Entenda como funciona e a importância de utilizar o SEO

SEO é um termo que vem sendo comentado cada vez mais nos blogs brasileiros de marketing, mas que, há tempo, já está muito evoluído no exterior. Aos poucos essa cultura está entrando nas empresas nacionais e mostrando os seus resultados na conquista de mercado e aquisição de novos clientes. Mas afinal, o que é SEO e porque é ele importante para seu negócio?

A sigla vem de Search Engine Optimization, que em tradução livre significa “Otimização de Ferramentas de Buscas”. A sua função no ambiente virtual é atrair os visitantes através de um bom posicionamento nos rankings orgânicos das ferramentas de pesquisa da internet, como o Bing e o Google, sendo o segundo, o principal foco, por representar um volume maior de utilização pelos usuários.

Entenda que SEO não é uma técnica ou tipo de se fazer marketing digital, mas um conjunto de estratégias que irão impulsionar a sua campanha ao ser aplicado junto com outros procedimentos, sendo o marketing de conteúdo o seu principal parceiro.

A grande motivação de investir tempo para implementá-lo é subir nas posições dos rankings de busca. Para você sequer entrar nessa lista, é necessário que a sua página seja indexada pelos buscadores, e isso só ocorre quando você apresenta um conteúdo relevante, coeso e coerente. A otimização desses resultados é possível quando você começa a polir o seu conteúdo, e o deixa reluzindo para as ferramentas de pesquisa te encontrarem com facilidade.


Autoridade do domínio

Trata-se de uma métrica importantíssima para o bom posicionamento nos resultados orgânicos, e é basicamente para ela que reside a importância de utilizar o SEO. A autoridade é construída passo a passo de acordo com diversos fatores, como conteúdos relevantes no domínio, palavras-chaves utilizadas e estrutura de links.


Conteúdo relevante

Esse é um dos principais fatores que levam o Google a considerar o seu site importante. Os usuários estão te procurando porque estão interessados no que você tem a dizer, então o seu conteúdo é relevante e merece estar entre os principais resultados.

Um conteúdo de alta qualidade é aquele que responde as perguntas dos usuários, e promove uma solução para algum problema. Essa avaliação é feita por diversos critérios, como o tamanho do texto, coesão entre as palavras utilizadas e densidade de termos.


Palavras-chave

Essa é uma parte fundamental da criação de um conteúdo de alta qualidade para a web. As palavras-chave são os termos que o usuário busca e que estão relacionados ao problema que o motiva a procurar por soluções.

As ferramentas de busca priorizam páginas que inserem esses termos de maneira natural. Não adianta colocar as palavras com maior volume de buscas se elas não se encaixam perfeitamente no conteúdo desenvolvido. Distribuí-las de maneira aleatória é interpretado como uma tentativa de forçar a entrada no ranking, e as ferramentas penalizam as páginas que usam esse artifício.


Link Building

Os links estão na base do SEO desde os primórdios do marketing digital. Quando a sua página é mencionada em outro domínio através de um hyperlink, é como se parte da autoridade do domínio fosse transferida para você, pois um site consolidado na rede está dizendo: “Olha, esse site é confiável e tem boas informações. Visite”.

A estrutura interna de links também é essencial para uma boa estratégia SEO, mostrando aos buscadores que o site possui uma estrutura coerente, em que as ligações são feitas de maneira natural.


Importância de utilizar uma boa estratégia SEO

Como dito anteriormente, o Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para aumentar a autoridade do domínio, e, por consequência, ranquear melhor nas buscas.

Uma boa estratégia SEO é aquela elaborada após muita pesquisa e análise, aquela que realmente se adapta à realidade do mercado que está prestando determinados serviços. Pense por um instante, as necessidades de um cliente de salão de beleza são as mesmas de alguém que procura um encanador? Não. Então a estratégia também não será a mesma.

Após uma busca intensiva por palavras-chaves relevantes, e muita análise do que os competidores estão fazendo, você terá uma base muito sólida para começar a desenvolver conteúdo que atenda às necessidades do público-alvo. 

Desenvolvendo um artigo, vídeo, imagem, infográfico, ou qualquer tipo de mídia pertinente ao que o usuário busca, você terá mais chances de converter um lead e engajar o indivíduo na sua campanha. Esse é o efeito sobre a sua audiência, mas há um motivo mais importante.

Como você espera que o público se identifique com a sua empresa se ele sequer encontra a sua página? Essa é a grande importância do SEO. Você pode criar o melhor conteúdo possível, mas de nada irá adiantar se os usuários não conseguem encontrá-lo.

O investimento de anúncios pagos, tanto no Adwords quanto em redes sociais, normalmente não apresenta resultados tão eficientes quanto os resultados orgânicos de busca.

Quando o usuário vê a sua página entre as melhores classificadas, rapidamente ele pensa: esse site tem algo relevante. Isso é o que você quer capturar: os clientes em potencial e, assim, levá-los até a sua página, onde outras estratégias de marketing irão trabalhar para convencê-lo a consumir o seu produto e não o da concorrência.

A importância de utilizar SEO reside no tráfego que é gerado para o seu site. Normalmente rejeitamos os anúncios pagos nas ferramentas de busca, e não nos importamos muito com páginas que são promovidas em redes sociais – isso não significa que essas estratégias não funcionam, apenas que não são tão eficientes quanto o SEO. Na verdade, mesmo uma campanha de anúncios pagos só funciona se contar com uma estratégia intrínseca de otimização.

Um tráfego maior significa que mais pessoas estão prestando atenção no que você tem a dizer, e essa é a sua grande oportunidade de conquistá-los e provar que a sua empresa é uma autoridade no assunto, e que, se ele sair, estará perdendo uma grande oportunidade de fechar negócio.

O SEO funciona para atrair o usuário para a sua página, mas a conversão de leads é delegada ao conteúdo disponível no site. Criar bons artigos, bem escritos, com qualidade e que resolvam problemas não é uma tarefa simples, mas hoje você conta com inúmeros serviços de criação de conteúdo. 


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