Entenda as diferenças entre pesquisa de mercado e pesquisa mercadológica
Algo que todos os empreendedores precisam estar preparados para enfrentar desde o início das atividades de suas empresas são as pesquisas.
Estas pesquisas são ferramentas essenciais para que se compreenda melhor todo o ambiente em que o seu negócio estará inserido, quais são as pessoas que você irá atender, os fornecedores com quem deverá trabalhar, entre muitas outras informações.
Em especial, dois tipos de pesquisas se destacam, e estão sempre presentes no dia a dia de todos os profissionais e empreendedores, que são as pesquisas de mercado (também conhecidas como avaliação de mercado) e as pesquisas mercadológicas. Em um primeiro momento, a nomenclatura pode gerar alguma confusão, mas trata-se de pesquisas diferentes entre si, e que possuem objetivos importantes para o seu trabalho.
Assim, um dos maiores cuidados que você deve ter, para garantir um melhor resultado de trabalho para o seu negócio, é conhecer as diferenças entre estes dois tipos de pesquisas. Isso lhe permitirá obter os melhores resultados e usufruir de todas as vantagens e benefícios destas ferramentas.
As principais diferenças entre a pesquisa de mercado e a pesquisa mercadológica
Para que você consiga compreender de uma forma muito mais clara e simples quais são as diferenças entre a pesquisa de mercado e a pesquisa mercadológica, confira a seguir quais são os principais pontos que diferenciam estas duas ferramentas, e saiba em que momento utilizar cada uma delas:
Objetivo
O principal, e certamente o mais importante ponto que diferencia as pesquisas de mercado e mercadológica são os seus objetivos, os quais são completamente distintos. Ou seja, uma pesquisa de mercado possui um propósito único, enquanto a pesquisa mercadológica é utilizada para um objetivo completamente diferente.
Primeiramente, a pesquisa mercadológica deve ser compreendida como uma pesquisa muito mais geral, referente, na grande maioria das vezes, ao cenário em que o seu negócio será inserido. Assim, os pontos a serem avaliados compreendem desde a localização, o número de concorrentes em sua região, os melhores fornecedores a serem contratados, entre outros fatores que possibilitam uma melhor estratégia comercial para sua empresa.
Já a pesquisa de mercado, ou a análise de mercado, é uma ferramenta muito mais pontual, e deve ser realizada pelas empresas já em funcionamento. Isso porque a pesquisa de mercado deve ter as suas respostas fornecidas pelo público, como os clientes de sua empresa, por exemplo.
Desta forma, enquanto a pesquisa mercadológica permite que o empreendedor identifique as melhores oportunidades comerciais em um cenário geral, a pesquisa de mercado tem como objetivo a identificação de oportunidades pontuais, como promoções que podem ser realizadas, ou pontos fracos a serem melhorados em seu negócio.
Esta diferença de objetivos já permite que se consiga identificar qual a pesquisa que deve ser realizada e em que momento cada uma destas ferramentas pode ser utilizada, o que evita a confusão entre elas em seu trabalho.
Forma de realização das pesquisas
Depois dos objetivos de cada uma destas pesquisas, outra importante diferença que deve ser levada em consideração é a forma como a pesquisa de mercado e a pesquisa mercadológica são realizadas.
Isso porque, a pesquisa mercadológica, que possui uma abrangência de informações maiores, depende da pesquisa feita pelo empreendedor em um cenário regional. Ou seja, o responsável pela empresa avalia o mercado em que irá se instalar, ou no qual já está presente, e avalia as condições, de forma que as respostas são obtidas pelo próprio empreendedor, que deve utilizar o seu critério comercial para isso.
Diferentemente, a pesquisa de mercado tem como foco a opinião do público, de forma que os dados são obtidos através das respostas das pessoas que já consomem seus produtos ou serviços, ou mesmo daquelas que deseja atender, que é o seu público-alvo. Com estas respostas, é possível fazer uma análise mais precisa e identificar oportunidades e mudanças necessárias em seu negócio.
Ou seja, enquanto a realização da pesquisa mercadológica depende apenas da análise do empreendedor, a pesquisa de mercado requer a participação de pessoas que sejam ou possam vir a serem seus clientes. Desta forma, a colocação em prática destas ferramentas é bastante diferente, sem qualquer chance de confusão em sua realização.
Periodicidade de cada pesquisa
Para complementar as diferenças entre a pesquisa de mercado e a pesquisa mercadológica, é preciso avaliar também a periodicidade com que cada uma pode ou deve ser realizada. Este ponto é outro no qual estas duas ferramentas diferem de forma muito gritante, e que faz com que a sua semelhança esteja apenas na importância e na nomenclatura.
De início, a pesquisa mercadológica deve ser feita ainda antes do início de suas atividades, para que se saiba qual será a forma como suas estratégias serão colocadas em prática, análise das dificuldades que serão enfrentadas, entre outros pontos pertinentes. No entanto, o início de seu trabalho não é o único momento em que a pesquisa mercadológica deve ser realizada.
Por ser uma ferramenta que permite uma visão geral de seu segmento, com um foco maior em sua região, a pesquisa mercadológica deve ser realizada de forma periódica, para que você possa identificar mudanças estruturais em seu segmento que requeiram atualizações sem seu negócio. Em geral, uma pesquisa mercadológica anual é o suficiente para que você se mantenha atualizado e siga com todos os benefícios deste tipo de pesquisa.
A pesquisa de mercado, entretanto, pode ter uma periodicidade muito mais curta, de modo que seja feita várias vezes ao longo do ano. Isso porque este tipo de pesquisa pode ajudar a compreender a expectativa de clientes em ocasiões especiais, além de ajudar a identificar falhas em seu negócio que possam comprometer a sua qualidade.
Uma pesquisa de mercado que demore muito tempo a ser feita, por exemplo, pode deixar falhas pequenas em seu funcionamento se tornarem maiores, o que afeta toda a saúde de sua empresa. Assim, a pesquisa de mercado pode ser feita a cada trimestre, ou sempre que você pensar que precisa compreender melhor a visão de seu público.
Agora que você sabe a diferença entre as pesquisas de mercado e mercadológica, utilize estas ferramentas de forma muito mais efetiva em seu negócio, para que possa ter chances de sucesso muito maiores dentro de seu segmento.
Além disso, lembre-se sempre de que o conteúdo de suas páginas e redes sociais é fundamental para que se consiga realizar um trabalho muito melhor. Até mesmo a participação de cliente sem pesquisas de mercado pode ser incentivada pela presença de conteúdos de qualidade em seu site ou blog.
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