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Email Marketing: O que é, como enviar e estratégias

Imagem para ilustrar o conceito de e-mail marketing

Existem estratégias que conseguem vencer as atualizações do mercado, porque estão mais que consolidadas, como é o caso do e-mail Marketing. O envio e recebimento de e-mails fazem parte da rotina das pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional, sendo um elemento frequente. 


Ao longo do tempo isso apenas se reforçou, afinal, agora conseguimos ler nossa caixa de entrada e criar respostas pelo próprio celular. Por isso o uso desse tipo de ação é tão eficaz para a sua empresa, porque conseguimos ficar bem pertinho do cliente, fornecendo exatamente o tipo de conteúdo que ele precisa. 


Imagine ter um engajamento maior, melhorar seus resultados de vendas, entre outras vantagens?! Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o trabalho com e-mail Marketing e como ele fornece esses resultados!


O que é e-mail Marketing?


Se há alguns anos as empresas sonhavam com listas longas de telefones fixos para ligar para seus clientes, hoje a maioria do mercado demanda o correio eletrônico do seu cliente. Sobretudo no mercado digital, no qual o endereço eletrônico é a forma mais interessante para "bater na porta" dos seus clientes.


A exigência de muitas plataformas hoje é que as pessoas tenham ao menos um e-mail, o qual utilizarão para seu cadastro, o mesmo acontece com smartphones. Dessa forma, ter um endereço eletrônico não é uma novidade, pelo contrário, é rotina para a maioria da população.


As estatísticas levantadas pela empresa Statista, de 2019, apontaram que há quase 4 bilhões de pessoas que utilizam essa ferramenta de comunicação diariamente. É o canal de comunicação que a sua empresa tem com clientes ou pessoas que sejam sua clientela em potencial.


O e-mail Marketing é, portanto, uma solução para que as empresas aproveitem ao máximo o potencial de comunicação com as pessoas. Afinal, é uma comunicação direta, muito eficiente se usada da maneira correta, com cuidado e respeito ao cliente.


Diferente de peças em anúncios, o correio eletrônico é uma mensagem direta, pensada exatamente para o consumidor que irá receber, com ótimo potencial de gerar resultados. Existem muitas possibilidades de conteúdos que são adequados para esse tipo de envio e ferramentas que tornam tudo muito ágil.


E na mesma medida em que essa prática é bem sucedida ela pode ser mortal para a sua empresa. Tudo isso se você fizer da forma errada, enviando deliberadamente uma série de mensagens que podem ser classificadas como spam pela plataforma do cliente ou mesmo porque são extremamente inconvenientes.


Como funciona?


Existe um caminho percorrido pelo usuário até que ele seja de fato o seu cliente. Chamamos esse processo de funil de compras. O trabalho com E-mail Marketing funciona de maneira bem simples, você precisa direcionar o usuário para que ele percorra as etapas do funil com ajuda do conteúdo enviado e das ações executadas por ele.


O motivo para isso, é que há conteúdos especiais para uma pessoa que ainda não conhece a empresa e seus produtos e serviços. Quanto mais específico o conteúdo dentro do seu mercado, mais perto o cliente está de realizar a compra ou de comprar novamente.


A começar pelo aprendizado, passando por outras fases como reconhecer o problema, buscar pela solução e finalmente decidir pela compra. Isso acontece por conta de incertezas e objeções que surgem na mente do seu cliente, ligadas à falta de conhecimento e insegurança.


Por causa disso, os e-mails acabam abrindo portas para esse relacionamento ficar cada vez mais sério, a ponto de surgir uma compra. São conceitos consolidados no marketing, que parecem simples, mas que fazem toda a diferença na hora de entregar conteúdo.


Afinal, alguém que ainda não sabe direito sobre a sua empresa tem poucas chances de aproveitar uma promoção se comparamos com quem já é um cliente, por exemplo. Daí a necessidade de captar os e-mails, sabendo em que situação está o usuário e o seu nível de interesse.


E a captação acontece em páginas nas quais o endereço eletrônico é dado em troca de algo gratuito, normalmente, como assinatura de newsletter, recebimento de um e-book, um vídeo exclusivo, entre outros. Com isso, todo o processo é feito de maneira otimizada, com ferramentas que colaboram para armazenamento e manejo desses dados.


Saiba como fazer um e-mail de Marketing




Podemos dizer que a linha entre ser informativo e ser inconveniente é bem estreita, quando o assunto é <Strong>enviar e-mail Marketing</Strong>. Afinal, quem nunca teve a caixa de entrada ou de lixo eletrônico lotados de mensagens de empresas oferecendo descontos, últimas oportunidades para venda, artigos informativos...?


