Entenda como funciona o marketing de busca

O marketing digital é uma das ferramentas mais importantes para qualquer empresa atualmente. É por meio do reconhecimento de sua marca e maiores oportunidades de gerar leads para seu site e vendas que seus lucros aumentam e tem-se o impacto direto sobre seus resultados.

Porém, para chegar a esses resultados positivos, é preciso primeiramente saber o que é o marketing digital, que vai muito mais além da divulgação de sua empresa em uma página da internet para que se torne conhecido. É preciso todo um trabalho de compreensão do público, definição de estratégias, acompanhamento de resultados por meio de métricas, entre outros pontos que fazem do marketing digital um diferencial para o sucesso.

Além disso, é preciso saber ainda que o marketing digital pode ser aplicado de diferentes maneiras, se subdividindo para que haja a possibilidade de um serviço muito mais voltado para o público-alvo de cada empresa. Assim, saber a definição e como funciona cada uma dessas estratégias pode fazer a diferença para o sucesso ou o fracasso de uma campanha de marketing digital.

Um dos melhores exemplos disso é o marketing de busca, um dos mais importantes dentro do marketing digital e que pode contribuir de maneira muito positiva para os resultados de sua página, com uma boa geração de leads e, consequentemente, um aumento de clientes para sua empresa. No entanto, muitas empresas ainda não utilizam o marketing de busca, e assim, seus resultados podem ser comprometidos.


O funcionamento do marketing de busca e suas alternativas de utilização

O marketing de busca funciona, na prática, como uma estratégia de divulgação do seu site, blog ou página da internet nos sites de busca em que os usuários realizam suas pesquisas a respeito de qualquer tema. Os principais buscadores da internet são: o Google, Yahoo e Bing, sendo o Google a principal opção dos internautas, com aproximadamente 95% das pesquisas feitas na internet.

Esses números de pesquisas feitas na internet são muito altos, o que torna a divulgação da sua página nesses sites essenciais para o sucesso, pois é um local que, além de expor sua marca, ainda permite o contato direto com o seu público-alvo por meio de um único clique.

Dessa forma, possuir a sua página exposta na primeira página dos resultados de busca, especialmente no Google, onde está a grande maioria do público, é um diferencial que pode levar o seu site a multiplicar rapidamente o seu número de visualizações, com mais leads gerados graças ao marketing de busca.

Para conseguir levar sua página até o topo dos resultados de pesquisa, existem duas maneiras distintas: a busca orgânica e os links patrocinados. Confira, a seguir, quais são as diferenças entre essas duas estratégias de marketing de busca e as melhores maneiras de colocá-las em prática para elevar seus resultados:


Busca orgânica

A busca orgânica é vista como a principal maneira de conseguir uma boa divulgação com o marketing de busca sem a necessidade de um investimento muito mais alto para isto. Essa definição se deve muito ao fato de que a busca orgânica indica os resultados mais relevantes para os usuários, de acordo com a pesquisa realizada e a identificação do algoritmo de busca. Assim, conteúdos com mais qualidade tendem a aparecer em uma posição de maior destaque nos resultados de pesquisa, com maiores chances de atrair cliques dos visitantes.

Para obter esse resultado, com a exibição de destaque na primeira página de resultados, é preciso realizar um trabalho de muita dedicação para que o seu conteúdo se sobressaia em relação aos demais. Além disso, o uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) também contribui para levar o conteúdo a obter maior atenção dos buscadores.

De maneira geral, a busca orgânica é uma estratégia de marketing de busca que deve ser empregada para obter resultados em médio e longo prazo, pois esse destaque nos resultados de busca acontecem de forma lenta e gradual. Porém, embora seja uma estratégia que demore a apresentar resultados, os sites que obtêm destaque nos buscadores por meio da busca orgânica passam a contar com uma maior credibilidade entre o público, com uma imagem muito mais positiva e atraente.


Links patrocinados

Os links patrocinados são a possibilidade alternativa de estratégia para o marketing de busca, sem a necessidade do mesmo trabalho feito para obter o destaque na busca orgânica.

Nessa forma de estratégia, o seu site pode obter o destaque nas primeiras páginas dos resultados de busca por meio do pagamento de uma taxa determinada. Isso leva seu site para posições que possuem bastante chance de receber cliques, pois são as primeiras a serem visualizadas pelo público, mas tudo isso com a necessidade de pagamento para o buscador, o que aumenta assim o seu custo de marketing digital.

O uso dos links patrocinados é mais recomendado para aquelas empresas que esperam resultados mais rápidos ou mesmo imediatos do seu marketing digital, ou seja, aquelas que não possuem o tempo necessário para colocar em prática a estratégia de busca orgânica e esperar seus resultados.

Porém, é sempre importante ressaltar que o uso de links patrocinados para divulgar seu site não interfere em nada na necessidade de se dedicar ao máximo na produção de conteúdo com boa qualidade, pois embora a maior exibição da sua página atraia visitantes, é a qualidade do conteúdo que irá manter sua atenção e gerar leads para sua empresa.

Da mesma forma, as técnicas de SEO também devem ser utilizadas, pois irão aumentar a exposição orgânica do seu site em longo prazo, com um aumento de sua imagem positiva e maior credibilidade perante o seu público-alvo.

Com essas informações, defina qual a estratégia que melhor se encaixa na necessidade da sua empresa e coloque o marketing de busca em prática agora mesmo para aumentar a exposição das suas páginas e conseguir atrair o maior número de visitantes possível, transformando-os em leads e, posteriormente, em clientes de sua empresa.

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