Entenda a importância do projeto de SEO

Ao iniciar o marketing digital, o profissional elabora um projeto para as redes sociais e as publicações de conteúdo, mas esquece de criar um específico para o SEO. Por ser uma das ferramentas mais importantes numa campanha, sem um direcionamento adequado de SEO, todo o trabalho se compromete. 

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para otimizar sites através do bom rankeamento em plataforma de buscas. Alcançar as primeiras posições do Google é uma das principais ambições do investimento em marketing digital, pela ampla visibilidade e maior número de conversão em vendas. 


Por que o SEO é tão importante?

Ter mais visitantes e cliques vindos de forma gratuita é um sonho para quem trabalha com marketing digital. Afinal, mesmo que os investimentos para web sejam muito menores do que os feitos para as mídias, economizar é sempre positivo para qualquer pessoa e empresa, ainda mais se o trabalho tem um ótimo retorno.

O SEO é uma ferramenta aparentemente simples, mas que esconde uma das técnicas mais complexas do marketing digital. Quem está iniciando nessa área ainda tem muitas dificuldades para conhecer os detalhes das ações e como funciona os algoritmos que movem as páginas para a elevação ou o ostracismo. 

Um desenvolvimento correto do SEO pode levar a um aumento médio de 77,8 % do tráfego orgânico, com alta qualidade e nível de conversão, com cerca de 55 %. Nada mal para uma ação que não exige nenhum investimento direto em anúncios e outros, mas que requer um projeto muito bem elaborado do princípio ao fim. 

Toda a importância do SEO circula no seu intuito final, que é conquistar as primeiras posições nas páginas de pesquisa do Google. A maior plataforma de buscas do mundo recebe uma média de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, 100 bilhões por mês e 2 trilhões por ano. O pioneirismo da plataforma, a facilidade e velocidade para realizar as pesquisas e as inúmeras ferramentas agregadas são componentes desta fórmula de sucesso e todos os sites, blogs e páginas querem fazer parte dela. 

O motivo para tanta euforia é simples: quando um usuário entra no Google para realizar uma pesquisa, ele está interessado em sanar uma dúvida ou resolver um problema o qual ele obterá várias opções. Mas para agilizar e resolver logo a sua questão ou por pura preguiça, a suprema maioria de quem pesquisa se atenta aos primeiros links oferecidos pelo Google e em geral, conseguem resolver sem precisar buscar novamente. 

Esse hábito tão comum entre os usuários, independente do país que está, fez com que o marketing digital se direcionasse a entender e a agir no funcionamento de seleção do Google para emplacar as páginas nos primeiros lugares.  E o processo requer não só um produto digital de qualidade, mas muita técnica e agilidade para trabalhar com os detalhes que representam o SEO. 

Ferramenta do inbound marketing e principal alvo do SEO, uma campanha bem-estruturada de marketing de conteúdo ajuda-o a realizar suas estratégias com muito mais qualidade. É através do conteúdo relevante que o cliente é atraído e pode se tornar uma audiência assídua e até mesmo um divulgador voluntário do canal de comunicação. 

A relevância desse conteúdo se dá quando ele proporciona informação de qualidade ao leitor, sem utilizar de cópias ou fontes duvidáveis. Ao contrário, ele é produzido por pesquisas de bases sólidas, possui referências e o sentido educativo para o seu público alvo, com temas que o interligam a marca. Apenas falar sobre o produto ou serviço em si não dá visibilidade e acaba levando o site ou blog à invisibilidade. 

Apesar da importância dos textos, os vídeos recebem até 52 vezes mais visitações em média, seguidos por imagens, mídias bastante bem-vindas para complementar um conteúdo bom para SEO. 

 

Preparando um projeto de SEO

A web é, de fato, um mundo quase infinito de oportunidades e muitos negócios estão criando fortunas por utilizarem bem o espaço. Mas, apesar da grande quantidade de empresas em busca desse sucesso, poucas sabem usar as ferramentas ao seu favor e conseguem sair do zero, ir ao topo e lá se manter. 

Mesmo que a sorte seja sempre benéfica, ela pouco influencia para um canal de comunicação ganhar destaque, mas um bom  planejamento de SEO consegue. Ao preparar o projeto de SEO é fundamental se ocupar nos mínimos detalhes, que podem esconder detalhes importantes para não errar no processo ou demorar ainda mais para obter os resultados. 

Cada etapa depende da outra para ser realizada, o que torna sua implementação um trabalho focado e que depende de todos os outros setores do marketing digital para serem bem desenvolvidas. Para facilitar a compreensão na montagem do processo, comece dividindo o projeto em cinco etapas:

  • Etapa 1 - É o projeto físico em que há todas as informações iniciais para entender o que poderá ser feito. Nele estão incluídos o orçamento disponibilizado, os objetivos, as necessidades e o ambiente que ele será realizado. Neste momento é possível ter uma real compreensão do que pode ser implementado na estratégia de SEO, assim como o que não é viável, sem criar ilusões. É possível que ocorram alterações no projeto, incluindo orçamentos e prazos, como necessidade de alterar uma plataforma sem recursos;
  • Etapa 2 - É quando ele começa a se tornar prático, com a realização de pesquisas para identificação das palavras-chaves mais adequadas, as landing pages e todos os outros recursos do SEO.  Diante dos dados analisados, após se estabelecer a fase inicial, é nesse momento em que se percebe as peculiaridades da estratégia e do próprio negócio, assim como se conhece melhor o público-alvo;
  • Etapa 3 - O projeto começa a ser executado, bem como os recursos aplicados no canal de comunicação para gerar sua propagação. Os códigos de autenticação também são implementados, assim como os protocolos de exclusão do site e os arquivos acessórios.  É uma fase que requer o máximo de atenção, já que uma falha pode comprometer o restante programado; 
  • Etapa 4 - Após tudo implantado, é preciso começar o monitoramento constante para avaliar os resultados. A atenção no monitoramento permite identificar a evolução das palavras chaves e outras ações;
  • Etapa 5 - É a parte do “pente fino”, ou seja, uma avaliação do que foi identificado no monitoramento, para que possam ser feitos ajustes. Como nenhum processo é perfeito e sofre influências diversas de mudanças de normas e da concorrência, é preciso agir o mais rápido possível para que os objetivos sejam alcançados conforme o planejado.

O SEO é uma etapa fundamental para obter os resultados desejados no marketing digital, mas muitas pessoas não valorizam o seu planejamento para que ele possa ser aproveitado por completo. A RedaWeb é especialista nisso e tem o plano perfeito para você investir em marketing de conteúdo para o seu negócio! Entre em contato pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564 agora mesmo!