Blog Entenda como funciona o press release em SEO

Entenda como funciona o press release em SEO

Entenda como funciona o press release em SEO

Atualmente, para se destacar no mercado, seja qual for a sua área de atuação, é necessário investir em marketing digital. Isso acontece porque na nova era da internet, todos estão conectados, e precisam ver seus mercados de interesse também conectados na rede.

É preciso criar uma visibilidade dentro da internet. Parece algo quase impossível, quando todos os dias uma montanha de conteúdo é adicionada à web, mas é nesse ponto que entram as estratégias de Marketing Digital.

O marketing sempre existiu como uma forma de atrair clientes e na era anterior à internet, quando era algo manual, era preciso chamar atenção para o produto, sem saber se o público-alvo daquela campanha estava sendo atingido de maneira eficiente. Agora digital, é fácil ler e analisar os dados de cada campanha, para procurar os melhores resultados.

Para se destacar nesse mar de informações, uma das estratégias mais importantes é o SEO, Seach Engine Optimization, ou, otimização de mecanismos de busca, em tradução livre. Fazendo uso pontual da ferramenta do SEO, é fácil conseguir e ainda manter um bom ranqueamento final em buscas de mecanismos de pesquisa, com o Google.


O que é SEO 

O grande objetivo do SEO é colocar o seu site como uma das primeiras páginas de resultado em uma determinada pesquisa de um dos motores de busca, como o Google. O Google utiliza um algoritmo para ler as palavras-chave buscadas e ler todos os sites, buscando os que se mostram mais relevantes para responder aquela dúvida específica.

O SEO se mostra de grande importância devido ao número de buscas diárias feitas no Google. Quase todas as navegações pela internet começam com uma pesquisa rápida. E também é extremamente necessário aparecer ainda nas primeiras posições de ranqueamento, uma vez que o acesso à página 2 do Google tende a ser raridade.

O primeiro passo para fazer uma estratégia SEO de qualidade é em referência ao conteúdo que está apresentado no seu site. É preciso se destacar e transformar o seu site em uma referência sobre a sua área de atuação, usar as palavras-chave que podem ser mais acessadas e procuradas pelo seu público-alvo. Além de se colocar como autoridade sobre aquele assunto, você também ganha destaque no Google, que vai analisar o seu conteúdo, seus acessos recentes e comentários positivos. Tudo isso gera um melhor resultado nas buscas.

Dentro da página ainda é preciso aplicar outras estratégias mais diretas, como por exemplo, diretamente no código HTML do seu site; usar links interligados nas páginas de conteúdo; tentar diminuir o tempo máximo de carregamento da página, para deixar o acesso ao público ainda mais fácil.

Outra dica é personalizar a URL dentro do site. Quando se cria uma nova página em um site, provavelmente o servidor oferece uma URL com uma combinação de números e letras. Porém, utilizando essa URL fica mais difícil se destacar para o Google. Usar as palavras-chave mais relevantes dentro de cada URL ajuda a fazer aquela página aparecer como um dos primeiros resultados da pesquisa. 

Mas, para que o SEO se torne uma ferramenta efetiva no seu site, é necessário que o seu conteúdo se apresente de maneira relevante e responda as questões principais do seu público-alvo.


O Press Release no SEO 

O Press Release é um termo jornalístico, que significa boletim de imprensa, usado geralmente por agências de assessoria como forma de divulgar uma notícia ou acontecimento que tenha como foco um ou mais clientes. Em marketing, o Press Release é um conteúdo a ser espalhado por outros blogs e sites que possam ter como foco o mesmo assunto da sua empresa.

Ter um conteúdo e um link direcionado para o seu site ajuda a melhorar diretamente o ranqueamento na busca do Google. Ou seja, o Press Release em marketing é uma ferramenta diretamente ligada ao SEO. Mas é um pouco mais complicado do que repassar um mesmo texto para diversas páginas e aguardar a publicação. É necessário seguir algumas dicas para que o Press Release se mostre efetivo.

Por exemplo, não é efetivo criar um conteúdo e disparar o texto para outros sites. O Google tem a sua própria ferramenta para verificar essa cópia de conteúdo idêntico e considera isso como um conteúdo de baixa qualidade – por se apresentar em diferentes sites com um mesmo texto. Existe também uma técnica, conhecida como Revisão Panda, na qual sites que não apresentam conteúdo de qualidade podem sofrer uma espécie de punição, aplicada diretamente na sua posição de ranqueamento da página.

A grande chave para uma estratégia de busca orgânica é a relevância de conteúdo. Ao criar um Press Release isso deve ficar ainda mais em evidência. Afinal de contas, todos os mecanismos de busca estão atrás de um conteúdo novo e que seja relevante para as pesquisas de seus usuários. Ou seja, se o algoritmo encontrar o mesmo conteúdo multiplicado em diferentes sites, vai considerar aquele conteúdo de baixa qualidade e ignorar as respectivas páginas.

Conteúdos exclusivos para cada publicação garantem uma visibilidade dos buscadores. Ou seja, é interessante, antes de lançar um Press Release, criar quatro a cinco versões, para serem mandadas para diferentes sites. Elas devem conter o mesmo conteúdo, mas abordado de maneira diferente. Se apenas acontecer a inversão de parágrafos ou troca de frases, o Google ainda pode identificar como conteúdo de baixa qualidade.

E no caso do recebimento de um Press Release, é preciso garantir essa exclusividade, para que o Google não marque aquele conteúdo como replicado de outros sites e ignore o seu site na hora da busca.

Usando essas dicas fica fácil garantir que o Google não irá marcar o seu conteúdo como de baixa qualidade. Assim não tem como você sofrer nenhum tipo de penalização no ranqueamento final das pesquisas.

Outra dica para garantir um bom Press Release segue as básicas de um conteúdo de qualidade. Preste atenção no título, que seja curto e mostre o tema logo de cara. Chame atenção do leitor logo nas primeiras frases do texto e também busque uma linguagem que tenha valor para quem vai ler o conteúdo, faça um breve histórico – que seja relevante. Não fuja do foco do Press Release e não enrole para chegar ao ponto. É preciso ser claro e conciso, para ser interessante na hora de publicar. Lembre-se de que o algoritmo do Google sabe identificar um conteúdo de qualidade.

No marketing digital, o conteúdo apresentado no seu site deve ser relevante para o seu público e ainda demonstrar todo o conhecimento da sua empresa sobre o assunto. Com a RedaWeb você garante esse conteúdo exclusivo e de qualidade, conheça todos os nossos planos para criação de conteúdo. Ligue agora mesmo 0800 750 5564 ou acesse nosso site www.redaweb.com.br

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