Entenda a importância do marketing de vendas para a sua empresa
Caso você tenha uma empresa nova, deve saber a dificuldade para vender. Investiu muito dinheiro em marketing, mas não teve o resultado esperado? Todos sabem o nome da sua empresa, onde está, qual é o slogan, mas ninguém entra para comprar? Mesmo que você não seja empreendedor, talvez conheça histórias como essa.
Infelizmente, é comum ouvir pessoas reclamarem que não conseguem vender e colocam a culpa nelas mesmas, nos seus negócios, no seu público ou na situação do país. Saem a distribuir a culpa, mas não reparam no que têm feito de errado.
Esse aparente fracasso denuncia a falta do Marketing de Vendas. Algo vital, mas muitas vezes, ignorado. Quer saber melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo!
O que é o Marketing de Vendas?
É importante pontuarmos a diferença entre o Marketing Comum e o Marketing de Vendas. É bem simples: o Marketing Comum foca na empresa como um todo, são ações e estratégias voltadas para o logo, o slogan, o lema e as mídias sociais, ou seja, a divulgação da marca em geral. Porém, como mostrado no início do texto, o Marketing Comum não é o bastante.
O Marketing de Vendas é um pouco diferente. Ele foca em produtos e serviços específicos. Estratégias assim mostram o produto ao mundo, pensando em:
- Cores;
- Formatos;
- Nomes;
- Preços;
- Entre outros fatores.
E, se você quer aumentar as suas vendas, deve investir nisso também.
Um bom Marketing de Vendas é focado totalmente no consumidor. Você deve compreender os seus problemas e mostrar para ele como o seu produto pode solucioná-los. E, acima de tudo, porque o seu produto é o melhor no mercado. Quais são seus diferenciais? Quais são as vantagens de adquiri-lo? Tudo isso conta.
Por exemplo: digamos que você venda roupas. O Marketing Comum vai focar na sua marca e usar estratégias para divulgar o logo da sua empresa, onde você se encontra e as suas redes sociais. As pessoas vão te conhecer e vão saber que você vende camisetas, calças e vestidos.
Trabalhando o Marketing de Vendas, você vai divulgar o seu produto e as pessoas já vão saber seu nome e o que você vende, além de ver os posts no Instagram e querer conhecer a sua loja. Vão ler, também, depoimentos de clientes, saberão que sua equipe proporciona uma boa experiência e ficarão cientes de que você vende lindas camisetas por um preço acessível, por exemplo.
A importância do Marketing de Vendas
Conciliar o Marketing Comum com o de Vendas é fundamental para a sobrevivência do seu negócio. Isso porque o primeiro é o que vai levar as pessoas à porta da sua loja e o segundo é o que vai empurrá-las para dentro. E não apenas isso: é o que vai segurá-las lá dentro.
Se você não trabalha o Marketing de Vendas, poucas pessoas compram de você. É como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”.
Quando investe em boas estratégias, você leva o seu produto à mente do consumidor. Pode ser que ele não precise agora, porém mais tarde, vai lembrar do seu nome. E quando precisar, vai saber onde comprar. Assim, o Marketing de Vendas é uma ótima forma de prospectar clientes.
Contudo, não se trata apenas de prospecção. É também sobre fidelização - e pode ser até que isso seja o mais importante. Estudos comprovam que é muito mais caro prospectar novos clientes do que fidelizar os antigos. Se alguém já comprou de você uma vez, por que não o fazer comprar de novo?
Esse tipo de Marketing foca nisso também. Primeiro, leva o produto à mente do consumidor e, depois, ao seu coração. Dessa forma, assim que compra uma camiseta, como no exemplo, vocês devem estabelecer um bom relacionamento.
Uma estratégia de Marketing de Vendas bem executada torna o consumidor um fã da sua marca e faz ele ficar apaixonado pela sua empresa e seus produtos. Quando você conquista seu consumidor, ele volta mais vezes e fala de você para os amigos.
Por isso, o pós-vendas é importantíssimo. Pedir um feedback, mostrar que se importa com a experiência dos consumidores é vital.
As redes sociais são muito importantes para ações desse tipo. Se sua loja é de roupas, como no exemplo acima, ter um Instagram é obrigatório. E não basta apenas ter, é preciso ser presente.
Postar com frequência e interagir com os seguidores. Tudo isso faz parte de uma boa estratégia de pós-vendas.
Como fazer Marketing de Vendas
Agora que você compreendeu o que é e a importância do Marketing de Vendas, você pode estar se perguntando: “mas, como faço isso?” Antes de tudo, é bom que sua empresa tenha um ambiente legal: a equipe de Marketing deve conversar com a equipe de Vendas, como o próprio nome já sugere.
Garantido o ambiente amigável, você deve estar de olho em 4 coisas:
- Público-alvo;
- Identidade visual;
- Preço;
- Promoção.
Primeiro, você deve prestar atenção no seu público-alvo, pois deve conhecê-lo muito bem. Qual é o gênero, a faixa etária, classe social e os problemas do seu consumidor? Essas e outras informações são de extrema importância.
A partir disso, você consegue descobrir quais produtos devem estar nas prateleiras e quais não são tão importantes.
Em segundo lugar: você deve se atentar à identidade visual do produto, como cores, formatos, modelos entre outros.
Por exemplo: se você vende roupas para crianças, não adianta fazer apenas produtos de cores neutras. Crianças gostam de coisas coloridas. Agora, se você vende roupas sociais, dificilmente vai vender um paletó com todas as cores do arco-íris.
O preço também é muito importante. Ter um preço competitivo é fundamental. Você deve sempre equilibrar as coisas: algo muito barato não paga as contas da empresa, algo muito caro não vende. Encontrando o ponto de equilíbrio dos preços, você estará no caminho certo.
Por fim, promoção - no sentido de promover, divulgar e mostrar. É preciso mostrar para os possíveis consumidores quais são os diferenciais do produto que você oferece e por que o seu é melhor do que o dos concorrentes.
E aí podem entrar os descontos. Talvez a camiseta que você vende e a do concorrente tenham o mesmo preço, mas naquela semana a sua tem 20% de desconto.
O Marketing de Vendas é um investimento que vale a pena. É frustrante estar com as portas abertas, ver todos passarem pela rua, mas ninguém entrar. Por isso, esse é um grande pontapé que, cedo ou tarde, você terá que dar para seu negócio decolar. Não é nenhum bicho de 7 cabeças e, com certeza, vai te trazer ótimos resultados!
Esperamos que tenha gostado deste artigo e das dicas. Se você tem um site, blog ou até uma rede social e precisa de conteúdo de qualidade, dê uma olhada no site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564 para assinar um plano de produção de conteúdo!