Pois bem, fazer um e-mail é simples, mas não pode cair no esquecimento que ele precisa de uma estrutura padrão e um conteúdo atrativo. Podemos, então, dizer que há um padrão para construir um e-mail Marketing, forma fácil e simples, mas que requer atenção e estratégia.


Inicialmente, é preciso criar o assunto, uma frase curta e que seja atrativa de acordo com a etapa do funil. Outro elemento essencial é um bom conteúdo, boas imagens, texto bem escrito e dentro da proposta do e-mail. E a proporção de cada um desses elementos também conta.


O que vai variar é o tipo do conteúdo, informação que veremos mais adiante. Por fim, essa mensagem deve ter o que denominamos como CTA ou call to action. É um direcionamento para quem leu o e-mail, a chamada para ação, que pode ser aquela de acordo com o que você busca.


Um bom exemplo é indicar para o link de compra, como "entre em nossa loja", ou ainda, chamando para que o usuário leia mais conteúdo, como "leia estes outros artigos" e deixar indicações para seu cliente. Você não precisa trazer anúncios aleatórios ou outros botões ao redor, apenas se atentar para o tipo do conteúdo.


Qual a melhor plataforma de e-mail Marketing?


Como dissemos antes, o envio dos e-mails é automatizado, uma plataforma é encarregada de enviar conforme o cliente passar pelo trajeto do funil de compras. São muitas as existentes no mercado, sendo simples de serem utilizadas, porque são softwares, semelhantes aos que você usa no dia a dia na sua empresa.


Antes de escolher o ideal, você precisa analisar questões como a reputação da empresa criadora, a capacidade de integrar o sistema à sua landing page, detalhes sobre como é feita a administração das listas de e-mails, entre outros. A ferramenta também deve te dar dados interessantes e estratégicos, como métricas de abertura dos e-mails.


Esses são fatores essenciais para que você consiga fazer um bom trabalho, a fim de obter resultados desejados para o seu negócio. Quanto mais recursos a plataforma tiver, melhor. Você apenas precisa construir bons conteúdos e direcionar de maneira inteligente para aumentar as suas conversões.


Tipos de e-mail Marketing


Newsletter


Esse tipo de e-mail contém informações mais recentes sobre o mercado de atuação da sua empresa, informando o seu cliente. É importante para educar a sua audiência, como se fosse um apanhado dos temas que estão mais quentes no seu nicho.


Um tipo fundamental para quem trabalha com blog, nutrindo com conteúdo atualizado sobre temas diversos. Você consegue manter seu cliente informado e movimentar o tráfego do seu blog. Você pode deixar o comando em qualquer página do site, chamando seu cliente para assinar a newsletter e ficar mais informado.


Para usuários inativos


Há dois casos que pedem esse tipo de e-mail, que é o do cliente inativo e do lead que não deu mais nenhum passo no funil. Temos muitas opções de conteúdo a ser enviado, como o clássico "estamos com saudades", com ofertas imperdíveis e até perguntas sobre produtos que ainda estejam no carrinho de compras.


É possível direcionar a novos conteúdos, a fim de que esse usuário volte a consumir o material enviado e você continue a entregar e direcionar para a compra. Assim mostramos o que o cliente precisa, porque a ação dele vai mostrar os seus próximos passos.


Sazonal


Sabemos que há uma série de épocas do ano em que as vendas aumentam, porque as pessoas enxergam motivos para comprar. O Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, Natal... Enfim, são ótimos exemplos de oportunidades para ser lembrado pelo seu cliente.


Você precisa indicar produtos que estejam dentro do tema, apresentando possíveis ofertas neste dia, entre outras informações. Esses e-mails possuem textos simples, curtos e muitas imagens mostrando comemoração pela data em evidência.


Promocional


O conceito de promocional não precisa estar ligado apenas a vender produtos e serviços, como também de "promover", sendo produto ou conteúdo puro e simples. É a sua chance de vender produtos e serviços, sejam no campo físico ou virtual.


Tudo depende da sua estratégia, do planejamento e objetivos em torno dele. Você deve enviar para pessoas da sua lista que já tenham interesse de compra, podendo apresentar conteúdo sobre produtos e dando oportunidade para fechar a compra.


Boas-vindas


Dar boas-vindas ao seu lead é uma ótima oportunidade de começar esse relacionamento por e-mail, por isso esse tipo é tão comum. Ao se cadastrar na sua lista o cliente em potencial recebe essa mensagem, pedindo para que ele confirme o e-mail, entre outras ações.


