Blog Empreendedorismo feminino: 10 dicas para uma mulher criar um negócio de sucesso

Empreendedorismo feminino: 10 dicas para uma mulher criar um negócio de sucesso

Empreendedorismo feminino: 10 dicas para uma mulher criar um negócio de sucesso

As mulheres estão cada vez mais ganhando espaços e conquistando posições até então eram dominadas exclusivamente por homens. Até pouco tempo, era difícil ver mulheres ocupando posições de liderança nas empresas e, menos ainda, atuando como empreendedoras.

Aliás, durante muito muitos séculos, o empreendedorismo feminino não foi visto com bons olhos pela sociedade, o que certamente, desestimulou muitas mulheres a conquistarem a sua independência financeira.

Felizmente, este cenário tem se alterado ao longo dos anos e hoje já sabemos de casos de empreendedoras que se tornaram referências em suas áreas, alcançando o reconhecimento e o sucesso.

Mas, como é possível seguir o exemplo dessas mulheres e criar um negócio de sucesso? Nós da Redaweb separamos 10 dicas para te ajudar a iniciar a sua trajetória como empreendedora. Confira!

1 – Tenha autoconfiança

A autoconfiança é a primeira e talvez a mais importante caraterística que a mulher empreendedora precisa ter, sobretudo, se considerarmos que este é um campo de atuação predominantemente masculino.

Para que isso seja possível, é indispensável investir no autoconhecimento de modo a estimular o seu amor próprio, ou seja, é necessário que a mulher empreendedora seja apaixonada por si mesma, não se deixando abater por opiniões negativas.

2 – Ame o que você faz

Há uma famosa frase, atribuída ao pensador e filósofo chinês Confúcio, que diz: “escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”.

Isso é algo realmente verdadeiro e que deve ser considerado desde o primeiro momento em que se pensa em empreender.

As mulheres tendem a ter mais forte em si o desejo de realização e isso, normalmente, está relacionado a questões subjetivas. Desse modo, torna-se muito importante escolher empreender em algo que verdadeiramente se ame e no qual seja possível sentir-se realizada!

Empreender única e exclusivamente pensando no retorno financeiro pode não trazer bons resultados, nem para homens e nem para mulheres, pois é mais difícil predispor-se ao sacrifício quando fazemos o que não gostamos.

3- Seja forte e persistente

Pode parecer algo clichê, mas para empreender é indispensável que a mulher seja forte e persistente.

Infelizmente, o empreendedorismo feminino ainda encontra muitas barreiras pautadas no preconceito e numa opinião equivocada de que as mulheres “não servem para isso”.

Portanto, para enfrentar todos estes obstáculos, é necessário renovar todos os dias as forças e jamais perder de diante de si o objetivo que se espera alcançar.

Sim, você receberá muitos “nãos”. Muitas pessoas desconfiarão de você. Muitos dirão que você não é capaz e não acreditarão no seu potencial de sucesso.

Mas, em todas estas situações, é necessário mostrar toda a sua força feminina e persistir!

4- Prepare-se e qualifique-se

Esta dica está diretamente relacionada à anterior é um dos caminhos para ultrapassar a barreira do preconceito.

Não podemos mentir, em muitos casos será mais difícil para a mulher empreender, por isso, mais que ninguém ela precisa se preparar e se qualificar.

Por isso, procure por instituições e profissionais que te auxiliem neste processo. Atualmente, há organizações especializadas no empreendedorismo feminino e que, certamente, te farão sentir muito mais segura.

Ademais, nunca deixe de estudar sobre a área de atuação que você escolheu. Trabalhe para se tornar uma referência, a melhor que você poderia ser! Além do sucesso do negócio, essa atitude contribuirá de forma significativa para a sua percepção de auto realização.

5 – Faça um plano de negócios

O plano de negócios é algo que deve ser feito por todos os empreendedores, independentemente de serem homens ou mulheres.

Um planejamento bem elaborado te ajudará a sentir mais confiança e contribuirá para que inúmeros problemas sejam evitados.

Além disso, ao definir os objetivos e saber exatamente onde se deseja chegar, será muito mais fácil identificar as atividades que precisam ser feitas.

Neste processo, é importante que se tenha em mente:

  • O que espero do meu negócio?
  • Em quanto tempo espero alcançar este resultado?
  • Quanto isso custará?

Um dos modelos mais efetivos para desenvolver um plano de negócios para quem está iniciando sua atividade como empreendedor é o CANVAS.

Este é um modelo de negócios que analisa o empreendimento a partir de 9 (nove) tópicos:

  • 1. Proposta de valor
  • 2. Segmento de clientes
  • 3. Os canais
  • 4. Relacionamento com Clientes
  • 5. Atividade-chave
  • 6. Recursos principais
  • 7. Parcerias principais
  • 8. Fontes de receita
  • 9. Estrutura de custos

6 – Construa uma rede de apoio

A rede de apoio é composta por pessoas em quem você pode confiar e que podem te ajudar em sua trajetória empreendedora.

Mesmo com um bom planejamento, podem acontecer situações que não foram previstas e neste momento é muito recomendado contar com o apoio e experiência de outras pessoas.

Esta rede pode ser formada por seus familiares e amigos, mas procure inserir neste grupo outras mulheres empreendedoras, pois provavelmente, elas terão enfrentado problemas parecidos com os seus.

Aliás, um erro cometido por muitas mulheres que se lançam ao empreendedorismo é achar que podem fazer tudo sozinhas. Lembre-se: todos precisam de ajuda em algo e não é demérito nenhum assumir isso.

7 – Seja mentorada por alguém mais experiente

A mentoria consiste num processo de orientação feito por um mentor. O mentor é uma pessoa mais experiente e que conhece com mais profundidade sobre determinado assunto.

Apesar de não ser algo obrigatório, é muito recomendável que as empreendedoras contem com o auxílio de um mentor.

Algumas instituições oferecem o trabalho de mentoria gratuitamente ou a um preço mais acessível. Por isso, vale a pena pesquisar as alternativas do mercado.

8 – Administre o seu tempo

As mulheres são muito conhecidas por serem versáteis e terem a habilidade de “fazer várias coisas ao mesmo tempo”. No entanto, isso não significa que não seja necessário administrar e organizar a sua rotina.

Todos os afazeres do dia devem ser cuidadosamente organizados, de modo que seja possível a realização de todas as atividades. Conciliar trabalho e vida pessoal por ser uma tarefa muito difícil, por isso, é importante que se invista em técnicas que auxiliem neste processo.

9 – Tenha coragem

A coragem é outra característica muito importante para a mulher que deseja iniciar o empreendedorismo feminino.

Portanto, não tenha medo de dar o primeiro passo em busca do seu sonho.

10 – Invista em Marketing Digital

Por fim, mas não menos importante, é recomendado que a empreendedora invista constantemente em Marketing Digital, principalmente no que se refere à criação de conteúdo.

Através dessa estratégia, é possível fortalecer o seu nível de conhecimento na área, fazendo com que o cliente se sinta muito mais confiante em comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

Nós da Redaweb podemos te ajudar com este processo de criação de conteúdo. Contamos com um time de experientes redatores que te ajudarão a atrair mais clientes e alavancar os seus negócios.

Entre em contato conosco através do nosso site ou telefone (0800 750 5564) e conheça nossos planos.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
erros-que-voce-pode-estar-cometendo-no-seu-blog-e-pode-afastar-os-leitores conheca-o-impacto-das-campanhas-de-marketing-e-seo-para-o-business-blog a-importancia-de-produzir-conteudo-escaneavel-para-o-seu-blog
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564