Blog Entenda como funciona o search engine marketing

Entenda como funciona o search engine marketing

mulher fazendo buscas no tablet

Entre as muitas estratégias que podem ajudar uma empresa a conseguir melhorar os seus resultados, uma das que merece maior destaque é o search engine marketing, que pode proporcionar muitas vantagens em suas ações de marketing. No entanto, essa é uma estratégia que ainda precisa ser mais bem difundida, para que mais profissionais a conheçam e passem a implementar essa ferramenta em seu trabalho.


O primeiro ponto para isso é saber o que é o search engine marketing, ou o marketing para mecanismos de busca, em tradução livre. Pelo próprio nome, já é possível identificar que o search engine marketing é uma estratégia voltada para os sites de busca, como o Google, por exemplo, para que sua página tenha maiores chances de um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.


Este melhor posicionamento nos resultados de pesquisa, em virtude do search engine marketing, possibilita que sua página tenha mais visitantes, o que gera um maior reconhecimento de sua marca, maiores chances de venda e, consequentemente, mais lucro para a empresa. Porém, a melhora neste posicionamento não acontece de maneira milagrosa, pois é preciso que se tenha um bom trabalho de search engine marketing, que possa resultar neste maior destaque para a sua página nos sites de busca.


A aplicação do search engine marketing


Agora que você já pode compreender melhor o que é o search engine marketing, e qual o seu objetivo, é possível entender melhor como esta técnica deve ser colocada em prática. Para isso, há uma divisão, uma vez que existem dois meios de fazer com que sua empresa tenha um bom search engine marketing e consiga, assim, maior destaque nas buscas na internet.


Se você já realizou uma busca por qualquer tema em sites deste tipo, certamente terá uma maior facilidade em compreender melhor o funcionamento do search engine marketing. Em qualquer busca, existem dois tipos de resultados, que são os anúncios e os resultados orgânicos, e são estes dois tios de resultados que exemplificam as duas vertentes do search engine marketing.


De maneira simples, o search engine marketing pode ser dividido em SEO e em links patrocinados. Qualquer um destes dois tipos de estratégias tem como objetivo levar a sua página o mais próximo possível do topo na página de resultados de pesquisas.


Assim, confira a seguir, de forma mais detalhadas, como é possível implementar cada uma destas duas opções de search engine marketing, e quais os benefícios de cada uma delas para a sua empresa:


- SEO


O SEO, ou Search Engine Optimization, que pode ser definido como otimização para os mecanismos de busca, é uma estratégia na qual você busca o crescimento orgânico de sua página. Ou seja, sem nenhum investimento financeiro, você busca fazer com que o seu conteúdo atraia a atenção do algoritmo de sites de busca e ganhe destaque em seus resultados.


Para isso, de maneira geral, é feito o uso de palavras-chave específicas de acordo com o seu tema e segmento de sua empresa, bem como a otimização do conteúdo, que deve passar a ser mais relevante para o público. Assim, com um conteúdo otimizado e o uso adequado das palavras-chave corretas, a chance de que você tenha um bom posicionamento nos sites de busca é muito maior.


Entretanto, este crescimento orgânico e a valorização de sua relevância para o algoritmo dos sites de busca é algo que ocorre de forma gradual. Ou seja, o melhor posicionamento de sua página nestes sites pode levar algum tempo, de forma que os resultados sejam percebidos apenas após um período maior de seu trabalho.


Isso também faz com que o trabalho de SEO em seus conteúdos deva ser constante, para que seu site não perca relevância perante o algoritmo dos sites de busca. Assim, esta pode ser definida como uma estratégia em longo prazo e permanente para a sua empresa, na qual o marketing deve contar sempre com conteúdos de muita qualidade e relevância para seu público.


Esta qualidade de seu material fará com que mais pessoas tenham interesse em visitar a sua página, o que também contribui para um aumento mais rápido de seu site nas páginas de pesquisa. Quanto maior for o seu número de visitantes, mais o algoritmo compreenderá que seu conteúdo é relevante e que deve ser indicado para outras pessoas.


Em resumo, o uso de técnicas de SEO em seu search engine marketing é bastante trabalhoso, mas pode gerar resultados muito positivos, de modo que é uma estratégia que deve fazer parte do marketing de qualquer empresa que deseje se estabelecer como uma referência em seu segmento.


- Links patrocinados


A alternativa ao uso de SEO no search engine marketing é por meio da utilização de links patrocinados em sites de busca. Ou seja, ao invés de esperar pelo crescimento orgânico de seu site, você pode pagar para que a sua página seja exibida com destaque, no topo da tela de resultados de pesquisas relacionadas ao seu segmento.


Neste caso, obviamente, é preciso que se faça um investimento para a exibição de seu link, de forma que, quanto mais tempo de destaque for desejado, maior o valor a ser pago. Embora exista este custo, o destaque instantâneo de sua página pode render muitos benefícios, de forma que não deve ser visto apenas como um gasto desnecessário.


Isso também faz com que o uso de links patrocinados em seu search engine marketing seja bastante indicado a empresas que precisam de resultados imediatos, as quais não podem aguardar por muito tempo até que haja um crescimento orgânico de seu site. Neste caso, a definição pelo uso de links patrocinados deve ser feita de acordo com a identificação de sua necessidade para um melhor uso do search engine marketing.


Porém, é preciso que se observe que o uso do link patrocinado não impede que também sejam utilizadas técnicas de SEO em seu conteúdo. Desta forma, o link patrocinado pode lhe ajudar a conseguir um melhor resultado imediato, mas o SEO poderá fazer com que haja, também, um crescimento orgânico na relevância de seu site, para que os benefícios sejam muito mais duradouros.


Agora que você sabe como funciona o search engine marketing e a forma como esta estratégia pode ser aplicada em sua empresa, avalie qual a urgência de seus resultados, e trabalhe de forma que consiga maior destaque nas páginas de busca na internet.


Para garantir que você possa contar com as melhores estratégias de SEO, bem como conteúdos de qualidade e que sejam relevantes a seu público, entre em contato com a Redaweb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os nossos planos de produção de conteúdos disponíveis!


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo saiba-quais-sao-as-vantagens-do-marketing-em-videos
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564