Parece inofensiva, mas essa prática colabora para que o lead passe pelo funil sem problemas, porque ele começa aqui a ser direcionado. Você nem precisa de um conteúdo chamativo, basta dar as boas-vindas ao cliente, pedir para que ele confirme seu endereço e pronto. 


Lojas virtuais


As lojas virtuais precisam manter a sua lista em movimento, porque senão acabam por perder oportunidades de vendas. O engajamento do seu site e redes sociais, aumento das vendas, manutenção do relacionamento com o cliente, envio de novidades, promoções, tudo isso pode acontecer pelo e-mail Marketing.


O seu e-commerce precisa aproveitar as oportunidades que essa ferramenta traz. Não precisa apenas focar em vendas, como também pode aproveitar a lista de contatos para gerar engajamento em outros espaços.


Melhores ferramentas de e-mail Marketing


A plataforma de envio de e-mails, armazenamento e organização da sua lista é fundamental para que esse trabalho realmente aconteça. Existem softwares que fazem essas funções e podem realizar algumas ações, como te ajudar a ter controle total do que cada grupo de contatos recebe de acordo com o estágio em que estão dentro do funil de compras.


Facilitar a criação da aparência de cada um dos e-mails também é muito importante, porque o layout importa muito para o usuário. A automatização do envio dos e-mails e o acompanhamento das métricas após os disparos são outras funções essenciais.


Você também pode se beneficiar de outras ferramentas que complementam as boas práticas, como aquelas que realizam uma "limpeza" de e-mails inválidos. Também para que sua empresa possa mensurar a taxa de sucesso de uma campanha e sua qualidade.


A criação de toda a sua campanha de envio de e-mails é outra prática que pode ser feita utilizando ferramentas inteligentes. Conseguimos ótimos resultados se procuramos aproveitar o desempenho das plataformas e softwares ao máximo, a fim de tornar o envio ágil e com qualidade.


Como enviar estratégias?


Sabemos que nada no marketing é feito aleatoriamente. Com o e-mail Marketing, isso também não muda. Precisamos começar por um bom planejamento, em que a primeira etapa consiste em pensar sobre o público-alvo desses e-mails, ou seja, a quem serão direcionados.


Um profissional de marketing vai te ajudar a traçar o perfil do seu público e persona. São eles que representam os usuários com potencial para se tornar seu cliente, passando por uma abordagem mais ampla até uma mais específica. Defina também os seus objetivos com a criação dessa campanha.


Afinal, todo esse trabalho deve ter uma função, objetivos, pelos quais você vai lutar usando ações pontuais. A linguagem usada é outro fator que faz parte dessas estratégias, porque deve ser aquela que mais se encaixa no perfil desses potenciais clientes.


Esses e outros aspectos ajudam a criar identificação, o que produz resultados interessantes. Falando nisso, você deve ter atenção para quais metas tem em mente, porque há uma gama de métricas geradas com o disparo de e-mails, as quais permitem mensurar cada ação e sua eficácia.


Agora que foram criadas estruturas de ações e padrão de conteúdo, você deve escolher os layouts mais adequados para essa comunicação. Lembre-se de que tudo produz comunicação, texto, imagem, links, botões, enfim. Isso tudo alinhado, pense na frequência de envio das mensagens, dias e horários melhores para tal.


A frequência é algo delicado, porque você precisa ser lembrado pelo cliente, mas não deve deixar que isso aconteça de maneira inconveniente. Monte um calendário de postagens e crie uma quantidade em boa frequência, a fim de ter boas taxas de abertura e estar presente na rotina desses usuários.


Por fim, você precisa de ferramentas que colaborem para segmentar esses usuários, ou seja, dividir em grupos de acordo com a situação atual e interesses. Por exemplo, para enviar mensagens específicas, como clientes inativos, que vimos anteriormente.


Assim é possível construir um caminho de conteúdos até que o grupo percorra o caminho até a compra. Além de fazer aqueles clientes inativos voltarem para seus carrinhos e efetuarem a compra, entre outras ações importantes para a sua empresa.


Dicas para trabalhar com e-mail Marketing




Não basta que você saiba a estrutura do e-mail Marketing, as ferramentas, softwares, se não souber algumas boas práticas para ser bem sucedido. Isso porque o conteúdo atrativo obedece a um parâmetro pensado a partir do que chama mais a atenção das pessoas e de fato engaja.


O primeiro passo é dividir bem o espaço entre imagem e texto, afinal, o design atrai na mesma medida em que as palavras certas também o fazem. Por isso, capriche e não precisa ser a metade, as imagens podem ocupar até mais espaço do que o texto, formando 60 ou 70% desse conteúdo.


O corpo do e-mail também necessita ser leve no sentido do seu carregamento, pois sabemos que a tendência do usuário é desistir quando algo demora a fazer o download. Daí a importância de imagens boas, mas sempre leves para um carregamento rápido.


