos são oferecidos, quais são os produtos ou serviços mais conhecidos, número de clientes já atendidos, entre outras informações que possam ser atraentes para o público devem ser inseridas nessa biografia.

4 – Faça postagens em horários de pico na plataforma 

Uma das maneiras de obter maior sucesso com seu conteúdo no Twitter é postando em horários em que haja um maior número de pessoas on-line, pois isso vai gerar um maior número de visualizações das suas mensagens. Desse modo, isso vai acarretar um aumento de seu alcance geral, fazendo mais pessoas conhecerem a sua página e, consequente, sua empresa.

A identificação de qual o horário com maior número de pessoas na plataforma vai depender muito de qual é o seu público-alvo. Empresas que tenham foco em pessoas mais jovens podem ter melhor alcance em horários mais avançados, enquanto um público de maior idade tende a utilizar a rede social pela manhã, por exemplo.

Desse modo, é preciso fazer alguns testes com publicações em diferentes períodos do dia para encontrar aquele que ofereça melhores resultados de visualizações e interações. Aí então este deverá ser utilizado com maior frequência para o compartilhamento de seu conteúdo.

5 – Use apenas as hashtags adequadas para o seu conteúdo 

Um erro muito comum de muitas empresas que tentam fazer marketing no Twitter é apostar em um número muito grande de hashtags em todas as suas postagens, com a intenção de obter maior alcance. Isso, no entanto, é um erro muito grave, e que pode resultar em um efeito contrário ao desejado.

Ao utilizar muitas hashtags, seu conteúdo vai se misturar em diversas outras mensagens que tenham hashtags semelhantes, o que faz menos pessoas visualizarem o que você postou. Dessa forma, é melhor optar por um número reduzido de hashtags, mas que tenham a qualidade necessária para elevar os seus resultados.

6 – Interaja com seus seguidores

Assim como nas demais redes sociais, no Twitter também é muito importante que haja uma interação entre a empresa e seus seguidores, o que gera uma maior proximidade e leva o público a ver a sua marca de forma muito mais amigável.

Esse tipo de estratégia fará sua empresa não somente crescer no Twitter, mas também conseguir gerar leads e cativar clientes por meio desse posicionamento acessível por meio da rede social. Você pode fazer isso por meio de retweets ou respondendo a mensagens diretas enviadas ao seu perfil na rede social.

Dessa maneira, com estas dicas e um trabalho dedicado e bem planejado, é possível realizar um bom trabalho de marketing digital para a sua empresa no Twitter, de modo que sua marca ganhe visibilidade e possa crescer de forma positiva focada em seu público-alvo.

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