Encontre maneiras de investir no marketing digital da sua empresa

O marketing é um setor fundamental para fazer com que o produto “exista” no mercado e seja atraente o suficiente para ser consumido. Mesmo que seu produto seja excelente, se o seu público-alvo não o conhecer, a empresa não crescerá e pode até fechar. Nos tempos atuais, é o marketing digital que se transformou em essencial e é capaz de unificar toda a empresa em prol dos seus objetivos.

O marketing digital é a ferramenta mais utilizada atualmente, e cada vez mais, por um número maior de pessoas para promover a marca através dos meios digitais. Através dele e de suas estratégias, a empresa pode se comunicar diretamente com seu público, levando esse tipo de investimento como prioridade dentro do orçamento.


Bons motivos para investir no marketing digital

Os números são para lá de estimulantes. No mundo, há mais de 3 bilhões de pessoas conectadas na internet, sendo 120 milhões só no Brasil. Com essa audiência tão grandiosa, investir em marketing digital é praticamente uma obrigação para uma empresa atrair seus clientes, já que não estar bem posicionado na web pode ser o caminho para o fracasso no mercado.

Ele utiliza métodos muito semelhantes aos tradicionais, com os benefícios de ser mais imediato, barato e de fácil mensuração. Mas mesmo que seja mais acessível, é bastante complexo e requer habilidade para aproveitar ao máximo suas vantagens.

Dentre os motivos para investir em marketing digital, listamos os cinco mais importantes, tais como:

  • Ser encontrado nos meios digitais: os métodos de busca do consumidor mudaram, hoje em dia ele busca na web os produtos e serviços que tem interesse. Além disso, esse consumidor pesquisa opiniões de quem já utilizou a marca, para evitar uma compra equivocada. Uma empresa hoje, precisa existir na web, estar bem posicionado nos sites de pesquisa e presente nas redes sociais, se comunicando com seus clientes.
  • Ser referência: a internet é um espaço democrático e variável, com vastíssimas possibilidades estratégicas, mas que inclui também a concorrência, com o mesmo interesse em atrair os clientes. A melhor forma de se destacar é se tornar referência no assunto, criar valor diante de sua audiência e ter um canal permanentemente aberto para estreitar suas relações com o consumidor.
  • Falar diretamente com o público-alvo: um dos pontos positivos do marketing digital é ir direto ao ponto, ou seja, conversar com quem realmente interessa. As campanhas podem ser feitas totalmente direcionadas a seu público-alvo e utilizar sua linguagem, o que diminui substancialmente o valor investido. O nível de segmentação pode ser alto e selecionado por hábitos de consumo, perfil socioeconômico, gostos etc.
  • Mensurar os resultados rapidamente: o marketing digital tem inúmeras ferramentas para mensurar os resultados, de acordo com o tipo de campanha e necessidade. Eles expõem estatísticas que permitem mudanças imediatas nas estratégias, identifica ainda melhor sua audiência e o que ela deseja receber.
  • Investir conforme a disposição do orçamento: considerada de custo mais baixo e acessível, o marketing digital pode adaptar suas estratégias de acordo com o orçamento destinado a ele e, ainda assim, realizar um bom trabalho. Diferente das mídias tradicionais de rádio, TV e jornal, anúncios no meio digital são muito mais baratos e direcionados.


Melhores estratégias no marketing digital

Investir em estratégias é fundamental para o seu sucesso digital. Mas a maior dificuldade é saber quais são as melhores formas para atingir os objetivos determinados e conquistar suas metas. É grande a variedade de estratégias de marketing digital, o que dificulta ainda mais as suas escolhas.

A necessidade de movimentar o caixa e atrair clientes têm se mostrado ainda mais imperativo nos dias de hoje, em que o consumidor está mais exigente e preocupado em utilizar seu dinheiro em algo realmente importante. Essa situação mais extrema acaba levando a empresa a se precipitar em ações que podem não surtir o efeito desejado.

Para evitar más escolhas e prejuízo financeiro, é preciso conhecer bem a importância desses investimentos, as ferramentas disponíveis no marketing digital e as estratégias capazes de trazer resultados em curto, médio e longo prazo.

Conhecer bem a sua persona é, sem dúvida, um ponto fundamental para o marketing digital, mas é preciso bem mais do que isso para trazer resultados. Para se tornar acessível ao consumidor, é importante aumentar o tráfego do site da empresa, fazer com que a marca ganhe repercussão positiva e se manter competitivo, mas para isso é preciso ter conhecimentos específicos sobre as ferramentas, a fim de saber quais as ações podem interagir entre si e o resultado entre elas.

Para ajudar nesse mar de possibilidades, vamos mostrar, abaixo, cinco estratégias do marketing digital que são bastante assertivas para investir, e podem apresentar ótimos resultados:


1 - Marketing de conteúdo

Considerada a principal ferramenta do marketing digital atual, o marketing de conteúdo é também um dos métodos mais simples de serem realizados. Mas não basta apenas publicar textos e arquivos de forma aleatória nas redes sociais e blogs, eles precisam ter real relevância para seu público, e com isso levar a marca a ser uma referência. Com um conteúdo relevante, é possível construir uma base de e-mails segmentados, informar, se comunicar com quem interessa e potencializar os resultados finais.


2 - Estar nas redes sociais

As redes sociais são as principais pontes de relações da atualidade: as pessoas se encontram, travam contatos pessoais, familiares, profissionais e amorosos, além de serem espaços perfeitos para todos os tipos de negócios. Nas redes, é possível criar um elo de comunicação com o cliente muito mais rápido e informal, que começa com a criação de uma página institucional.

Cada rede social oferece opções para empresas e diversas ferramentas para incrementar as conversões. Mas não é preciso estar em todas as redes, basta identificar seu público-alvo em algumas delas e investir em conteúdo.


3 - SEO    

O SEO é a otimização do site na principal página de pesquisa da web, o Google. Por ser mais complexo, é preciso ter um bom entendimento sobre algoritmos e concorrências de nichos, assim como, entender suas ferramentas para se manter afinado com o conteúdo, a tecnologia e a relevância do site. Ele pode até demorar para mostrar resultados, mas investir nele pode levar a marca diretamente ao seu consumidor.


4 - Mídias pagas

Mesmo que seja possível manter uma página em rede social de forma gratuita, há a possibilidade de investir em anúncios que mantêm a marca em bastante destaque. Eles podem ser feitos como links patrocinados, banners e anúncios nas redes, direcionados para seu público-alvo.


5 - Contratar uma empresa de marketing digital

É fácil criar uma página nas redes sociais e manter publicações na tentativa de atrair clientes, mas só quem é especialista pode levar aos resultados esperados. Manter uma equipe fixa de marketing pode ser muito mais caro, especialmente para empresas de pequeno e médio porte, sendo muito mais vantajoso contratar uma empresa de marketing digital. Ela fará pesquisas, identificará a persona e criará estratégias adequadas para chegar às metas desejadas, sempre mensurando os resultados e apresentando relatórios rápidos e concretos.


O marketing digital é dinâmico, com ótimo custo-benefício, mas requer conhecimento técnico para fazer as escolhas certas. Conheça as principais estratégias para utilizar o marketing digital e ser bem-sucedido em seus objetivos. Acesse o site da RedaWeb ou ligue para nós no 0800 750 5564,  para assinar um plano de produção de conteúdo.