Sobre as CTAs, existem duas questões que contam muito nesse planejamento, que são sobre a distribuição dos botões no e-mail e os objetivos para cada campanha. Isso porque os objetivos vão impactar no CTA, que é um direcionamento para ação do cliente em potencial.


Dessa forma, pense em uma meta a cada campanha, trazendo comandos de acordo com ela em forma de CTA. Por exemplo, se a sua ideia é divulgar mais o conteúdo do seu blog, deve sempre trazer links para levar o usuário até os artigos do site.


Com isso, a dica é que as suas chamadas para ação sejam boas, alinhadas com os seus objetivos e apareçam no máximo 3 vezes. São práticas que permitem uma boa organização do conteúdo, além de facilitar a decisão do usuário, que deve ser a mais simples possível.


Não podemos deixar de falar também sobre o descadastro, uma ação que você não deseja que o cliente faça, mas que precisa estar sempre à disposição. O usuário precisa se sentir livre, receber essas mensagens porque quer e não porque não consegue se livrar delas.


Então, sempre disponibilize a opção de descadastro ao final do conteúdo, torcendo para que suas estratégias não a tornem uma alternativa para o usuário. A entrega vai melhorar, por conta da diminuição em reclamações, que são comuns quando não existe opção de "não receber mais estes e-mails" ou “ajustar permissões de recebimento”.


Como começar já


Para facilitar a sua vida vamos imaginar um bom passo a passo quando o assunto é criar os e-mails marketing. A partir de tudo o que trouxemos até agora sobre o assunto, vamos elencar alguns tópicos, considerando as etapas gerais desse processo.


  • Faça pesquisa de público-alvo e persona para entender a melhor abordagem;
  • Trace os objetivos com a campanha;
  • Pense na comunicação, texto e imagens que melhor conversem com seu público;
  • Estabeleça uma frequência saudável para alimentar a caixa de entrada dos clientes com datas e horários;
  • Escolha softwares e ferramentas que colaborem para as suas estratégias com agilidade e qualidade;
  • Produza conteúdos segmentados para grupos diferentes de acordo com objetivos pensados para cada um deles;
  • Dispare dos seus e-mails obedecendo aos padrões do seu planejamento;
  • Avalie as métricas geradas a fim de confirmar se alcançou os resultados e melhorar suas ações quando preciso.


Sabemos que o processo requer muito trabalho, daí a importância de contar com profissionais que entendam as boas práticas e ferramentas. Afinal, se executarmos bem cada uma dessas fases teremos resultados muito interessantes para a empresa.


Vantagens de investir em e-mail Marketing


Vamos finalizar a jornada no decorrer deste artigo mencionando as vantagens que alcançamos com o trabalho de e-mail Marketing. Precisamos lembrar que essa estratégia não é nova, mas se manteve como opção relevante para o marketing de conteúdo porque está consolidada.


Apresenta um ótimo custo em relação ao benefício, considerando que a produção de conteúdo e uso de ferramentas representa baixo investimento quando pensamos nos resultados. Também é um canal de comunicação direto com os seus leads, gerando maior engajamento e vendas.


É um canal usado em massa, além de ser usado em diferentes dispositivos, com aproveitamento maior por parte do usuário, que escolhe computador ou celular, por exemplo. Você tem a chance de se comunicar diretamente com seu cliente, executando ações muito específicas para cada grupo.


Além de manter listas com esses contatos, disparando conteúdos diferentes de acordo com as necessidades de cada uma delas. Outro benefício é a avaliação de uma quantidade de métricas que podem ser geradas por meio do envio desses conteúdos.


Por último, esses processos podem demandar muito trabalho, mas grande parte das etapas é feita de forma automatizada, o que torna tudo mais prático. Se você contrata profissionais para traçar estratégias e produzir conteúdo, consegue de maneira simples, rápida, de dar conta de um bom trabalho e desfrutar dos resultados.


Ficou simples entender sobre o e-mail Marketing, como ele funciona, suas estratégias e ferramentas. Você precisa aproveitar essa oportunidade de ficar mais perto dos seus clientes, de dar um passo mais profissional na produção de conteúdo para o seu negócio.


Então, pense sobre aderir a essas campanhas, buscando profissionais que pensem em cada etapa do processo, considerando as necessidades da sua empresa. Sem dúvidas você vai ver que os frutos valerão a pena.


Se você quer dar um passo mais profissional na criação de conteúdo é só acessar o site da RedaWeb ou ligar para nós no 0800 750 5564, caso queira assinar um plano de produção de conteúdo!


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