Entenda a importância de realizar a métrica do CAC

As métricas empresariais foram desenvolvidas com o objetivo de fazer com que as organizações alcancem o sucesso em suas ações, a partir do monitoramento. Ao crescer a empresa se torna mais consolidada no mercado, alcançando assim os seus objetivos. 

Um exemplo de métrica que podemos destacar nesse sentido é o Custo de Aquisição de Clientes. Você utiliza essa ferramenta de gestão em sua organização? Em caso de resposta negativa, continue a leitura.

Aqui, abordamos o essencial a respeito do CAC, principalmente a sua importância para o crescimento empresarial. 

O que é o CAC?

CAC, que significa Custo de Aquisição de Clientes, é, conforme um recente estudo, uma métrica de marketing e financeira, que tem por objetivo medir o investimento médio dos esforços empreendidos para fisgar ou conquistar um cliente. 

Ainda que muitas empresas não observem essa métrica, vale dizer que ela é essencial para qualquer que seja o negócio, isso porque avalia se os investimentos na aquisição de clientes realmente estão trazendo algum retorno financeiro que compense tal esforço. 

Na prática, pode contribuir para que os empresários tomem decisões cada vez mais assertivas, como por exemplo, aplicar corretamente o financeiro da empresa. Além disso, essa métrica é importante para mensurar a saúde financeira de uma empresa, bem como o sucesso das ações de marketing e de vendas que objetivem conquistar mais clientes. Geralmente, são estes dois setores que ficam responsáveis diretamente pelo alcance de mais clientes. 

CAC, saúde financeira e aplicações corretas 

O CAC se coloca hoje como uma métrica ou ferramenta fundamental para a marca que deseja não apenas conhecer a eficiência de suas operações relacionadas à conquista de mais clientes, mas também porque possibilita que a empresa tenha ciência de sua saúde financeira. 

A saúde financeira de uma empresa pode ser caracterizada tanto pelo fluxo de caixa (entradas), como pela aplicação correta dos recursos que ela dispõe. Por exemplo, se a organização investe em algo que não está gerando resultados positivos, pode colocar a sua saúde financeira em risco. 

Todo e qualquer investimento deve ser pautado pela ideia de retorno, de compensação, de que a empresa receberá em algum momento o dinheiro que empreendeu em ações, seja para conquistar mais clientes ou realizar mais vendas. 

Nesse sentido, podemos dizer que o CAC pode contribuir, como destacamos anteriormente. Aplicar o CAC ao seu negócio é, atualmente, mais do que apenas uma opção. É uma exigência para que ela mensure seus esforços e saúde financeira, e, assim, saiba se tudo está bem e conforme o planejado. 

Afinal, como calcular o CAC?

Para alguns, o CAC é uma métrica complexa, de difícil cálculo. Mas, hoje, verá como é fácil realizar o seu cálculo. Ao longo deste tópico, abordamos tudo o que precisa considerar nesse processo:

Passo 1

O primeiro é simples. Você precisa desconsiderar todas as áreas de sua empresa que não atuam diretamente na aquisição de novos clientes. Por exemplo: departamento administrativo, setor de recursos humanos, setor de compras, setor de contabilidade, etc. Perceba que nenhuma dessas áreas lidam diretamente com o CAC, de modo que assim podemos desconsiderá-los. 

Passo 2 

No segundo momento, é preciso definir o período que deseja calcular o CAC. Por exemplo, de janeiro a junho do ano vigente. Definir o período é fundamental porque torna todo o processo posterior mais fácil, ou seja, menos complicado de ser realizado. Além disso, garante um resultado mais claro e objetivo. 

Passo 3

Em seguida, você deve identificar todas as despesas que fez com marketing para alcançar mais clientes. Por exemplo: marketing de conteúdo, anúncios pagos, campanhas de redes sociais etc. 

Nessa etapa, é preciso listar todo investimento feito em marketing digital, de janeiro a junho, se for o caso. Para isso, você pode fazer uso de um papel e caneta e listar, de forma paciente, todos os investimentos feitos nesse período. Conte também com a ajuda da equipe de marketing. 

Passo 4 

Agora é a vez do setor de vendas. Assim como fez com o marketing, é hora de identificar todas as despesas que fez com vendas no período que deseja calcular o CAC.

Nesse caso, deve-se listar as ações que foram realizadas para tornar os seus produtos mais atrativos, com o objetivo de vendê-los. 

Passo 5

Essa é uma etapa muito importante. Nela você deve realizar o levantamento do número total de clientes que foram conquistados no período que definiu. 

Por exemplo: 1000 clientes. 

Passo 6

Agora tudo ficou muito mais fácil, no que se refere ao cálculo do CAC, desde que tenha em mãos os dados corretos. Então, nessa etapa, para alcançar o cálculo do CAC, é preciso somar as despesas (com vendas e marketing no período que determinou) e, depois, dividir o total pelo número de clientes que alcançou.

Que tal um exemplo prático? 

Digamos que a sua empresa investiu 5 mil em marketing e 5 mil em vendas no período de janeiro a março de 2019. A soma dessas despesas é de 10 mil. Imaginemos também que, nesse mesmo período, conquistou 1000 clientes. 

Com base nessas informações, qual é o CAC? Simples: 10.000/1000 = 10. Isso significa dizer que para cada cliente conquistado, a empresa investiu R$ 10. 

É claro que o exemplo ora exposto é apenas uma situação hipotética. As empresas, em geral, investem muito mais em marketing e vendas para conquistar mais clientes. Todavia, nem sempre as coisas saem da maneira como desejados. 

Por isso, fazer uso da métrica CAC é fundamental, pois permite que a organização saiba se realmente seus esforços estão valendo a pena e compensando financeiramente. 

A empresa também pode fazer uso de outras métricas para saber, por exemplo, quanto cada cliente gasta com a compra de produtos ou serviços. Tomando o exemplo anterior como base, se uma empresa investe R$ 10 para conquistar um cliente que gasta em média de R$ 50 a R$ 100, então ela está saindo no lucro, ao menos no que se refere à conquista de clientes.

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