Entenda como funciona a relação entre o SEO e a assessoria de imprensa

O trabalho de um assessor de imprensa nunca foi fácil. Ainda mais agora em tempos de informação e plataformas digitais, em que é preciso ser criativo e original e saber exatamente como atrair o público certo na hora certa. Um trabalho para poucos, e nessas circunstâncias o assessor necessita ser também repórter, redator, designer e marqueteiro de conteúdo na rede!

Mas como assim? O que faz um assessor de imprensa, afinal?

O assessor de imprensa é o profissional que pensa em estratégias que possam aproximar o cliente dos principais veículos de comunicação. Se o conteúdo por ele preparado sobre o cliente não for interessante ao público de uma determinada emissora, o cliente não será chamado para uma entrevista ou mesmo citado em uma reportagem.  

Percebe a responsabilidade? Tudo isso porque esse profissional faz o “meio de campo”, preparando todas as informações pertinentes ao cliente e as transformando em pautas para os programas de TV, rádio, jornais e internet. E não é só isso: ele prepara os conteúdos para abastecer os sites e as redes sociais do próprio cliente também. 

Quando se pensa, contudo, em comunicação, a internet é um mercado gigantesco. Sozinha, engloba rádios, TVs, jornais e públicos ainda mais variados e de múltiplas localidades. Na rede, as distrações são ainda maiores e, se um programa no YouTube começar a cansar, existem milhões de outros à disposição ? uma variedade dentro do mesmo escopo e que nenhuma TV a cabo oferece, muito menos a TV aberta.


E como tornar os conteúdos mais atraentes para a internet?

A começar, o tempo na internet, embora não seja limitado como na TV ou no rádio, não pode ser demasiadamente estendido ou, do contrário, o público parte para outros meios bem mais interessantes. 

Depois vem a questão do que realmente chama a atenção do público na rede. Como saber disso? Bem, a internet engloba alguns mecanismos que, se bem aplicados pelo assessor de imprensa, podem impulsionar muito um conteúdo na rede. E um desses recursos é o SEO!


O que é SEO?

Sempre que fazemos uma pesquisa em sites de busca como Google ou Yahoo!, é comum encontrarmos, logo na primeira página, os links principais referentes àquilo que procuramos. Geralmente, clicamos logo nos primeiros links.

Contudo, como é que da pesquisa comum no buscador fomos parar naquele determinado site? Será que o nosso caminho foi previamente planejado por alguém? A resposta é “sim”. E tudo graças a uma estratégia de SEO aplicada à informação que acabamos de acessar.

SEO significa search engine optimization e quer dizer “otimização dos mecanismos de busca”. 

Trata-se de uma série de técnicas e estudos para a otimização de páginas da internet, tais como sites e blogs. Esse conjunto de técnicas e conhecimentos, aplicados juntamente com o design responsivo, faz com que a informação que queremos destacar na rede atinja as primeiras colocações nos buscadores sempre que alguém pesquisar uma palavra ou termo relacionado a ela.


E como se deve aplicar o SEO na assessoria de imprensa?

Embora seja bastante comum que o assessor de imprensa prepare um “press release” sobre os clientes para encaminhar um material para inúmeros veículos, essa não é a prática mais favorável quando se trata de alavancar a influência desse cliente na internet. O passo a passo para tal é o seguinte:


Conteúdo original

É aí que entra a criatividade do assessor de imprensa. É preciso criar conteúdos originais e essa é uma importante estratégia de SEO. Quanto mais inédito for o conteúdo, melhor colocação ele terá nas buscas do Google. O buscador dá preferência automática a conteúdos novos, em detrimento de outros já publicados ou “semelhantes” em qualquer coisa. 

Por essas e outras, é importante que o assessor de imprensa sempre produza, para os grandes portais e blogs, textos, releases e pautas com enfoques diferentes, não importa o quanto o tema já seja batido.


Uso de palavras-chaves

É por meio dessas palavras-chave que o público encontrará o material do cliente na internet. Para saber qual ou quais palavras-chave utilizar, por exemplo, em um release ou matéria para o site da empresa, deve-se considerar os termos mais buscados em seu nicho de mercado e pensá-los conforme os interesses do público-alvo na rede.

Depois, é preciso inserir esses termos e palavras-chave no título e no corpo da matéria, se possível em pelo menos dois subtítulos do texto. O cuidado deve ser constante, para que o texto não fique muito carregado e, portanto, “engessado” para ler. 

Existem ferramentas que podem ajudar a pesquisar esses termos e palavras-chave, tais como Google Keyword Planner, SemRush e Keywordtool.


Link building

Quando se utiliza SEO em assessoria de imprensa, esse é um dos processos mais importantes. Se a intenção for aumentar o tráfego no site de um cliente por meio de uma matéria publicada em um site de grande visibilidade, é importante linkar os conteúdos do site como referência na matéria. São os chamados links relevantes, e essa relevância faz com que o Google alavanque o site do cliente na rede.

É a chamada “linkagem externa”. A linkagem interna é quando, dentro do site do cliente, uma matéria faz referência e menção a outros conteúdos do mesmo site.

A partir dessas práticas, você conseguirá implementar o SEO em seu trabalho de assessoria de imprensa. 

Contudo, vale a pena ressaltar que todo material publicado na internet se torna “defasado” muito rapidamente e a cada dia surgem novas tendências para ganhar destaque. Por isso, você deve sempre acompanhar e adaptar o seu trabalho a essas técnicas e recursos. Nunca pare de produzir e de inovar.  

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