Blog Entenda como funciona o marketing sazonal

Entenda como funciona o marketing sazonal

Entenda como funciona o marketing sazonal

Para que a sua empresa sobreviva no mercado competitivo é preciso vender. O processo de vendas do seu negócio, se feito com base em um planejamento estratégico eficaz, pode ser muito benéfico para alavancar de vez os lucros da sua empresa. Pensando nisso, você sabe como funciona o marketing sazonal?

Manter as vendas do seu negócio em crescimento constante é um grande desafio. Se a corporação não investe nessa gestão e preparo prévio, a tendência é que prejuízos e dores de cabeça apareçam no futuro.

Por isso que o marketing sazonal é uma excelente estratégia para atrair mais clientes, a alma do seu negócio. A sazonalidade é um fator que faz muita diferença por causa da crescente demanda de serviços e produtos, dependendo de determinada época do ano.

Utilizar essas datas comemorativas para aumentar as vendas é uma das estratégias mais adotadas no setor de marketing. Com as variações e incertezas do mercado, manter um planejamento dedicado ao marketing sazonal é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no orçamento do final do mês.

A partir do momento que a empresa estabelece estratégias sazonais eficazes, é possível aumentar as vendas e garantir novos públicos. Afinal, são as vendas e os clientes que sustentam qualquer organização. 

Entender como funciona o marketing sazonal é o primeiro passo para utilizar determinadas estratégias na potencialização das vendas do seu negócio. A sazonalidade pode fazer com que a sua empresa alcance metas e otimize a logística no geral.

Em vista disso, como utilizar as datas comemorativas para incrementar suas vendas? Uma campanha de marketing sazonal inovadora é a chave para o sucesso.

O que é marketing sazonal?

Antes de definir o que é marketing sazonal, é preciso compreender o termo. A palavra “sazonal” refere-se a alguma coisa que é temporária, ou seja, algo que tem determinado prazo ou período para acontecer. Dizer que um acontecimento é sazonal significa que ele ocorre em uma época específica.

No marketing, a sazonalidade representa exatamente o aumento de demandas de serviços ou produtos de acordo com a época do ano. Independentemente do tipo de produção da empresa (alimentos, roupas, materiais, entre outros), o marketing sazonal age como uma estratégia dedicada para essas festas ou eventos que acontecem em certos momentos do ano.

Essa variação nas vendas ocorre de tal maneira que o marketing sazonal auxilia no planejamento das estratégias corretas para aquela época específica. E é por isso que essa gestão é adaptável, dependendo do evento sazonal. 

As estratégias utilizadas para incrementar as vendas no Natal, por exemplo, não são as mesmas para as do Dia das Mães. O conceito geral pode ser semelhante, mas o planejamento precisa ser pensado de acordo com as características de cada momento.

Como funciona o marketing sazonal na prática?

Como dito anteriormente, a variação nas vendas de acordo com determinada época do ano é uma realidade constante. Isso acontece porque a venda de certos produtos e serviços é favorecida durante essa sazonalidade.

A equipe que está preparada para identificar a sazonalidade nas vendas é aquela que sabe exatamente quais estratégias serão mais eficazes naquele momento. Aproveitar essas oportunidades é fundamental para incrementar os lucros de qualquer empresa, evitando assim eventuais prejuízos no futuro.

No verão, por exemplo, uma empresa de roupas tem tendência a focar na oferta de vestimentas adequadas para a estação. Isso é fundamental no momento de adquirir as mercadorias que acompanhem a intensidade de vendas do mercado naquele período.

O calendário deve ser um grande aliado das empresas para incluir em seus planejamentos estratégicos as campanhas específicas de sazonalidade. Assim, fica mais fácil manter uma organização eficiente e que caminhe juntamente com o aumento das vendas do negócio.

A importância do marketing sazonal

Quando a empresa sabe explorar as oportunidades do mercado, segundo a sua sazonalidade, os resultados são extremamente vantajosos para as vendas. Além disso, os processos produtivos da corporação também são influenciados.

Planejar campanhas, anúncios e promoções sazonais é muito importante para diversificar a oferta de serviços e produtos. Pensar em lançamentos exclusivos ou limitados para aprimorar as campanhas sazonais também é uma maneira bastante eficaz de conquistar novos clientes e instigar o público que já é consumidor fiel da sua marca.

Só assim é possível prever exatamente como o mercado vai se comportar ao longo do ano, transformando-se em uma excelente oportunidade para que a empresa consiga lucrar e não ficar no vermelho no final do mês.

Como elaborar uma estratégia de marketing sazonal eficaz?

Agora que você já entendeu o que é o marketing sazonal, como ele funciona e qual a sua importância para alavancar as vendas da sua empresa, chegou o momento de descobrir como elaborar uma estratégia que seja, de fato, eficiente.

Primeiramente, é preciso frisar a importância de um planejamento prévio. Organizar estratégias com antecedência é fundamental para que a sua empresa se destaque da concorrência que também estará focada no mesmo assunto.

Escolher quais serão os períodos em que as estratégias serão aplicadas é essencial para que a empresa consiga dar um enfoque maior para a preferência do público-alvo. Se a sua empresa quer vender muito no Natal, não adianta nada resolver tudo em cima da hora.

Portanto, analise o calendário e defina quais serão as datas comemorativas que a empresa deseja explorar nas estratégias de marketing sazonal. Uma dica é ir além do óbvio, escolhendo datas que façam sentido para o setor da sua empresa.

Claro que usar datas como Natal, Dia das Mães, Páscoa ou Black Friday para incrementar suas vendas é importante e não deve ser ignorado. No entanto, vale prestar atenção também naquelas que não são tão exploradas como o dia do consumidor, por exemplo.

Essa seleção prévia vai auxiliar a equipe de vendas no processo de criação das estratégias. Logo, desperdícios e prejuízos maiores são evitados.

Outra recomendação indispensável é escolher a mensagem de cada campanha. Atualmente, as pessoas buscam por experiências completas, então é preciso pensar fora da caixa e oferecer aos clientes uma jornada de compra única e personalizada.

A mensagem precisa transmitir todos os valores da empresa para que o cliente sinta segurança em concluir a compra. Investir em uma boa comunicação é imprescindível.

Vale ressaltar que não existe uma receita mágica que vai fazer com que a sua empresa alcance bons resultados durante períodos sazonais. Somente com muita disciplina, organização e otimização da produção que é possível traçar um plano de ação eficiente e condizente com a demanda do seu negócio.

Então, entendeu como funciona o marketing sazonal e sua importância? Acesse o site da RedaWeb para conhecer nossos serviços ou ligue para 0800 750 5564 caso queira assinar um plano de produção de conteúdo

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
entenda-o-que-e-marketing-de-emboscada-e-os-principais-exemplos account-based-marketing-abm-o-que-e videos-nativos-conheca-essa-maneira-de-produzir-conteudo-em-todas-as-suas-plataformas
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564