Entenda como conteúdos de qualidade fortalecem a cultura organizacional

Empresas do mundo todo já reconheceram a importância da produção de um conteúdo de qualidade para melhorar a sua conexão com o cliente e, por consequência, aumentar a conversão. Mas, essa estratégia vai muito além disso, ela também é primordial para fortalecer (e, em alguns casos, até mesmo construir) a cultura organizacional de um negócio. Quer saber como isso acontece? Vem com a gente!

Entendendo o conceito

Vamos brevemente retomar o conceito de cultura organizacional: ela diz respeito ao conjunto de práticas, diretrizes, símbolos, comportamentos, linguagem e valores que são adotados em um empreendimento. E isso tem relação tanto a essa postura perante o público interno quanto externo. 

Uma empresa que tem a sua cultura organizacional forte tem mais facilidade para transmitir a sua mensagem de forma clara, além de se posicionar no mercado com os seus diferenciais, destacando-se da concorrência.

Produção de conteúdo para o público interno

A produção de conteúdo funciona como ferramenta de fortalecimento da cultura organizacional de diferentes formas. A primeira delas é por meio da produção de materiais destinados ao público interno. A empresa pode, por exemplo, adotar o hábito de enviar newsletters periódicos para os seus colaboradores, informando decisões importantes, mudanças ou conquistas, e transmitindo informações relevantes para o segmento de atuação.

Por exemplo: se a sua empresa desenvolve softwares de gestão empresarial, o newsletter pode conter dicas comerciais para auxiliar o time de vendas a prospectar clientes seguindo os princípios e diferenciais que o próprio empreendimento deseja projetar no mercado.

O newsletter não é a única alternativa. Uma forma de usar a produção de conteúdo em prol da cultura organizacional de forma mais instantânea é manter um blog com foco no público interno. Essa é uma ferramenta bastante eficiente para reforçar constantemente os princípios da empresa para os seus colaboradores.

Produção de conteúdo para o público externo

A imagem que um negócio projeta para o mercado deve sempre estar vinculada à sua cultura organizacional. Ou seja, aquilo que ele comunica precisa ser condizente com a sua essência. E é aí que entra a necessidade da produção de conteúdo gerida com profissionalismo.

Não basta apenas manter um blog para atualizar os clientes (existentes e em potencial): é necessário que cada conteúdo tenha uma temática estrategicamente pensada, que aborde os traços da cultura organizacional que a empresa deseja reforçar a cada momento. 

Lembre-se: clientes, investidores, fornecedores e outros parceiros, que não estão dentro do empreendimento, vão conhecer a sua cultura por meio desses materiais. Por isso, a escolha das pautas precisa ser pensada nesse sentido.

E não para por aí: depois que os temas são pensados e elaborados, a sua execução também precisa ser primorosa. O texto deve ser elaborado seguindo a linguagem que faz parte do DNA da empresa. 

Pense da seguinte forma: dois negócios que atuam exatamente no mesmo segmento, mas um tem uma identidade mais despojada e outro segue uma linha mais séria, podem querer comunicar as mesmas coisas, no entanto, não será da mesma forma. A linguagem precisa ser adequada.

O conteúdo também precisa considerar quem está do outro lado, ou seja, quem é o público-alvo. Porque faz parte da cultura organizacional a forma como a empresa estabelece uma relação com esse público.

Além de tudo isso, ainda existe aqueles cuidados básicos que ajudam a fortalecer a cultura: uma gramática impecável, informações corretas, fontes relevantes, dados atualizados, etc. É por isso que a empresa precisa contar com profissionais especializados.

É bem verdade que qualquer um tem a capacidade de escrever um texto para publicar em um blog. No entanto, escrever um texto consistente, que reflita verdadeiramente a cultura organizacional, exige um trabalho profissional e especializado nisso. Pode acreditar: esse não é um gasto que a sua empresa vai ter, mas um investimento em sua própria imagem e marca.

O papel do conteúdo na consistência da cultura organizacional

Um dos principais pontos para fortalecer a cultura organizacional de uma empresa é a consistência. Em todos os sentidos! Aquilo que o empreendimento prega deve ser vivido na prática. Os valores que estão descritos no site devem ser aplicados. A linguagem que aparece na comunicação com o público também deve se fazer presente internamente.

E esse é mais um dos aspectos nos quais a produção de conteúdo pode ajudar. Se esse trabalho for executado com inteligência, os materiais destinados ao público interno e externo vão ser planejados e elaborados com os mesmos critérios, unificando a linguagem e a abordagem. 

A produção de conteúdo vai ter o cuidado de explorar os temas de acordo com as características que compõem a cultura organizacional.

Ou seja, é uma forma de assegurar que o discurso da sua empresa vai estar alinhado com as suas práticas. Isso é fundamental para evitar possíveis crises de imagem que, muitas vezes, têm impactos irreversíveis para as marcas.

Abordagem inteligente de temas atuais

Quando a empresa investe em uma equipe de marketing de conteúdo, ela está preparada para abordar assuntos do momento, sobre os quais precisa se posicionar, sem ter tanto tempo para se programar. 

Isso porque os profissionais que planejam e produzem os conteúdos vão conhecer a cultura organizacional e, com base nisso, sabem como devem tratar determinados temas. Por exemplo: no caso da epidemia de Coronavírus, que impactou o mundo todo, empresas do segmento de saúde e até de outras áreas perceberam a necessidade de falar sobre o assunto.

Nesses momentos, é preciso entender de que maneira esse tipo de temática deve ser abordado de acordo com a cultura de cada empresa. Mesmo conteúdos mais emergenciais, que precisam desse dinamismo, necessitam ter esse cuidado. Por exemplo: um médico pode optar pela linha de orientar as pessoas sobre a prevenção e a identificação de possíveis sintomas. Uma consultoria empresarial pode orientar sobre como garantir uma boa produtividade da equipe trabalhando em home office.

E isso vale para qualquer situação imprevista que cause impacto a nível mundial, nacional ou local, onde a sua empresa está inserida. É essencial essa capacidade de demonstrar que, mais do que manter o foco nas suas atividades, o negócio também está prestando atenção no seu entorno. 

Se a sua empresa já investe na produção de conteúdo, vai conseguir passar tranquilamente por esses momentos, tendo uma equipe a postos para produzir um material exclusivo e assim demonstrar para o seu público que está antenada ao que acontece no mundo.

E é ainda melhor se essa equipe for composta por profissionais especializados, que já entregaram resultados consistentes para centenas de empresas por todo o Brasil, como a RedaWeb. Somos referência em marketing do conteúdo e sabemos como usar essa ferramenta para fortalecer ainda mais a cultura organizacional do seu empreendimento. Entre em contato conosco para saber mais!